Secretaria de Turismo lança Guia Gastronômico
Cantoria, MPB e sertanejo amanhã no Teatro Municipal
Ilhéus discute estratégias contra o turismo sexual
Cae II e Centro de Zoonoses vacinam contra raiva animal
Um grupo de deficientes visuais mostra em Ilhéus que é possível ter uma vida normal e ajudar o próximo, contrariando o senso comum de que a falta da visão é sinônimo de incapacidade. São seis pessoas, com idades variando de 16 a 53 anos, que foram alfabetizadas em braile e hoje integram o grupo de contação de histórias da Biblioteca Municipal Adonias Filho.
O grupo, apropriadamente batizado com o nome “Atitude”, promove reuniões para contar histórias em escolas, todas as terças-feiras. Às quartas, sempre das 14 às 17 horas, os encontros acontecem no Hospital São José, ajudando a alegrar os pacientes. O Atitude também se reúne às quintas-feiras, pela manhã e à tarde, na Biblioteca Adonias Filho, onde qualquer pessoa pode conhecer o trabalho.
Além de promover um gesto de solidariedade, os integrantes do grupo afirmam ter como maior retribuição a satisfação pessoal e o aumento da auto-estima. Jodaias Oliveira Santos, de 18 anos, é um dos mais dedicados membros do Atitude e diz que sua maior alegria é ”mostrar para as pessoas que somos normais e não coitadinhos”. Ele aprendeu braile na Escola Municipal Heitor Dias e declara ter encontrado um “novo sentido na minha vida” com o trabalho no Atitude.
Parte dos membros do grupo é atendida no Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie), instalado pelo atual governo para promover a integração de pessoas com necessidades especiais ao sistema de ensino. “É um trabalho de enorme alcance social, que demonstra o interesse real da administração pela inclusão verdadeira e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca a pedagoga Oda Toicima, que coordena o Atitude.
Secretaria de Turismo lança Guia Gastronômico
Um guia gastronômico completo, com os bares e restaurantes de Ilhéus, além de dicas culinárias, receitas e comidas regionais, foi lançado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria de Turismo do município. O material é mais um apoio que a Prefeitura de Ilhéus, via Setur, oferece às empresas prestadoras de serviços utilizados tanto pelos turistas como pela comunidade.
O guia será distribuído por meio eletrônico entre as empresas do trade, que poderão imprimi-lo e repassar à sua clientela. Além do endereço e telefone dos bares e restaurantes, o material contém outras informações interessantes para os turistas, como a receita do tradicional Quibe do Nacib. Os dados sobre os estabelecimentos podem ser facilmente localizados, já que a organização é feita por categorias, de maneira detalhada.
De acordo com o secretário de Turismo Hermano Fahning, o guia não é um documento fechado e a Setur está pronta a receber sugestões e fazer a inclusão de novos estabelecimentos na relação. Basta que o interessado entre em contato com a Secretaria, via telefone (2101-5588) ou envie e-mail para o endereço seturilheus@yahoo.com.br. “Esse guia será atualizado e remetido mensalmente aos hotéis, pousadas e outros destinatários cadastrados em nossa mala-direta”, afirma Hermano Fahning.
Outro detalhe sobre o guia diz respeito ao quadro “Destaque do Mês”, que vai sempre prestigiar um estabelecimento ou empresário do setor de gastronomia. Nesta primeira edição, a menção coube ao Barrakítica, situado no centro de Ilhéus. O bar foi incluído em uma lista produzida pela revista masculina Sexy, entre os “100 botecos que mais se destacaram em todo o Brasil”.
Para Hermano Fahning, iniciativas como essa ajudam a melhorar cada vez mais a relação da cidade com as pessoas que a visitam. “É muito bom para o turista chegar aqui e saber onde se hospedar, comer e se divertir”, observa. Ele destaca que todas essas ações são fruto do “empenho do prefeito Valderico Reis em estimular a economia da cidade, particularmente no setor turístico”.
Além do Guia Gastronômico, a Setur já produz a lista “Ilhéus Acontece”, também distribuída eletronicamente entre as empresas de turismo. A Secretaria está finalizando o levantamento para a edição de um guia de serviços e planeja reunir os três catálogos em um material impresso, para ser distribuído no início de 2007.
Cantoria, MPB e sertanejo amanhã no Teatro Municipal
Cantoria com lamentos regionais, MPB e sertanejo estão na pauta de amanhã (27), do Teatro Municipal de Ilhéus. O músico goiano Juraildes da Cruz vai lançar o CD “Meninos”, a partir das 20 horas, num show com ingresso a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Ótima oportunidade para conhecer o trabalho do compositor que tem registro em músicas gravadas por nomes de expressão do cenário brasileiro.
“Meninos” é o segundo trabalho da carreira solo do artista que compôs para nomes como Elomar, Renato Teixeira e Xangai. Juraildes da Cruz promete um show imperdível para a platéia de Ilhéus, cidade que acha acolhedora e bela. Além disso, vai permitir que os dedos deslizem pelas cordas do violão, deixando que a sonoridade dos acordes tome conta da platéia.
Vivendo um das melhores fases, Juraildes Cruz preza pela beleza e diversificação do repertório. Busca a satisfação do encontro com o público para mostrar o que melhor sabe fazer. Não abre mão de cantar e tocar. Em “Meninos”, o músico procura se ver quando criança e retrata momentos vividos em sua terra com sutileza. No segundo CD, destacam-se, ainda, a maturidade e a profundidade em algumas canções do compositor.
Ilhéus discute estratégias contra o turismo sexual
Órgãos públicos, trade turístico e a sociedade ilheense participam de seminário para discutir estratégias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, no próximo dia oito de novembro, a partir das 9h, no auditório local da Ceplac. Ilhéus participará de uma cruzada nacional que conta com a participação de municípios de 21 estados brasileiros contra o turismo sexual infanto-juvenil. O seminário Turismo Sustentável e Infância é promovido pelo Ministério do Turismo, em conjunto com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (Unb). As secretarias municipais de Turismo e de Assistência Social e Trabalho atuam como parceiros do evento.
O seminário integra um conjunto de ações que visam sensibilizar profissionais do trade turístico para coibir a prática do turismo sexual. A campanha tem como foco as cidades de vocação turística e público-alvo desde profissionais que atuam em receptivos a funcionários de bares, restaurantes, locadoras de veículos, taxistas e demais segmentos que trabalham direta e indiretamente na atenção ao turista.
A programação do evento inclui palestras e oficinas nos três turnos do dia oito de novembro, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Atuarão como facilitadoras as agentes locais do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), Elisete Paixão e Cláudia Mesquita Soares. Os interessados em se inscrever no evento, que também fornecerá certificação emitida pelo Ministério do Turismo e pela Universidade de Brasil, já pode enviar informações pessoas para o e-mail infância_salvador@yahoo.com.br. As inscrições também podem ser feitas no auditório local da Ceplac, no dia do evento.
De acordo com a organização do evento, todos os participantes receberão material de trabalho, além de receber a certificação do Ministério do Turismo e do Centro de Excelência em Turismo, da UnB. O seminário se trata se uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo e do Unicef. Entre os parceiros estão a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, Conselho Nacional do Comércio, Sebrae, ABIH, Abrasel, Atil, CDL, Sentinela, Cedeca, Juizado de Menores, Deltur e Conselho Tutelar.
Cae II e Centro de Zoonoses vacinam contra raiva animal
Após atingir 92% de cobertura vacinal na última etapa da campanha contra raiva animal, a Secretaria de Saúde de Ilhéus montou estrutura de atendimento no Cae II, localizado na avenida Canavieiras, e no Centro de Controle de Zoonoses, no Vilela. A vacinação está sendo feita entre 7h e 17h, de segunda a sexta. Até o último sábado, Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica, o Departamento de Vigilância à Saúde havia atingido o percentual de 78% de vacinação de cães. Foram 20.800 cães e 3.500 gatos que já receberam aplicação de vacina anti-rábica.
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, enfatiza que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 80% da população de cães e gatos contra a doença. “Apenas nas primeiras semanas de campanha, já atingimos esse percentual”, afirma. Para superar o índice de cobertura registrado na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde definiu esquema especial para vacinação também no interior.
Equipes volantes atuarão nos distritos e em toda a zona rural. Cássia Virgínia reforça a necessidade de imunizar o animal para que o município fique livre do registro de casos desta doença, que é letal tanto para cães e gatos como para os seres humanos. Salivação excessiva do animal e mudança de comportamento são alguns sinais da raiva. Os casos suspeitos devem ser comunicados ao Centro de Controle de Zoonoses (telefone 3234-3712). Cássia assinala ser importante que as pessoas agredidas por animais com quadro suspeito devem procurar atendimento médico no Cae II (antigo Sesp).