A deputada estadual Ângela Souza, que anunciou festivamente o seu apoio ao governador Jacques Wagner, agora vai ter que ter muito jogo-de-cintura para arrumar o seu ninho. Aconselhada pelo governador a tratar de futuros cargos com o Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, apresentou uma lista de reivindicações capaz de deixar os demais partidos aliados completamente fora da composição do futuro governo.
Pela lista, ela quer tudo. Desde as 27 direções das escolas estaduais em Ilhéus, Dires, Direc, Setras, Cesta do Povo, SAC, Ciretran, até o comando do II Batalhão de Polícia Militar e a indicação dos delegado da Corpin.
Só abriu mão mesmo da Secretaria da Fazenda. “democraticamente” deixada para os “outros” aliados do governador.
Na reunião ocorrida esta semana com assessores da deputada, o PT se despediu mais cedo do encontro e foi embora.
Pula-Pula
O deputado federal Raimundo Veloso só se elegeu por que estava no PPS e foi premiado pelo coeficiente eleitoral da sua coligação. Mas já deixou o partido antes mesmo de tomar posse.
Vai para o PMDB onde caso estivesse filiado antes da eleição, com a votação que teve, hoje estaria entre o oitavo ou o décimo suplente da bancada baiana.
A notícia de que lideranças populares articulavam uma grande manifestação para o próximo dia 5, quando despejariam toneladas de lixo na porta do Palácio Paranaguá, fez o prefeito Valderico Reis pedir ajuda ao “Cão”.
Mais precisamente, Cezar Benevides “Cão”, que durante os governos de Jabes e Antônio Olímpio comandou a limpeza pública da cidade.
O prefeito teme a repercussão negativa do manifesto que, se realizado dia 5, coincide com a chegada de um dos maiores navios de turistas previstos para esta alta estação.
Agora, tudo depende do trabalho do “Cão” para evitar o desgaste infernal.
Representação
O governador Jacques Wagner já decidiu. O sul da Bahia vai estar representado no primeiro escalão do seu governo. Ainda não se sabe o nome do escolhido. Confirmada apenas a quantidade: um secretário representará o sul da Bahia e sairá do eixo Ilhéus-Itabuna, com o aval do deputado Geraldo Simões.
Acabou
Um dos mais tradicionais e respeitados estabelecimentos de ensino do sul da Bahia fecha as portas neste final de ano. Sem crise financeira. Problemas de gestão que, de algum lugar deste mundo, faz chorar a inesquecível Alina Berbert de Carvalho.
A Escola Afonso de Carvalho, de 75 anos, encerra uma rica história de trajetória na construção de várias gerações de ilheenses.
Me orgulho de ter sido um dos seus alunos e lamento o seu destino.
Sabido
Um aviso pra quem acha que o ex-prefeito Jabes Ribeiro está fora do páreo da sucessão municipal em 2008, depois das duas derrotas consecutivas que sofreu. Como quem não quer nada, ele começou esta semana a visitar alguns bairros populares de Ilhéus e ouvir atentamente as críticas cada vez maiores à fragilizada administração municipal.
Sem fundos
Atenção autoridades.
O Banco 24 Horas, instalado na avenida Soares Lopes, está há 24 dias sem funcionar.
Cofre limpo
Notícia que circulava hoje nas redações dos principais jornais do eixo. Os salários dos comissionados da Prefeitura de Ilhéus, referentes a outubro, só serão pagos a partir de janeiro de 2007.
Invasão
Continua o impasse entre os dirigentes e os 140 trabalhadores da Itaísa que buscam na Justiça do Trabalho, há 14 anos, os seus créditos trabalhistas.
Para a direção, o ato realizado pelos trabalhadores, de visitar esta semana, com a presença da imprensa, as instalações da fábrica, foi um crime, uma invasão de propriedade.
Tudo porque a Justiça não teria dado ganho de causa aos trabalhadores e, portanto, não teria adjudicado as instalações industriais da empresa, como forma de pagamento da dívida trabalhista.
Bola pra frente
O Colo Colo fechou uma importante parceria, com um grande – talvez o maior – empresário esportivo da Bahia. Nesta terça, anuncia o reforço de 12 jogadores profissionais – muitos com passagens marcantes pelo Bahia e pelo Vitória – e o nome do técnico que vai tentar o bi-campeonato estadual.
Uma pista sobre o novo comandante: foi jogador do Bahia e tem raízes familiares com o sul do Estado.
Indefinido
A sucessão na Câmara de Ilhéus pode surpreender. O então imbatível Alcides Kruschewsky já fala com mais cautela sobre sua vitória. Alisson Mendonça, entra na disputa, que ainda conta com o vereador Jailson Nascimento, também com chances de vitória. Mas a sucessão de Raimundo Veloso anda tão indefinida que pode dar qualquer coisa.
Inclusive Zerinaldo Sena, o pivô do mensalinho e, pasmem, o preferido do prefeito que, nos bastidores, vai tentar ajuda-lo.
Pode anotar.
Mô Rêu
O deputado Raimundo Veloso anuncia um encontro que terá com o secretário estadual de Saúde para discutir o credenciamento do serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia.
Vou revelar ao nobre deputado o que irá dizer o secretário, faltando pouco mais de 30 dias para deixar o cargo:
– Deputado, primeiro, parabéns pela vitória. Quanto à Santa Casa, não podemos fazer mais nada. Nossos recursos estão comprometidos até o final deste mês. Não há dinheiro nem pra comprar esparadrapo. Agora é esperar o próximo governo.
Se eu fosse Veloso economizaria tempo e dinheiro.
Será hexa?
Fernando Gomes, prefeito de Itabuna, não desiste.
Depois não conseguir eleger o filho, nem garantir a maioria dos votos para Paulo Souto e Geraldo Alckmin; de ser derrotado na eleição da Câmara Municipal e ainda ver o sobrinho destronado da presidência da OAB da Bahia, vai insistir e tentar ganhar a primeira do ano.
Apóia a prefeita de Camacã, Débora Borges, para a presidência da Amurc. Ela vai “bater chapa” com o prefeito de Buerarema, Orlando Filho, que tem o apoio do atual presidente, Pedro Jackson Brandão.
Fantasma
Pelo menos uma coisa foi importante na divulgação da lista dos demitidos na Prefeitura de Ilhéus, após as eleições estaduais. Dentre os “demitidos” da Assessoria de Imprensa, por exemplo, está um radialista, ex-assessor de Imprensa do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes.
Que nunca foi visto na Prefeitura de Ilhéus.
Nem pra pegar o tal contra-cheque.