Convocados da saúde têm último dia para apresentação
Produtos orgânicos têm espaço exclusivo em feira
Floratlântica atrai produtores e especialistas internacionais
Setur realiza reunião com promotores de eventos
Torneio vai reunir 300 pescadores em Ilhéus
O mestre em história social da Universidade de São Paulo (USP), Alfredo Boulos, fará palestra sobre “África e afro-brasileiros na sala de aula”, nesta quinta-feira (9), às 19 horas, no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. O encontro tem o objetivo de estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças raciais. O evento é dirigido a professores de história, geografia, pedagogos e profissionais da área de educação.
A diretora do IME, Lidiney Campos de Azevedo, diz que a educação é o processo de formação de qualquer sociedade e abre caminhos para a ampliação da cidadania de um povo. “Nesse sentido, diante da realidade que apontam as desigualdades entre brancos e negros na educação, torna-se necessário adotar medidas que possibilitem mudanças de comportamento, hábitos e atitudes”.
O evento atende também a obrigatoriedade da inclusão de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica (Lei de Diretrizes Básicas 10.639/03). A palestra será realizada em parceria com a editora FTD e equipe diretiva, corpo técnico-pedagógico e professores do IME.
Palestrante
Alfredo Boulos, além de mestre em história social, é doutorando em educação pela Puc, São Paulo. Foi professor do ensino fundamental das redes pública e particular e de cursinhos pré-vestibular. Além disso, é autor das coleções “Construindo nossa história” e “O sabor da história e história, sociedade & cidadania”, de 5ª à 8ª séries.
Convocados da saúde têm último dia para apresentação
Encerra-se nesta quarta-feira (8) o prazo os 11 profissionais em enfermagem aprovados em concurso se apresentar ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ilhéus, para contratação. O horário de atendimento é das 12h ás 18h e os convocados devem apresentar todos os documentos exigidos no ato de admissão. Caso perca o prazo, o profissional será considerado desistente. O atendimento é feito no segundo andar do anexo de secretarias do Palácio Paranaguá.
O secretário de Administração, Guilherme Scofield, enfatiza que as convocações seguem termo de ajustamento de conduta assinado entre o município e o Ministério Público Estadual. Outra convocação feita nos últimos dias foi para o cargo de auxiliar de serviços gerais na Secretaria de Serviços Urbanos. Foram convocados 210 aprovados no último concurso público municipal.
A lista completa com o nome dos convocados está afixada na Secretaria de Serviços Urbanos, Parque de Operações, e no mural de avisos do Palácio Paranaguá. Para estes convocados, o último prazo de apresentação é o dia 22 de novembro.
Produtos orgânicos têm espaço exclusivo em feira
O estacionamento do escritório local da Ceplac é o endereço da feira de produtos orgânicos que funcionará a partir deste sábado (11). Serão comercializados hortifrutis (livres de agrotóxicos) produzidos na região sul da Bahia, com o certificado do órgão competente. A iniciativa é da prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, Instituto de Estudos Sócio-ambientais (Iesb) e Sebrae.
A feira de produtos orgânicos surgiu depois de inúmeras solicitações por parte da sociedade. Após realização de estudos com enfoques sobre e a aceitação dos produtos e a expectativa de mercado consumidor, as entidades e produtores resolveram instalar a feira que vai ampliar a oferta de alimentos livres de agrotóxicos.
A crescente procura por alimentos mais saudáveis e a oferta dos produtos que vem sendo diversificado para atender a uma clientela mais exigente, determinaram a iniciativa uma vez na semana.
Na abertura da feira, serão ministradas palestras pelos fitoterapeutas Fernando Hoisel e Estácio Ferrer, que vão falar sobre o consumo de produtos orgânicos. O assessor Regional da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, João Paulo Rocha Oliveira, falou que a higiene e a qualidade dos produtos são alguns dos chamarizes da feira.
Floratlântica atrai produtores e especialistas internacionais
As perspectivas do mercado brasileiro e mundial de flores e folhagens tropicais, a expansão da floricultura no sul da Bahia e técnicas de produção são os principais temas do I Seminário e Exposição Técnica de Flores Tropicais da Mata Atlântica (Floratlântica). Despontando como pólo regional de flores tropicais, Ilhéus sediará a primeira edição do evento, que começa no dia 23 de novembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A programação do Floratlântica acaba de ser divulgada. Inclui palestras, oficinas e uma feira de flores tropicais.
O evento será aberto no dia 23, às 19h, seguido de palestra sobre as perspectiva do mercado brasileiro para flores e folhagens tropicais, proferida por Renato Opitz. O segundo dia da feira estará reservado a discussões de mercado e, também, técnicas de produção. A primeira palestra será um exame do mercado de flores de Salvador, seguido de orientações sobre procedimentos para a exportação de flores e conservação pós-colheita de flores tropicais, encerrando-se com a apresentação do programa Flores da Bahia.
Os participantes do evento terão, no sábado (25), palestras sobre produção de arranjos, programa brasileiro de qualidade e certificação de flores e plantas ornamentais, produção e comercialização de abacaxi ornamental e o cooperativismo e a comercialização de flores. Ainda no sábado, haverá oficina de arranjos florais e palestras sobre as perspectivas do mercado mundial e paisagismo com flores tropicais. O Floratlântica será encerrado dia 26 com mini-curso sobre comercialização nacional e internacional de flores tropicais, produção de arranjos e casos de sucesso na exportação de flores tropicais.
Mercado
O I Seminário e Exposição de Técnicas de Flores Tropicais da Mata Atlântica (Floratlântica) reunirá floricultores, empresários e instituições federais, estaduais e municipais no Centro de Convenções. Realizado pela Associação de Floricultores do Sul da Bahia (Florassulba), o evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Sebrae, Banco do Nordeste (BN) e Grupo Predial. O prefeito Valderico Reis disse que a Feira é uma oportunidade para fazer deslanchar a floricultura no sul da Bahia.
Ilhéus é o principal produtor de flores tropicais da região. A programação foi elaborada para fornecer suporte técnico e informações sobre o mercado interno e externo. A feira terá participação de produtores, agroindustriais, cooperativas e empresas de produção e comércio de insumos e implementos agrícolas, sindicatos. Também estão inscritos agentes financeiros e empresas de telecomunicações e informática. A feira também abrirá espaço a ONGs, instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, bares, restaurantes e o Sebrae, que terão estandes no local.
Setur realiza reunião com promotores de eventos
Discutir o calendário de eventos para o verão em Ilhéus é o principal objetivo de uma reunião que a Secretaria Municipal de Turismo vai promover nesta quinta-feira, a partir das 17 horas, na sede da Fundação Cultural. Foram convidados os produtores de atividades artísticas e culturais para a definição conjunta de uma agenda. O objetivo, de acordo com o secretário de Turismo Hermano Fahning, é estabelecer um cronograma organizado, evitando choques ou vácuos na programação.
Neste encontro com os promotores de eventos, a Secretaria de Turismo vai destacar as ações do poder público destinadas a apoiar o setor, a exemplo da criação do guia “Ilhéus Acontece”. A Setur também pretende trabalhar em conjunto com os empresários na programação de shows e outras atividades culturais.
A divulgação da agenda continuará contando com a participação do órgão municipal, com o “Ilhéus Acontece”. A partir de novembro e até fevereiro, o guia se torna quinzenal e amplia o destaque para as atrações promovidas em Ilhéus. A última edição foi publicada no dia 1º, trazendo quatro páginas com a programação do mês. As datas das paradas de navios transatlânticos na cidade é um dos destaques do guia.
“O diálogo com a iniciativa privada não é novidade neste governo, que tem procurado sempre ouvir os empresários, no nosso caso os do trade turístico”, acentua Hermano Fahning. Segundo ele, a organização do roteiro de eventos vai permitir que a cidade mantenha uma freqüência de atrações durante todo o verão, “o que em muito agradará aos turistas e trará um retorno importante para o nosso município”.
Torneio vai reunir 300 pescadores em Ilhéus
Ilhéus passa a ocupar este ano um espaço de destaque no cenário nacional, no que se refere à pesca desportiva. Nos próximos dias 18 e 19 de novembro, cerca de 300 pescadores participarão, na Praia do Acuípe, zona sul do município, do 23º Torneio de Pesca da Gabriela. Serão aproximadamente 80 equipes, vindas de cidades como Vitória, Rio de Janeiro, Maceió, Salvador e Aracaju. A organização do evento é do Clube de Pesca de Ilhéus e da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, que contam com o apoio da Prefeitura, via Secretarias de Turismo e Esporte e Cidadania, além do comércio local.
Entusiasmado com a competição, o presidente do Clube de Pesca de Ilhéus, Roberto Mendonça, acredita que ela será decisiva para a cidade se referenciar como centro de pesca desportiva. O evento também empolga o setor turístico, por constituir mais um fator de motivação para quem deseja conhecer Ilhéus. A estimativa é de que, além dos 300 competidores, estarão em Ilhéus nos dias do torneio outras 500 pessoas, indiretamente relacionadas ao acontecimento.
“Isso é bom para o turismo e a economia de Ilhéus como um todo”, afirma Mendonça, que destaca o apoio do poder público municipal para aumentar a dimensão do Torneio de Pesca. “De todas as competições que nós fizemos, essa promete ser a melhor e mais organizada de todas”, projeta. O clube presidido por Mendonça, foi criado em 1975 e é reconhecido como instituição de utilidade pública municipal e estadual. Entre seus membros mais ativos, está o ex-prefeito de Ilhéus, Antônio Olímpio.