INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Projeto vai revitalizar a avenida 2 de Julho

Casa dos Conselhos realiza curso sobre direitos e cidadania

Comitê promove caminhada contra a dengue em Ilhéus

Ilhéus realiza seminário sobre segurança pública

Projeto vai revitalizar a avenida 2 de Julho

A avenida 2 de Julho está situada numa região que forma um dos mais belos cartões postais de Ilhéus, a Baía do Pontal. Aproveitar essa potencialidade e intensificar ainda mais a atividade turística nessa região da cidade são dois dos objetivos do projeto que será lançado na próxima quinta-feira (21), às 18h30min. A Prefeitura de Ilhéus quer revitalizar a 2 de Julho e torná-la um dos grandes ‘points’ da temporada 2006/07.
A região, formada por bares e restaurantes que comercializam diversos pratos típicos, ainda abriga um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da história de Ilhéus, o cabaré Bataclan, conhecido em todo mundo pela obra do escritor grapiúna Jorge Amado. O secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, diz que até bem pouco tempo a 2 de Julho estava esquecida, apesar de toda a beleza natural e a importância histórica da avenida.
Para o secretário, a bela visão da Baía do Pontal é um dos grandes apelos para quem visita a avenida, mas faltava uma ação pública para revitalizar uma das regiões mais importantes para o turismo do município. “Pela sua beleza e as opções em gastronomia e espaço para eventos, a 2 de Julho poderá vir a ser o novo grande ‘point’ deste verão”, assegura o secretário, destacando o apoio dos diversos segmentos ao projeto.
O secretário ressalta que os estabelecimentos comerciais localizados naquela região já estão recebendo apoio do município para atrair o consumidor. “Nossas ações vêm desde o início do ano com a criação de guias Ilhéus Acontece (cultural, lazer e entretenimento) e de Gastronomia”, assinala. A avenida, acredita Paulo Moreira, tem tudo para se tornar um dos grandes points do verão.
O projeto de revitalização da 2 de Julho cria novas opções para o turista e o nativo na noite ilheense. A assessora da Secretaria de Turismo, Mônika Schulter, lembra que a iniciativa também terá o reforço dos guias. A avenida também receberá melhorias com a revisão do sistema de iluminação e da via, além de reforço da segurança pública.

Casa dos Conselhos realiza curso sobre direitos e cidadania

Líderes comunitários, sindicais e representantes do movimento estudantil estarão entre os participantes do curso “Conscientização comunitária – globalizando a cidadania”, que a Casa dos Conselhos de Ilhéus realiza a partir de janeiro. A aula inaugural está marcada para o dia 5, no plenário da Câmara de Vereadores.
O curso é voltado para todas as pessoas que atuam na mobilização comunitária, principalmente em entidades representativas de setores da sociedade civil organizada. Entre os temas que serão abordados, são destaque os direitos relativos à mulher, ao idoso e garantias reservadas às crianças e adolescentes, bem como a todas as pessoas em suas relações de consumo.
A importância de “remédios” constitucionais como o mandado de segurança e a ação popular também serão destacados no curso, que terá um público formado por 100 pessoas. De acordo com o diretor da Casa dos Conselhos, Celso Silva, todas as vagas já foram preenchidas, “tamanho o interesse que os temas despertam”.
Para ministrar as aulas, estão sendo convidadas, principalmente, profissionais que atuam na área do direito e na política, além de professores. Celso Silva explica que o intuito é “favorecer a atuação de todas as pessoas que lidam com a coletividade”. Ele salienta que o curso é gratuito e funcionará em um sistema itinerante, com aulas em locais como a Fundação Cultural de Ilhéus e o auditório da Justiça Federal.

Comitê promove caminhada contra a dengue em Ilhéus

Como parte do conjunto de ações de conscientização contra o Aedes aegypti em Ilhéus, o Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue realiza, nesta quinta-feira (21), a partir das 15h30min, uma caminhada de alerta pelas ruas do centro da cidade. O ato começa na Praça Cairu e percorrerá as principais vias da área comercial.
Agentes de combate à dengue, profissionais de saúde e voluntários de diversos setores estarão na caminhada, que tem o objetivo de manter a comunidade cada vez mais comprometida com as medidas necessárias à eliminação e prevenção do surgimento de focos do mosquito transmissor. Panfletos com diversas orientações serão distribuídos aos transeuntes ao longo do percurso.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Marisa Susmaga, lembra que a campanha contra a dengue começou a ser intensificada no dia 18 de novembro, com as atividades do Dia de Mobilização Nacional. As estratégias seguem diretrizes traçadas pelo Ministério da Saúde, que recomenda aos municípios esforço redobrado contra a proliferação do Aedes aegypti durante o verão.
“É nesse período de calor e de chuvas que o mosquito mais gosta de se reproduzir”, observa a enfermeira, enfatizando a importância de se eliminar potenciais criadouros do Aedes, a exemplo de vasilhas e garrafas destampadas, pneus, pratos de caqueiros e até mesmo cocos e cascas de ovos lançados impropriamente em quintais e terrenos baldios.
Marisa chama atenção para o fato de que “não adianta todo o esforço dos agentes de combate à dengue, se a população não colaborar”. Uma medida que considera imprescindível é manter as caixas d’água bem tampadas e sempre retirar a água que se acumula nos vasos com plantas. “As pessoas devem receber bem os agentes de combate à dengue e, caso tenham imóveis desocupados, é fundamental que verifiquem se neles existem focos da doença”, alerta.
A coordenadora sugere que cada cidadão seja um parceiro do Comitê de Mobilização contra a Dengue. “Este comitê tem feito a sua parte, assim como a Secretaria de Saúde, que tem atuado em todos os ciclos epidemiológicos para garantir o controle dos focos. Basta que a população seja uma aliada desse trabalho para não sofrermos o risco de um surto de dengue”, atesta.

Ilhéus realiza seminário sobre segurança pública

Com o objetivo de aprofundar e ampliar o debate sobre segurança e a integração dos municípios ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), será realizado em Ilhéus, nesta quarta-feira (20), no auditório do escritório local da Ceplac, o I Seminário “As Guardas Municipais são uma realizada na segurança pública”. As inscrições podem ser feitas na sede da Guarda Municipal, situada na Central de Abastecimento do Malhado. Além de discutir o papel das Guardas Municipais na segurança pública e sua regulamentação, o evento também fornecerá certificado de freqüência aos participantes.
Está programada para todo o dia uma série de debates, com destaque para as palestras de Carlos Alexandre Braga, presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, que é bacharel em direito e pós-graduado em direito processual, e de Rubens Fernando da Silva, consultor de segurança pública municipal e primeiro-secretário do Conselho Nacional das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. A palestra de Rubens Fernando vai o tema “As Guardas Municipais, o porte de armas e sua regulamentação”. Carlos Alexandre falará sobre “O poder de polícia administrativa no trânsito”.
O presidente do Sindicato das Guardas Municipais, Pedro de Oliveira Santos, diz que a realização do seminário visa discutir ações para a consolidação de uma política nacional de segurança municipal, que é uma das prioridades do Plano Nacional de Segurança Pública no Brasil. A iniciativa também visa tornar a “população conhecedora das atribuições e, também, tirar dúvidas relacionadas ao poder de polícia das Guardas Municipais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *