Assistência Social facilita declaração de isento do IR
Deflagrada campanha de combate ao Aedes aegypti
Sábado tem feira de orgânicos em Ilhéus
Governo e sociedade em Ilhéus unidos pelos direitos da criança
O livro Crônicas de Armando Oliveira, uma coletânea de textos do famoso cronista esportivo baiano, vai ser lançado em Ilhéus no dia 29 deste mês, em solenidade na Loja Maçônica Regeneração Sul-Baiano (Palacete Misael Tavares), às 18 horas. O governador Paulo Souto e o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Clovis Ferraz, confirmaram presença, cabendo ao governador fazer a apresentação do livro. Paulo Souto, que também foi comentarista de futebol, em Ilhéus e Salvador, se confessa amigo e admirador de Armando Oliveira.
Ex-funcionário da empresa Correia Ribeiro e do Banco do Brasil (pelo qual se aposentou), Armando Costa Oliveira começou na Rádio Cultura de Ilhéus, transferindo-se, anos depois para Salvador, levando seus comentários inicialmente à Rádio Clube e, depois, à Rádio Sociedade e à TV Educativa (era presença constante no programa Cartão Verde). Várias vezes premiado, Armando foi, sem favor, o cronista de maior conceito de sua geração, influenciando muitos profissionais, entre eles o próprio governador Paulo Souto. Armando Oliveira nasceu em Uruçuca, em 5 de maio de 1936 e morreu em Salvador, em 16 de janeiro de 2005.
Crônicas de Armando Oliveira, já lançado em Salvador, reúne textos publicados em diversos momentos da carreira do cronista, colhidos nos arquivos do Diário da Tarde, de Ilhéus (onde começou, com o pseudônimo de C.A.O. – uma espécie de anagrama com Armando Costa Oliveira), e na imprensa da capital. Em, Salvador, ele escreveu para praticamente todos os veículos: Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Correio da Bahia e A Tarde.
Sobre o fato de ganhar por várias vezes consecutivas o troféu “Bola de Ouro” como melhor cronista, ele disse em certa ocasião: “Não sou melhor do que ninguém. É que sou muito cuidadoso com o que digo”. Verdade. Armando Oliveira era sempre elegante, mesmo quando criticava desfavoravelmente algum jogador ou dirigente, além de ser genuinamente modesto. “Sou um cronista de amenidades”, costumava dizer, a propósito de seus festejados textos publicados nos jornais.
Assistência Social facilita declaração de isento do IR
Os beneficiários do Programa Bolsa Família podem fazer, gratuitamente, a declaração anual de isento do Imposto de Renda. Para disponibilizar o serviço via internet, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus vai funcionar das 8 às 17 horas deste sábado (18). A expectativa é atender a maioria de pessoas inscritas no programa.
Para agilizar a declaração de isento, é necessária a apresentação do CPF, da Carteira de Identidade e do título de eleitor (se possuir). Segundo a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, 16 mil famílias estão cadastradas no programa. A estrutura montada permitirá emitir mais de 20 mil declarações.
A iniciativa pretende facilitar a vida de pessoas carentes. Caso o cidadão opte por fazer a declaração em casa lotérica, o custo é de R$ 1,00. Se for nos Correios, sobe para R$ 2,50. “O valor pode parecer pouco, mas pesa para quem tem apenas o benefício do Bolsa-Família como renda”, diz a secretária de Assistência Social.
Deflagrada campanha de combate ao Aedes aegypti
O Comitê de Combate à Dengue de Ilhéus realiza até este sábado, no centro da cidade, uma série de ações educativas para alertar a população sobre as formas de se evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. O trabalho de conscientização está concentrado no calçadão da Rua Marquês de Paranaguá, onde equipes do Departamento de Vigilância à Saúde fazem mini-palestras e distribuem panfletos entre os transeuntes.
A estratégia visa reduzir os índices de infestação predial pelo Aedes aegypti, somando-se às ações regulares de controle dos focos, realizadas pelos agentes de combate a endemias. Mesmo com o cumprimento dos ciclos de controle epidemiológico, com a aplicação de larvicida em potenciais criadouros, o apoio da comunidade ao esforço contra a dengue é considerado essencial.
“Estamos nos aproximando do verão e nessa época do ano aumenta a presença do mosquito transmissor da dengue”, lembra a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito. O Aedes aegypti se reproduz em locais onde haja acúmulo de água parada, o que se dá, por exemplo, em vasos com plantas, latas, garrafas e pneus velhos, principalmente se deixados em quintais ou terrenos baldios.
Segundo integrantes do Comitê de Combate à Dengue, é muito importante que as pessoas evitem produzir esses focos. Retirar freqüentemente a água dos pratos dos caqueiros e manter os quintais limpos são medidas essenciais. “Cada cidadão e cidadã deve ser um aliado nessa luta”, afirma o médico Julio Diaz, coordenador do Comitê.
O trabalho educativo prossegue até este sábado, no centro de Ilhéus, mas a campanha de conscientização terá prosseguimento. Nos próximos dias, o Comitê vai intensificar as ações, incluindo palestras em escolas e outros espaços públicos. A equipe de Educação da Secretaria Municipal de Saúde também vai realizar apresentações teatrais nos estabelecimentos, difundindo as informações sobre a dengue de forma divertida e buscando formar agentes multiplicadores.
Sábado tem feira de orgânicos em Ilhéus
Instalada com sucesso de público no estacionamento do escritório local da Ceplac, centro da cidade, a feira de produtos orgânicos de Ilhéus será realizada pela segunda vez neste sábado (18). Mais que ecologicamente correta, a feira é uma referência para os consumidores que preferem alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.
Direcionada aos consumidores mais exigentes e tendo como objetivo maior a ampliação da fatia do mercado de produtos orgânicos, a feira comercializa frutas, legumes, verduras, frangos e ovos, tudo com o certificado do órgão competente. A produção vem de pequenos agricultores da região, que passam a ter mais uma oportunidade para comercializar alimentos.
Instalada na semana passada, a feira acontece sempre aos sábados, no horário das 6 às 12 horas. Trata-se de uma iniciativa das ONGs Organaflora, Amarea, Ecoflora e Cabruca, apoiada pela Prefeitura de Ilhéus, Ceplac, Floresta Viva, Banco do Nordeste (BN), Condecori, Care e Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesb).
Segundo o secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos, a venda de produtos livres de agrotóxicos tem crescido e ajuda a manter o equilíbrio entre a natureza e os seres humanos. Destacou outras vantagens para quem consome e produz orgânicos. “Entre as vantagens estão preservação da biodiversidade, conservação e utilização do solo, garantia da água limpa e produção sem a necessidade de desmatamento e queimadas”, disse o secretário.
João Paulo Rocha Oliveira, assessor da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, destacou a geração de emprego e renda como dos grandes objetivos da feira de orgânicos. “O homem do campo tem como vender a sua produção, gerando renda e emprego”, disse, afirmando ser esta a “boa política para reduzir desigualdades e evitar o êxodo rural”.
Governo e sociedade em Ilhéus unidos pelos direitos da criança
A secretária de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Fátima Reis, disse que a união entre poder público e sociedade é imprescindível para vencer a cruzada contra a violência sexual, abusos e maus tratos e, ao mesmo tempo, fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes. Na manhã desta sexta-feira (17), no Instituto Nossa Senhora da Piedade, ela participou de seminário organizado pelo projeto Sentinela e que contou com presença de representantes de ONGs, entidades civis, conselhos municipais e do Ministério Público Estadual e polícias militar e federal.
O seminário discutiu o sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente em Ilhéus, tendo como mediadora a delegada Ângela Regina Lopes. “Junto com a sociedade, nós queremos ampliar ainda mais as políticas de garantias para o público infanto-juvenil”, diz a secretária de Assistência Social e Trabalho. Para isso, explica, é preciso a articulação entre poder público e sociedade civil. “O que já está ocorrendo”.
A dirigente do Sentinela em Ilhéus, Maria José da Hora, reafirma que o elo entre poder público e sociedade, os conselhos municipais e fóruns, serão ainda mais qualificados para atuar “nesse trabalho de vigilância dos direitos da criança e do adolescente”. Maria José explicou que o seminário visa definir metas de curto, médio e longo prazos para que Ilhéus possa assegurar os direitos fundamentais da criança e do adolescente. “O que também buscamos é a formação de um fórum permanente para a defesa da causa”.
Segundo Maria José, essa instância teria a função de estudar, propor e monitorar ações relativas ao atendimento da criança e do adolescente. A dirigente do Sentinela afirmou que Ilhéus tem sido referência no trabalho de combate a abusos e violência contra o público infanto-juvenil. O projeto Sentinela foi totalmente reestruturado e, hoje, faz uma média de 200 atendimentos/mês, superior ao determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Seminário
O seminário sobre sistemas de garantias dos direitos da criança e do adolescente aconteceu durante todo o dia de sexta, no Instituto Nossa Senhora da Piedade. A secretária de Assistência Social e Trabalho agradeceu o esforço das entidades que se somaram às ações do projeto Sentinela. “Graças a essa união, Ilhéus tem um programa de assistência às vítimas e de combate à exploração e abuso sexual que é referência no estado”, enfatizou.