INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Gol e TAM terão novas linhas em Ilhéus

Dia do Esporte teve oficinas, competições e cidadania

Plano Diretor será discutido nesta terça-feira na Câmara

Ilhéus realizará seminário e feira de flores tropicais

Setrans faz vistoria de veículos para receptivo

Ilhéus perde e disputará 3° lugar no baiano de basquete

Gol e TAM terão novas linhas em Ilhéus

As companhias aéreas Gol e TAM sinalizam a intenção de ampliar o número de linhas aéreas operando em Ilhéus. Em conversas que manteve com o vice-presidente de Marketing da Gol, Tarcísio Gargioni, no Congresso da Abav, no Rio de Janeiro, o secretário de Turismo Hermano Fahning recebeu a informação de que a empresa vai mesmo aumentar a sua presença no Aeroporto Jorge Amado.
Gargioni disse que a Gol está feliz com o desempenho da sua base instalada em Ilhéus. Segundo ele, a procura por passagens tem sido grande, o que justifica a oferta de novas linhas. Hoje, a empresa opera em Ilhéus com dois horários: às 12h10min, com o vôo Salvador – Ilhéus – São Paulo, e às 17h10min com a linha que faz a mesma rota em sentido contrário.
A TAM está um passo à frente no que se refere à oferta de novos horários em Ilhéus. A partir do dia 18 de dezembro, começa a operar um vôo ”corujão”, saindo diariamente do Aeroporto Jorge Amado, às 23h15min. A linha oferecerá conexões para Buenos Aires, Santiago e Lima, entre outros destinos, e um bom atrativo é o preço das passagens, 25% inferior aos horários convencionais. A empresa já opera com cinco vôos partindo todos os dias de Ilhéus: às 6h45min (Ilhéus – Salvador – Guarulhos), 9h30min (Ilhéus – Salvador), 11h45min (Ilhéus – Guarulhos), 16h45min (Ilhéus – Salvador) e 19h05min (Ilhéus – São Paulo).

Abav
Além de contatos com representantes de companhias aéreas, o secretário de Turismo Hermano Fahning aproveitou a presença na Abav para reunir-se com agentes de viagem. Segundo ele, “muitos agentes buscaram informações, demonstrando interesse em enviar grupos para Ilhéus”. As agências têm registrado aumento da procura pela Terra da Gabriela.
A presença da Setur na Abav contou com o apoio do Sebrae, que colaborou com a produção da folheteria distribuída no congresso. O material apresenta as belezas de Ilhéus e outras cidades que fazem parte da Costa do Cacau, como Itacaré, Una e Canavieiras.
O secretário de Turismo esteve também no Projac, núcleo de gravações da Rede Globo, onde conversou com os gerentes de produção da próxima novela das oito, “Paraíso Tropical”, que terá cenas gravadas em Ilhéus. Hermano conversou com os produtores Carla Mendonça e Gilberto Nunes, aos quais reiterou o apoio do prefeito Valderico Reis, garantindo tudo o que for necessário para a realização das gravações. A equipe da Globo estará em Ilhéus entre os dias 2 e 15 de dezembro, captando imagens de locais como o Palácio Paranaguá, o Ilhéus Hotel e o Cemitério da Vitória.

Dia do Esporte teve oficinas, competições e cidadania

O ilheense que compareceu à sede social do Sesi, no sábado (28), teve um dia diferente com a prática de esporte, atividades recreativas e oficinas de cidadania. Numa parceria da Prefeitura de Ilhéus, TV Santa Cruz e Sesi, a cidade comemorou o Dia do Esporte e se integrou aos vários eventos promocionais dos Jogos Panamericanos 2007, que serão disputados no Brasil. Todas as atividades visam chamar a atenção do ilheense para a prática esportiva e a inclusão social.
Clubes de serviço, academias de ginástica e instituições de ensino superior apoiaram o evento. Toda a programação se desenvolveu entre as 9h e 16h, na sede do Sesi. O público pode participar de clínicas e oficinas de futebol, natação, recreação e massoterapia, além de leitura e jogos de mesa. Um dos coordenadores do evento, Frederico Lacerda, chama atenção para serviços oferecidos na programação, como auto-exame das mamas, exames laboratoriais, testes de glicemia, coleta de sangue e cadastro do Bolsa-Família.
Entre as secretarias municipais parceiras do projeto, estão as de Assistência Social e Trabalho, Saúde e Esporte e a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que atenderam com a Unidade Móvel de Saúde e o ônibus do Águia da Cultura. Além das secretarias municipais, participaram do projeto a Uesc, Facsul, FTC, associações de moradores do Iguape e do Malhado, Núcleo da Mulher, Lions Clube Ilhéus, Academia Malhado Center, Farmácia Velanes, 2º BPM, 13ª Ciretran e Corpo de Bombeiros.
Música e teatro
O público também pôde curtir muita música com as apresentações de grupos locais (O Quadro, Improviso Nordestino e Doutor Imbira), além dos grupos teatrais Palha Assada e Popular de Ilhéus, Academia Soanne Marry, Grupo Folclórico do CSU, academia de boxe Miguel Neto e apresentações de aeróbica com a academia Malhado Center.

