Corais se apresentam no TMI ajudar o Abrigo São Vicente
Crie entrega certificados a professores na quinta
Feira de orgânicos instalada com sucesso em Ilhéus
Ilhéus aposta em ações educativas contra a dengue
Prefeito busca apoio para melhorias no Mário Pessoa
A Comédia “A Busca” é o cartaz deste final de semana do Teatro Municipal de Ilhéus. Dirigido por Marta Paret, o espetáculo será apresentado na sexta (17), sábado (18) e domingo (19), sempre às 20 horas, ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Com texto do ator Paulo Reis, “A Busca” tem em seu elenco atores premiados em cinema e teatro.
Encenado por um grupo de teatro do Rio de Janeiro, o espetáculo tem produção local de Ari Rodrigues e Eva Lima. A comédia faz parte da programação do mês de novembro, do Teatro Municipal de Ilhéus. A Busca é marcada pela qualidade do humor apresentado ao público, que não para de rir com as falas, caras e bocas dos atores em cena.
Beneficente
Também como parte da programação da semana do Municipal, nesta terça-feira (14) acontece o show beneficente “Eu vou cuidar do meu jardim”, com Wanderlei Carvalho. Para adquirir o ingresso, basta doar um quilo de alimento não-perecível. Os produtos arrecadados serão doados para a Casa de Apoio Viva Luana.
Corais se apresentam no TMI ajudar o Abrigo São Vicente
O público ilheense tem nova oportunidade de participar de uma causa nobre e contribuir para o bem-estar dos velhinhos do Abrigo São Vicente de Paulo. Para angariar donativos, será realizado um espetáculo com oito corais. O encontro acontece, a partir das 19h30min da próxima quarta-feira (22), no Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo integra a programação dos 90 anos do Abrigo.
Para assistir ao espetáculo e participar desta corrente beneficente, é necessário trocar o ingresso por um uma lata de leite em pó, na bilheteria do Teatro Municipal de Ilhéus. O encontro conta com a participação especial do músico Keketa. O encontro de corais conta com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Ceplac e Coopec. A iniciativa será protagonizada pelos corais Dom Eduardo, Triffil, Só o Amor Constrói, Embasa, Uesc, Esperança, Ceplac e Nylza Valença.
Crie entrega certificados a professores na quinta
O Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie) de Ilhéus entrega, nesta quinta-feira, às 16 horas, no Teatro Municipal, certificados aos 85 professores que participaram de capacitações em educação especial. Os profissionais tiveram acesso a técnicas pedagógicas diferenciadas, a fim de lecionar para crianças com deficiências auditiva e visual. A iniciativa fortalece a proposta do Crie, que é facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais ao sistema regular de ensino, garantindo-lhes oportunidade de inclusão social.
O treinamento em deficiência auditiva foi ministrado entre os meses de abril e outubro deste ano, reunindo 30 professores em 60 horas / aula. Já a capacitação em deficiência visual compreendeu 80 horas / aula, dividas em módulos em agosto e setembro, e contou com 55 participantes. O programa dos cursos deu ênfase a conhecimentos sobre Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e o método de leitura Braile.
O Crie foi instalado pelo atual governo, em 2005, e hoje atende cerca de pessoas – a maioria crianças – portadoras de necessidades especiais. A coordenadora Dinalva Prisco afirma que a instituição tem contribuído para melhorar a vida de pessoas que antes eram marginalizadas pelo sistema educacional. “Devolvemos às pessoas que nós atendemos o direito de sonhar e ser feliz”, afirma.
Feira de orgânicos instalada com sucesso em Ilhéus
Apesar das chuvas que castigaram a cidade na manhã do último sábado (11), a feira de produtos orgânicos foi instalada com grande sucesso ao atrair um bom número de consumidores. A experiência será repetida, semanalmente, no estacionamento do escritório local da Ceplac, no centro. A iniciativa tem como objetivo atender a consumidores mais exigentes e ampliar a fatia do mercado de produtos livres de agrotóxicos.
Com a feira, pequenos produtores passam a dispor de mais espaço para comercializar seus produtos, além de oferecer opção de compra de alimentos mais saudáveis para a população ilheense. O secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos, destacou a importância da feira, tendo em vista a criação de emprego e renda para os pequenos produtores de alimentos orgânicos.
