As obras de modernização e ampliação vão possibilitar a atração de novas cargas para o Porto de Ilhéus”, afirma Schmidt, ressaltando que “o governador Wagner e sua equipe vão fazer gestões para que parte da produção de papel e celulose da Veracel e das frutas produzidas na região do São Francisco sejam exportadas através de Ilhéus”. Ele lamentou que “ao conceder incentivos fiscais para a construção da Veracel e da Bahia Sul, o governo atual não exigiu como contrapartida a utilização do porto ilheense, um equívoco que pretendemos corrigir”.
MINÉRIO E SOJA
Ainda na reunião do CAP, Fernando Schmidt revelou a que a partir de 2007, o Porto de Ilhéus vai ampliar a exportação de soja e passar a embarcar minérios. Segundo ele, a Bahia Mineração, controlada pelo grupo indiano Mital, “confirmou ao governador Jaques Wagner que vai investir 1 bilhão e 600 milhões de reais na exploração de minério de ferro em Brumado, que tem potencial para produzir 30 milhões de toneladas em 5 anos”. Em 2007, o grupo Mital vai exportar 100 mil toneladas de minério de ferro pelo Porto de Ilhéus.
A Codeba também assinou um contrato com o grupo Agrenco, terceira maior empresa do ramo de comercialização de soja do mundo. A partir de março, a Agrenco passará a exportar 250 mil toneladas de soja pelo porto ilheense, que vai disponibilizar um galpão de estocagem com capacidade para 35 mil toneladas. O grupo Arara Azul, do Espírito Santo, que atua na área de petróleo e derivados, também manifestou interesse em atuar no Porto de Ilhéus, incluindo a disposição de estabelecer parcerias para obras de infra-estrutura e sistemas operacionais.
“Com o apoio do presidente Lula e do governador Jaques Wagner, o trabalho iniciado por Geraldo Simões e bem encaminhado por Fernando Schmidt começa a render frutos. Vamos atuar no sentido de dotar o Porto de Ilhéus de toda a estrutura para que ele se torne competitivo para a atração de novas cargas, gerando emprego e renda para Ilhéus e região”, ressalta o coordenador de gestão portuária, Jorge Brito. No total, o volume de investimentos da Codeba em 2007 nos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus chegará a 99 milhões e 526 mil reais.