Ilhéus recadastra cartão de usuários do SUS
Prefeitura vai construir praça e quadra no Hernani
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus realiza, nesta quinta-feira, o pagamento da bolsa-auxílio aos beneficiários do programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. A iniciativa, fruto de parceria do Município com o Governo Federal, contempla 175 adolescentes de 15 a 17 anos em Ilhéus.
De acordo com a Secretaria, a quitação corresponde a 11ª parcela de 2006, conforme agendamento do Ministério do Desenvolvimento Social. Para receber o repasse, as famílias deverão comparecer ao estádio Mário Pessoa, a partir das 8 horas da manhã. O atendimento será prestado até as 15 horas.
Além do complemento à renda de famílias carentes, o programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano oferece atividades socioeducativas aos adolescentes, sempre no turno oposto ao que eles freqüentam a escola. Em Ilhéus, são beneficiados jovens do Couto, Nossa Senhora das Vitórias, Barra, Malhado, Banco da Vitória, Princesa Isabel e Teotônio Vilela.
Bolsa Família
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho efetuou, nesta quarta-feira, a entrega de três mil cartões magnéticos a beneficiários do programa Bolsa Família. O atendimento aconteceu no ginásio de esportes Herval Soledade e contou com o apoio da Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro do programa.
A Prefeitura espera concluir a entrega de 10 mil cartões até o final de janeiro. Desse total, 6.632 referem-se a novos beneficiários e 3.368 vão para pessoas que já eram contempladas por programas como Bolsa Escola, Peti e Auxílio Gás.
Ilhéus recadastra cartão de usuários do SUS
Segundo a secretária da Saúde, Eliene Oliveira, os agentes comunitários farão o cadastramento nas residências.
Ilhéus iniciou o recadastramento de cartão dos usuários do Sistema Único de Saúde, o Cartão Nacional de Saúde. Agentes comunitários fazem o recadastramento durante visitas às residências, segundo a secretária municipal de Saúde, Eliene Oliveira. O último cadastramento foi feito há cerca de quatro anos. A meta da Prefeitura é intensificar o trabalho para que todo ilheense tenha o seu cartão magnético de acesso aos serviços públicos de Saúde, desde a rede básica à internação hospitalar.
A secretária disse que a população pode aguardar em casa a visita do agente comunitário. “Não há a necessidade de a pessoa se deslocar até a unidade de saúde para fazer o cadastramento”, observa. Para Eliene, o cartão magnético significa uma evolução para o SUS, pois ele tem validade nacional e o município que prestar o atendimento ao cidadão não sofrerá mais com a “evasão” da receita. Eliene acredita que o recadastramento seja concluído no prazo de seis meses.
Além de atualizar os dados do paciente, também poderão ser feitos novos cartões para usuários ainda não cadastrados. Os agentes solicitarão documento de identificação pessoal e comprovante de residência ou cartão cidadão. “Com a atualização dos dados sendo feita em domicílio, nós queremos garantir tranqüilidade aos usuários do SUS”, afirma a secretária de Saúde.
Cartão SUS
A partir da criação da rede de cartão SUS, o município e o Ministério da Saúde podem fazer um acompanhamento individualizado do histórico de atendimento do paciente. Isso quer dizer que será possível identificar todas as vezes que o usuário foi atendido na rede pública de saúde e também quais os serviços prestados ao paciente. A secretária Eliene Oliveira diz que, dentre os objetivos desta ação, destacam-se a construção de uma base de dados de histórico clínico e a identificação instantânea do paciente e a agilização do atendimento.
Outro ganho identificado pela secretária é o melhor acompanhamento, controle e avaliação do serviço prestado. Para o município, mais uma vantagem será a garantia de recebimento pelo atendimento oferecido. “Muitas vezes, o sistema municipal de saúde não é ressarcido de um serviço quando o paciente é oriundo de outra cidade e o cartão eliminará essa distorção”, acredita a secretária.
Prefeitura vai construi praça e quadra no Hernani
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, acatou sugestão da comunidade do Hernani Sá e vai assinar ordem de serviço para a urbanização de uma área verde no bairro, situado na zona sul da cidade. A proposta foi formulada por uma comissão de moradores, que se reuniu ontem com o prefeito para tratar do assunto.
A comissão destacou a lei municipal de número 2.892, de 26/12/2000, que dispõe sobre a construção de uma área de lazer no Hernani Sá. Apesar de ter sido sancionado há seis anos, o projeto jamais saiu do papel. “Agora, vamos atender essa reivindicação legítima da comunidade”, afirmou o prefeito durante o encontro com os moradores.
Para acatar a solicitação, o prefeito vetou projeto de lei que doava a área para a construção de um templo religioso. “Apesar de entendermos a importância dessa obra, não podemos deixar de considerar o peso maior de uma reivindicação do conjunto da comunidade”, considerou Valderico Reis.
Os moradores foram representados por Roberto Corsário e pela presidente do Conselho de Segurança da Zona Sul, Maria Eliene Ribeiro. Também fazem parte da comissão Abiel da Silva Santos, Alberto Nogueira da Silva, Alfredo Amorim Silveira e José Luís Assunção.