“A feira foi instalada com sucesso de público e venda. Os idealizadores estão bastante otimistas com os resultados apresentados no primeiro dia, isso por conta da procura por produtos livres de agrotóxicos”, diz o secretário. Contribuíram para a concretização do projeto da feira de agrotóxicos do município ONGs como Organaflora, Amarea, Acoflora e Cabruca.
A iniciativa conta com o apoio da prefeitura de Ilhéus, Ceplac, Floresta Viva, Banco do Nordeste (BN), Condecori, Care e o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesb). Os incentivadores destacaram os benefícios para quem produz e consome alimentos orgânicos. Para o meio ambiente, estão relacionados à recuperação da biodiversidade, conservação e fertilização do solo, entre outros. O secretário de Agricultura, Pesca e Interior diz que a feira estimula a venda de orgânicos e amplia mercado para os pequenos produtores locais.
Ilhéus aposta em ações educativas contra a dengue
O combate à dengue em Ilhéus está sendo reforçado com ações educativas desenvolvidas fora do ciclo de visitação às residências e que tem como objetivo impedir o avanço da doença. Nos dias 17 e 18, equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão desenvolver trabalho de conscientização sobre os riscos da dengue e as formas de combatê-la. A atividade será concentrada no calçadão da Marques de Paranaguá, principal artéria comercial do município.
A secretária de Saúde de Ilhéus, Eliene Oliveira, explica que técnicos do Departamento de Vigilância à Saúde vão proferir mini-palestras e agentes distribuirão folhetos com medidas de combate à doença. As mini-palestras serão proferidas no estande montado ao lado da agência do Banco do Brasil, no calçadão. “As ações de reforço serão contínuas”, explica Eliene.
Eliene ressalta que, na última sexta (10), equipes desenvolveram trabalho de combate à dengue no alto do Coqueiro e Ilhéus II. Outro alvo do trabalho educativo são os alunos da rede municipal de ensino, que participarão de atividades curriculares sobre os cuidados para impedir o avanço da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, frisa que as ações devem ser ainda mais reforçadas pela proximidade do verão. “Este é um período em que a doença mais avança”.
A secretária Municipal de Saúde destaca a união da sociedade no combate à dengue. Desde o ano passado, Ilhéus estruturou um comitê de mobilização que conta com a participação de diversos setores da sociedade e órgãos municipal, estadual e federal. Para as ações educativas e de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o município conta com 127 agentes de combate a endemias e já está concluindo o quinto ciclo de visitações domiciliares.
Prefeito busca apoio para melhorias no Mário Pessoa
O prefeito Valderico Reis, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, teve audiência com o secretário do Trabalho, Assistência Social, e Esporte (Setras), Eduardo Oliveira Santos, para buscar apoio do Estado para promover melhorias no sistema de iluminação do estádio Mário Pessoa. O prefeito acredita que, caso o Governo do Estado garanta a colocação de novos refletores, o Colo Colo poderá iniciar, imediatamente, os treinamentos visando o Campeonato Baiano e a disputa da Copa do Brasil 2007.
Newton Lima diz que enquanto sua secretaria aguarda resposta da Setras, a construtora Attos, vencedora da licitação, já iniciou as obras de pavimentação da parte inferior das arquibancadas. Até janeiro a prefeitura irá reformar os vestiários e recuperar a parte hidráulica. O gramado será replantado e o estádio receberá nova pintura interna e externa.
O prefeito Valderico Reis afirma que, apesar das dificuldades, o município está fazendo a sua parte para que o Colo Colo tenha todas as condições possíveis para, assim como em 2006, fazer uma grande temporada no próximo ano. Valderico destacou que, com o apoio do município, o Tigre ilheense se sagrou campeão baiano pela primeira vez. Também será inédita a participação do time na Copa do Brasil, no próximo ano, direito conquistado ao vencer, antecipadamente, o Baianão 2006.
Campo para treinos
O secretário ressalta que vai se reunir com a diretoria do Colo-Colo para encontrar um campo alternativo para treinamentos enquanto o estádio estiver em obras. “Para que o Mário Pessoa tenha plenas condições de sediar os jogos noturnos, é necessário que sejam colocadas cerca de 40 lâmpadas e 40 reatores”, diz. Ele esclarece que o Governo do Estado “será imprescindível, pois, sozinha, a Prefeitura não tem dinheiro para custear esse projeto”. O secretário e vice-prefeito ressaltou a ótima receptividade do secretário Eduardo Oliveira, “um grande desportista e ilheense de nascimento”.