Alunos de Biomedicina da UESC promovem cadastro para doadores de medula óssea.

Com o intuito de formar um cadastro para doadores de medula óssea com a participação da comunidade regional, os alunos de Biomedicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, organizaram um “trote” acadêmico que prevê benefícios para a sociedade e para a comunidade acadêmica em geral. O trote está sendo organizado em conjunto com a reitoria, pró-reitorias, Diretório Central dos Estudantes e Centro Acadêmico.

O projeto consiste na tentativa de aumentar o número de doadores da medula óssea. A medula óssea é responsável pela formação das células que compõem o sangue e atualmente há uma grande incidência de leucemias (câncer de sangue), o qual pode ser tratado pelo transplante de medula. No processo de cadastro, são necessários os dados do voluntário e 5ml de sangue que são coletados para a realização do teste de compatibilidade. Estas amostras serão analisadas em Salvador e as informações irão ser postas em um banco de dados nacional no Rio de Janeiro. A doação só pode ser feita atualmente em Salvador, porém os estudantes de Biomedicina da UESC conseguiram trazer a Associação Brasileira de Leucemias e Linformas (ABRALE) e o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GAAC) de Salvador para oferecer esse serviço aqui na região durante essa semana.

O objetivo do projeto segundo os alunos é fazer da região um pólo de doadores. Com 500 doadores, a região irá assumir o 1º lugar em número de doadores do Estado. Os alunos lembram também que a doação só poderá ser feita durante essa semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *