O lançamento do Clube de Leitura foi aberto pela administradora do abrigo, Irmã Raimunda Landim, que dirigiu o momento de oração. Em seguida, o diretor geral da casa, geriatra Antônio Carlos do Espírito Santo, agradeceu a colaboração de todos os voluntários e disse que a comunidade de Ilhéus tem sido generosa no atendimento às necessidades do abrigo.
A idéia do Clube de Leitura surgiu através do psicólogo Miguel Soares, gerente da Empresa de Transportes São Miguel, que convidado para integrar-se à campanha dos 90 anos, expressou a sua vontade em fazer leitura para os idosos como complemento espiritual de sua vida. Naquele momento deixou claro que a participação da leitura poderia ser estendida à comunidade. Na cerimônia de fundação do clube, Soares, bastante emocionado, disse: “Pensei que a idéia tivesse morrido e, muitas vezes, cheguei a pensar em ler às escondidas para os idosos. Não poderia imaginar a dimensão que tomou a minha idéia”.
O projeto do Clube de Leitura foi apresentado pela professora Siomara Castro Nery, da Universidade Estadual de Santa Cruz, que vai coordenar o clube e é especialista em projetos de incentivo à leitura. Contribuíram com a elaboração do projeto, as professoras Maria Luiza Heine, Baísa Nora e Lourdinha Teles, os empresários Marcos Mendonça e Carlos Lessa, Telma Moura, Mônica Mendonça, Lucineide Xavier e os jornalistas Valério de Magalhães e Zé Carlinhos.
CORDEL – Também participaram do lançamento a atriz e cordelista Janete Lainha, que doou uma coleção de livretos de sua autoria, o repentista Sidney Moreira Santos, a professora Silvia Barral – representando a Secretaria Municipal de Educação, a escritora Maria Luiza Heine, da Academia de Letras de Ilhéus, e a psicóloga Geovanna Borges, que falou sobre a importância do clube de leitura para o bem estar dos idosos. Ela desenvolve um trabalho voluntário no abrigo não apenas com os idosos, mas com toda a equipe de funcionários.
.
O Clube de Leitura estará aberto aos diversos segmentos da comunidade, a exemplo de estudantes, grupos teatrais e voluntários individuais, que poderão realizar atividades de contação de estórias e interpretação de textos, com a supervisão do serviço de assistência social do abrigo. Faz parte do projeto a formação de uma biblioteca, que será constituída através da doação de livros. A Universidade Estadual de Santa Cruz, através da diretora da Editus, Maria Luiza Nora, já fez a doação de 70 livros para o acervo. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3634-1906.