Câmara Municipal de Ilhéus

Dia internacional da mulher será lembrado amanhã pela Câmara

A Câmara de Ilhéus estará realizando na tarde de amanhã (5), a partir das 16 horas, uma grande sessão especial para reverenciar o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no dia 8 de março. Na oportunidade, mais uma vez, serão homenageadas diversas personalidades do mundo feminino que vêm se destacando no cenário social ilheense nas suas respectivas áreas de atuação. O requerimento que deu origem à homenagem, realizada todos os anos pelo Poder Legislativo Municipal, é dos vereadores Maria de Lourdes Paixão, Prof. Carmelita Ângela e Alisson Mendonça.

Os propositores da sessão especial afirmam que o “8 de março” é um dia de comemorações, mas, também, de profunda reflexão. Na opinião deles, a data lembra que a sociedade precisa continuar lutando contra as injustiças e discriminações. Nesse contexto, alertam, é fundamental seguir debatendo e definindo o papel da mulher na sociedade contemporânea. “Afinal de contas, mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda são alvos de preconceitos, refletidos nos salários mais baixos, na jornada de trabalho excessiva e nas desigualdades verificadas durante a carreira profissional. O ‘8 de março’ simboliza, então, a nossa luta por dias melhores”, salientam.

O ‘8 de Março’ é uma data comemorativa relacionada aos feitos sociais, políticos e econômicos alcançados pela mulher. A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que acabou deflagrando vários protestos sobre as então péssimas condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em Nova Iorque no dia 8 de Março de 1857. Este episódio acabou se desdobrando em uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o famoso incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, só que no dia 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo a versão equivocada, as trabalhadoras teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento, porém, nunca aconteceu, mas a tragédia da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Outros eventos – Inúmeros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e o direito ao voto. A história registra que o primeiro Dia Internacional da Mulher só foi observado em 1909, nos Estados Unidos, após uma declaração do Partido Socialista da América. Já a primeira conferência sobre as mulheres aconteceu em 1910, na cidade de Copenhague, com o Dia Internacional sendo finalmente estabelecido. No ano seguinte, essa data foi celebrada por mais de um milhão de pessoas na Suíça, Áustria, Alemanha e Dinamarca. A Organização das Nações Unidas (ONU), entretanto, só passou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher em 1975.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *