“A Literatura, que concilia com as outras manifestações artísticas, é uma das primeiras modalidades à qual a criança tem acesso. São as histórias infantis que as conduzem para o mundo da imaginação e da criatividade”, lembra a professora Cláudia Barbosa, vice-diretora do colégio. Trabalhar a arte de maneira ampla – acrescenta – como é feita, através de declamações, representações e muita pesquisa, proporciona um envolvimento conjunto entre educando e educador. Através desse evento torna-se possível explorar a veia artística dos nossos alunos, valorizando o lado criativo de cada criança, de cada adolescente – afirma ela.
O Café com literatura é um evento que faz parte do calendário do colégio e envolve toda a comunidade escolar. Este ano, será enriquecido com a participação dos alunos de primeira a quarta séries do Objetivo Júnior. A cada ano, as expectativas são superadas. Os pais revelam grande satisfação ao verem seus filhos se apresentarem para uma platéia de cerca de mil pessoas. Os ingressos são um quilo de feijão ou arroz ou uma caixa de leite.
As turmas do ensino fundamental I e II mostrarão trabalhos baseados em poesias e cantigas de roda e nos musicais Os Saltimbancos, de Chico Buarque, na história do Soldadinho de Chumbo e Bonequinha de Pano, de Ziraldo e Hans Andersen, na Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, no Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, e em Madagascar, de Teresa Cheng e Mierrelle Soria. As do ensino médio apresentarão cenas de O Mágico de Oz, de Lyman Baum, de As Mil e Uma Noites, de Malba Tahan, e de O Fantástico Mistsério de Feurinha, de autoria de Pedro Bandeira.