Alguns dos professores são estudantes de direito da Faculdade de Tecnologia e ciências de Itabuna(FTC). Joilson Silva diz que o seu exemplo de vida fez com que tomasse a iniciativa.Conta que, desempregado, passou por inúmeras dificuldades, se sentindo privado até de sair de casa.Dos 135 alunos do curso a maioria é composta por jovens e desempregados que buscam a oportunidade de um estável emprego no setor público.Edson Pereira Nogueira de 22 anos é um deles, é de família pobre , o pai é trabalhador rural é casado e ainda está desempregado.
“Estou nessa batalha freqüento todas as aulas, quero garantir o meu lugar no concurso”, diz Edson . Ele elogia a boa qualidade dos professores e o bom conteúdo do curso. “Está sendo um privilegio para nós”, afirma. Outro freqüentador do curso é Itamar Ferreira de 26 anos, é casado tem uma filha de um ano e cinco meses, trabalha no Presídio Ariston Cardoso em Ilhéus em regime de contrato, quer assegurar um trabalho estável. “O curso não é a garantia que iremos passar, mas já tem o mérito de contribuir com o nosso enriquecimento intelectual e está norteando os nossos caminhos para o futuro”, afirma.
Joison Silva divide o mérito pela iniciativa social a uma outra pessoa, o estudante de direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (FTC) , Vinícius Ibran Dantas. “Ele nos ajudou bastante, fez contato com professores, viabilizou o espaço para o curso e é quem instala o data show para as aulas”destaca.
Iniciativa de alto valor
O prefeito Orlando filho diz que iniciativas como a de Joilson devem ser copiadas. “Mostra a grande sensibilidade que ele tem com os outros”.Orlando diz que ações como a do soldado pode ajudar a reduzir o índice de desemprego no município. “Ações como essa terão sempre o nosso apoio”, diz .O concurso da Policia Militar da Bahia que acontece em fevereiro oferece um salário inicial de cerca de mil reais.No último concurso concorreram 22 mil pessoas no próximo, espera-se que chegue a 100 mil inscrições.