Polícia Militar abre inscrições para concurso

Têm início hoje (07) e prosseguem até o próximo dia 24 as inscrições para o concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia. Os interessados em participar do concurso organizado pela Fundação Carlos Chagas, sob a responsabilidade da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), podem realizar as inscrições nas agências do Bradesco relacionadas no edital de abertura do concurso, ou através da internet, no endereço www.concursosfcc.com.br. O formulário de inscrição poderá ser encontrado também nos postos SAC da capital e do interior e nos batalhões e companhias independentes de Polícia Militar em todo o Estado.
Os candidatos que optarem por fazer a inscrição pela internet deverão efetuar o pagamento através do boleto bancário a ser impresso após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição on-line. A taxa é no valor de R$ 45. O concurso para soldado da PM oferece 3,2 mil vagas para o cargo na capital e interior do estado.
O concurso está dividido em cinco etapas: sendo a primeira (provas objetiva e discursiva) marcada para o dia 4 de fevereiro de 2007. Em seguida, os candidatos que forem classificados passarão por avaliação psicológica, teste de aptidão física, exame médico/odontológico e investigação social. A previsão da Saeb é para cerca de 100 mil inscritos para o concurso, que tem período de validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois.
O contingente – 2,9 mil vagas para homens e 300 para mulheres – será absorvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O salário inicial é de R$ 970,37 para jornada de 30 horas, podendo ser alterado, posteriormente, para R$1. 264,97 com jornada de 40 horas.
A prova, que estava prevista inicialmente para 14 de janeiro de 2007 foi transferida para o dia 4 de fevereiro. Nesta data serão realizadas a prova objetiva de conhecimentos gerais e a prova discursiva – redação. A alteração foi feita diante da coincidência da data inicial com o vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), marcado para 14 de janeiro.

Requisitos

Para participar da seleção o candidato tem que ser brasileiro nato ou naturalizado, ter entre 18 e 30 anos, comprovado por meio de documento de identidade atualizada, possuir o curso de ensino médio completo, além de estatura mínima 1,60 m, para candidatos do sexo masculino, e 1,55 m para os candidatos do sexo feminino.
Após a conclusão do concurso, os candidatos aprovados nas vagas para Salvador irão participar de um curso de formação na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Ondina, e em núcleos regionais para os candidatos aprovados para o interior. Serão nove meses de curso, com matérias técnicas e jurídicas, entre elas, abordagem, armamento e tiro, além de direitos humanos. Durante o período do Curso de Formação o candidato recebe um salário mínimo como ajuda de custo.
O cartão informativo com os dados sobre o local e horário da aplicação da prova poderá chegar em até três dias antes da avaliação no endereço fornecido na inscrição, desde que o endereço informado pelo candidato esteja correto e completo. Caso o candidato não receba, deverá entrar em contato com a FCC, através do telefone (0xx11) 3721 4888 ou consultar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br. Para obter mais informações sobre o certame, o candidato pode acessar os endereços eletrônicos www.portaldoservidor.ba.gov.br e www.concursosfcc.com.br, sites do Governo do Estado e da Fundação Carlos Chagas respectivamente.

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