Plano Diretor será discutido nesta terça-feira na Câmara

A comunidade ilheense está sendo convidada para participar da audiência pública que acontece nesta terça-feira (31), no plenário da Câmara de Vereadores, onde será mais uma vez discutido o Plano Diretor Municipal Participativo (PDMP). A reunião contará com a presença da secretária de Planejamento, Adriana Aleixo, que destaca a importância da participação popular, como forma de conferir legitimidade às propostas.
A votação final do projeto de lei do PDMP está programada para o dia 7 de novembro. Em seguida, o texto será encaminhado para a sanção do prefeito Valderico Reis, passando a constituir o documento que norteará não apenas a política urbana, mas todas as questões referentes ao ordenamento territorial do município. “O PDMP é amplo e abrange também políticas públicas para a zona rural”, observa Adriana Aleixo.
Antes de chegar ao Poder Legislativo, o plano foi debatido com moradores de diversos distritos e representantes de categorias profissionais. As sugestões colhidas foram integradas à minuta do projeto, aprovada em uma plenária realizada no final de setembro.
A implementação do PDMP satisfaz uma exigência do Estatuto das Cidades, que determina a sua produção em todos os municípios com população a partir de 20 mil habitantes. Em Ilhéus, o prefeito Valderico Reis determinou todas as medidas necessárias para que o projeto fosse tratado como prioridade. Para ele, “o plano diretor tem uma importância muito grande, porque indica formas de democratizar a ocupação do solo”.
O prefeito salienta que, uma vez o PDMP aprovado, caberá ao poder público tê-lo como diretriz em suas intervenções. Valderico diz que, por esse motivo a participação da comunidade na discussão do projeto é fundamental. “O povo precisa conhecer o plano diretor para acompanhar e cobrar a sua realização na prática”, afirma.

Ilhéus realizará seminário e feira de flores tropicais

A diversificação agrícola regional e o fortalecimento de Ilhéus como pólo de floricultura levaram o município a sediar o I Seminário e Exposição de Técnicas de Flores Tropicais da Mata Atlântica (Floratlântica). O evento reunirá produtores de flores, empresários e instituições federais, estaduais e municipais no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Sebrae, Banco do Nordeste (BN) e Grupo Predial, o seminário acontece de 23 a 26 de novembro.
A programação foi elaborada para fornecer suporte a quem pretende investir em floricultura e àqueles que estão procurando aperfeiçoamento para aplicar no cultivo e comercialização das espécies nativas da Mata Atlântica, tendo em vista o crescimento desse segmento no mercado interno e externo. Haverá estandes também no estacionamento do Centro de Convenções.
O secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos, disse que participarão da feira produtores de flores, agroindustriais, cooperativas e empresas de produção e comércio de insumos e implementos agrícolas, sindicatos. Também estão inscritos agentes financeiros e empresas de telecomunicações e informática. A feira também abrirá espaço a ONGs, instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, bares, restaurantes e o Sebrae, que terão estandes no local.
Para o prefeito Valderico Reis, o seminário representa a possibilidade de associar o cultivo de flores a outras culturas, sem prejuízo de nenhuma das partes. O prefeito assegurou que “o governo está trabalhando para criar alternativas para pequenos produtores e, com isso, contribuir para aumentar a renda da população” , enfatizou.

Setrans faz vistoria de veículos para receptivo

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Ilhéus (Setrans) começa a vistoriar os veículos utilizados no receptivo a turistas a partir desta quarta-feira (1º). Os trabalhos se estendem até 20 de novembro e serão realizados no Parque de Operações da Prefeitura de Ilhéus, localizado na avenida Roberto Santos. Para passar pela vistoria é necessário que o proprietário apresente a solicitação protocolada na Prefeitura.
O secretário de Transportes, Rodolfo Macedo, informou que para fazer a solicitação foi necessário encaminhamento com apresentação do documento do veículo, alvará e cartão de identificação do motorista. O secretário diz que este procedimento impede que veículos irregulares façam transporte de turistas. O pedido de vistoria das locadoras deve possuir o alvará de funcionamento da empresa, para facilitar o trabalho dos fiscais.
Além da documentação do veículo, do motorista e do alvará do estabelecimento. No caso das locadoras, a vistoria compreende apreciação das condições dos pneus, chaparia, motor, extintor, entre outros procedimentos imprescindíveis para a segurança do passageiro. Sem passar pela vistoria, o veiculo não pode trafegar com passageiros.

Ilhéus perde e disputará 3° lugar no baiano de basquete

A Seleção Ilheense de Basquete não conseguiu superar a forte equipe da FTC/Salvador e acabou perdendo a segunda partida da semifinal do Campeonato Baiano, apesar de liderar vencer os três primeiros quartos do jogo. A equipe perdeu por 77 a 71 em partida disputada na Associação Atlética da Bahia (ABB), no sábado (28). Para continuar viva na caminhada pelo título, a seleção precisava ganhar o segundo jogo e provocar a terceira partida.
Um dos líderes da equipe, o ala Ricardo Oliveira, que havia anotado 30 pontos na primeira partida, em Ilhéus, afirma que o volume de jogo foi muito bom. “Mas do outro lado estava a equipe campeã baiana e uma das melhores do Brasil no Universitário de Basquete”, destacou. A partida foi transmitida pela TV Salvador. Agora, a seleção disputará o terceiro lugar do campeonato em partida prevista para o final de semana, na capital do estado. “Essa já é a nossa melhor colocação em toda a história do Baiano”, destaca o ala.
Mesmo perdendo a partida, o cestinha do segundo confronto foi o ilheense Edinei, que marcou 26 pontos. “Perdemos o jogo no final do último quarto”, ressalta Ricardo. O atleta agradece o grande apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania, o Clube Social, e o presidente do Colo Colo, José Maria Santana, e a Serafértil. “Sem esses apoios, nós não conseguiríamos viajar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *