Porto de Ilhéus terá investimentos de R$ 21 milhões em 2007

O Porto de Ilhéus terá investimentos de 21 milhões e 827 mil reais para obras de ampliação e modernização em 2007. O anuncio foi feito pelo presidente da Companhia das Docas da Bahia, Fernando Schmidt, durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária. Schmidt, que deixa o cargo no final do mês para assumir a chefia de Gabinete do governador Jaques Wagner, também fez uma explanação sobre as perspectivas do porto ilheense a partir de uma ação conjunta entre os governos federal e estadual, “afinados no sentido de trabalhar pelo desenvolvimento da Bahia, que passa pela modernização do sistema portuário”.
Os recursos destinados ao Porto de Ilhéus serão aplicados na construção de uma Central de Resíduos, aprofundamento do calado para 12 metros, dragagem de manutenção, ampliação da retroárea, obras de contenção, implantação de um galpão de estocagem e aquisição de novos equipamentos para o sistema de segurança portuária (ISPS Code). Do total de investimentos, 5 milhões referem-se ao lucro liquido da Codeba em 2005, integralmente destinado ao porto ilheense, por iniciativa do ex-presidente e futuro secretário estadual de Agricultura Geraldo Simões.

As obras de modernização e ampliação vão possibilitar a atração de novas cargas para o Porto de Ilhéus”, afirma Schmidt, ressaltando que “o governador Wagner e sua equipe vão fazer gestões para que parte da produção de papel e celulose da Veracel e das frutas produzidas na região do São Francisco sejam exportadas através de Ilhéus”. Ele lamentou que “ao conceder incentivos fiscais para a construção da Veracel e da Bahia Sul, o governo atual não exigiu como contrapartida a utilização do porto ilheense, um equívoco que pretendemos corrigir”.

MINÉRIO E SOJA

Ainda na reunião do CAP, Fernando Schmidt revelou a que a partir de 2007, o Porto de Ilhéus vai ampliar a exportação de soja e passar a embarcar minérios. Segundo ele, a Bahia Mineração, controlada pelo grupo indiano Mital, “confirmou ao governador Jaques Wagner que vai investir 1 bilhão e 600 milhões de reais na exploração de minério de ferro em Brumado, que tem potencial para produzir 30 milhões de toneladas em 5 anos”. Em 2007, o grupo Mital vai exportar 100 mil toneladas de minério de ferro pelo Porto de Ilhéus.

A Codeba também assinou um contrato com o grupo Agrenco, terceira maior empresa do ramo de comercialização de soja do mundo. A partir de março, a Agrenco passará a exportar 250 mil toneladas de soja pelo porto ilheense, que vai disponibilizar um galpão de estocagem com capacidade para 35 mil toneladas. O grupo Arara Azul, do Espírito Santo, que atua na área de petróleo e derivados, também manifestou interesse em atuar no Porto de Ilhéus, incluindo a disposição de estabelecer parcerias para obras de infra-estrutura e sistemas operacionais.

“Com o apoio do presidente Lula e do governador Jaques Wagner, o trabalho iniciado por Geraldo Simões e bem encaminhado por Fernando Schmidt começa a render frutos. Vamos atuar no sentido de dotar o Porto de Ilhéus de toda a estrutura para que ele se torne competitivo para a atração de novas cargas, gerando emprego e renda para Ilhéus e região”, ressalta o coordenador de gestão portuária, Jorge Brito. No total, o volume de investimentos da Codeba em 2007 nos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus chegará a 99 milhões e 526 mil reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *