Carga Horária
40 horas, sendo 8 horas por módulo.
Data:
Módulos: I, II e III – 13, 14 e 16/11/2006
Módulos: IV e V – 28 e 29/11/2006
Horário: das 8:00 às 22:00
Local: Fundação Cultural de Ilhéus
Valor do Investimento: R$ 50,00
40 horas, sendo 8 horas por módulo.
Data:
Módulos: I, II e III – 13, 14 e 16/11/2006
Módulos: IV e V – 28 e 29/11/2006
Horário: das 8:00 às 22:00
Local: Fundação Cultural de Ilhéus
Valor do Investimento: R$ 50,00
Objetivos
Sensibilizar e desenvolver líderes conscientes e atuantes para realizar ações práticas que promovam o desenvolvimento de suas entidades e ou comunidades, fortalecendo ações em âmbito local/regional.
Permitir que um número crescente de líderes passe a influenciar entidades e a sociedade em geral, participando do debate e do encaminhamento adequado das questões de interesse coletivo.
Público Alvo
Dirigentes atuais e potenciais de entidades de representação empresarial;
Dirigentes de entidades de interesse econômico (cooperativas, ONGs, Secretarias Municipais, associações);
Dirigentes de entidades religiosas;
Empresários, agricultores, gerentes, diretores profissionais liberais e estudantes.
Metodologia
O Programa Liderar utiliza-se da metodologia de aprendizagem vivencial.
É a conseqüência do envolvimento das pessoas em uma atividade na qual, além da vivência, elas têm oportunidade de analisar o processo de forma crítica e aplicar o aprendizado em seu cotidiano.
Módulos
1. LIDERANDO MUDANÇA
O líder aprimora sua capacidade de transformar a realidade atual para provocar mudanças que promovam o crescimento do seu segmento/comunidade, rompendo com velhos paradigmas.
2. O PAPEL DO LÍDER NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
O líder reflete sobre crenças, valores, competências, habilidades e diferentes perfis, ampliando sua capacidade de entendimento e de crítica sobre o processo de mudança organizacional e o seu papel frente às ameaças e oportunidades que o futuro acena.
3. ESTRATÉGIA DE VIDA
O líder exercita e aprimora sua própria estratégia de vida como ser humano e como profissional, buscando identificar suas potencialidades de forma a clarear a sua missão e suas metas, tendo em vista o processo de liderança.
4. ATITUDES E COMPORTAMENTOS DO LÍDER
O líder identifica estilos, papéis e funções relacionados à liderança, refletindo sobre as atitudes e os comportamentos pertinentes ao líder empreendedor, ético e integrativo.
5. CONSTRUINDO EM EQUIPES
O líder vivencia situações de trabalho em equipe, percebendo as relações que se estabelecem em um grupo, compreendendo o comportamento integrativo para resultados, o comprometimento para a ação, tendo em vista os talentos de cada colaborador.
Sensibilizar e desenvolver líderes conscientes e atuantes para realizar ações práticas que promovam o desenvolvimento de suas entidades e ou comunidades, fortalecendo ações em âmbito local/regional.
Permitir que um número crescente de líderes passe a influenciar entidades e a sociedade em geral, participando do debate e do encaminhamento adequado das questões de interesse coletivo.
Público Alvo
Dirigentes atuais e potenciais de entidades de representação empresarial;
Dirigentes de entidades de interesse econômico (cooperativas, ONGs, Secretarias Municipais, associações);
Dirigentes de entidades religiosas;
Empresários, agricultores, gerentes, diretores profissionais liberais e estudantes.
Metodologia
O Programa Liderar utiliza-se da metodologia de aprendizagem vivencial.
É a conseqüência do envolvimento das pessoas em uma atividade na qual, além da vivência, elas têm oportunidade de analisar o processo de forma crítica e aplicar o aprendizado em seu cotidiano.
Módulos
1. LIDERANDO MUDANÇA
O líder aprimora sua capacidade de transformar a realidade atual para provocar mudanças que promovam o crescimento do seu segmento/comunidade, rompendo com velhos paradigmas.
2. O PAPEL DO LÍDER NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
O líder reflete sobre crenças, valores, competências, habilidades e diferentes perfis, ampliando sua capacidade de entendimento e de crítica sobre o processo de mudança organizacional e o seu papel frente às ameaças e oportunidades que o futuro acena.
3. ESTRATÉGIA DE VIDA
O líder exercita e aprimora sua própria estratégia de vida como ser humano e como profissional, buscando identificar suas potencialidades de forma a clarear a sua missão e suas metas, tendo em vista o processo de liderança.
4. ATITUDES E COMPORTAMENTOS DO LÍDER
O líder identifica estilos, papéis e funções relacionados à liderança, refletindo sobre as atitudes e os comportamentos pertinentes ao líder empreendedor, ético e integrativo.
5. CONSTRUINDO EM EQUIPES
O líder vivencia situações de trabalho em equipe, percebendo as relações que se estabelecem em um grupo, compreendendo o comportamento integrativo para resultados, o comprometimento para a ação, tendo em vista os talentos de cada colaborador.
Informações
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/BA
Rua Araújo Pinho, nº 46, 1º and. – Centro.
Ilhéus-Bahia. Cep: 45.450000
Telefone: (73) 3634-4068 Tele/Fax: (73) 3634-4572
e-mail: joao.batista@ba.sebrae.com.br
e-mail: jefferson.rocha@ba.sebrae.com.br
e-mail: renato.lisboa@ba.sebrae.com.br