Ilhéus quer devolver derrota no basquete
Alunos do Heitor Dias assistem peça sobre história do cacau
Campanha mobiliza contra a leptospirose em Ilhéus
Odontólogos comemoram dia com atendimentos gratuitos em Ilhéus
Ilhéus reforça divulgação no 34° Congresso da Abav
A Prefeitura de Ilhéus espera obter “oxigênio” para tocar obras e projetos, fortalecendo a capacidade de investimento do município com o corte de gastos determinados pelo prefeito Valderico Reis. Entre as medidas adotadas nesta segunda-feira (23), estão o corte de 900 cargos comissionados e servidores contratados, além da redução em 20% dos salários dos ocupantes de cargos a partir do quarto escalão.
A maior preocupação do prefeito Valderico Reis é reduzir o nível de endividamento do governo, hoje comprometido com o pagamento de precatórios e débito com o INSS, entre outros. Para se ter uma idéia desse comprometimento financeiro, basta verificar as deduções nas transferências de recursos para o município.
Do repasse do FPM que veio para a Prefeitura, na sexta-feira (20), no valor de R$ 428.432,80, ficaram na conta apenas R$ 30.501,84. A maior parte dos descontos refere-se a dívidas herdadas de gestões anteriores. Somente a parcela descontada para o INSS levou mais de 35% do repasse.
“Essa é uma situação que não poderia continuar, por isso tivemos que adotar medidas drásticas para aliviar o caixa do governo”, salienta o prefeito Valderico Reis. Ele reitera que a prioridade de sua administração é “trabalhar para o crescimento de Ilhéus, realizando obras que melhorem a qualidade de vida do povo e atraindo investimentos que garantam geração de emprego e renda”.
Ilhéus quer devolver derrota no basquete
A seleção ilheense de basquete quer devolver à equipe da FTC/Salvador a derrota sofrida no último sábado (21), quando perdeu por 66 a 62. Foi a primeira partida do playoff semifinal do Baianão de Basquete 2006. A seleção ilheense precisa vencer o desafio do próximo sábado (28), na Associação Atlética da Bahia, em Salvador, para continuar viva na competição, provocar a terceira partida e decidir a passagem para a finalíssima.
Ilhéus e FTC/Salvador disputam a vaga na final em melhor de três. Se o time da FTC ganhar a próxima partida, parte para a segunda disputa consecutiva do título estadual. No jogo disputado em Ilhéus, a equipe local atuou desfalcada do pivô Ito. O destaque em quadra foi o ala Ricardo Oliveira, o Rato, que se tornou o cestinha da partida do último sábado ao anotar 30 dos 62 pontos da equipe ilheense.
Apesar da FTC/Salvador ser a atual campeã baiana de basquete e quarto lugar no Brasileiro Universitário de Basquete, a equipe ilheense ainda acredita em reviravolta. Ricardo Oliveira diz que a vitória do adversário se “deu por diferença pouca e nossa equipe foi à quadra desfalcada do seu principal pivô”, Ito, de 2 metros de altura. A seleção conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania.
Alunos do Heitor Dias assistem peça sobre história do cacau
A encenação da peça “Cacau”, uma adaptação do texto de Sizínio Rosa Barros, fechou a série de apresentações promovidas pela Escola Heitor Dias, como parte do conteúdo programático da matéria História de Ilhéus. Com o olhar atento, 400 estudantes da escola acompanharam, na manhã de hoje (24), a trama que traz para o palco a cultura do cacau, sem deixar de lado seus protagonistas e coadjuvantes.
O aprendizado da matéria, através de métodos que utilizam o lazer e entretenimento, além de promover arte e cultura para os alunos, é o objetivo do trabalho que vem sendo desenvolvido por professoras da Escola Heitor Dias. A encenação final da série foi realizada no Teatro Municipal de Ilhéus e, antes do inicio da apresentação, os alunos da terceira série cantaram uma música sobre o tema cacau, do compositor Luciano Sanjuan.
Adaptada pela professora Meire Elizabeth e Perival Behrmann, a peça faz um breve histórico da trajetória do cacau e mostra o cultivo e a colheita do principal produto econômico da região. Outro aspecto trata da relação sócio-econômica. Apogeu e crise do cacau são enfocados no texto que inclui no espetáculo a personagem Gabriela, de Jorge Amado.
Numa alusão aos protagonistas da saga do cacau, a peça inclui a figura do coronel, interpretada pelo professor Castro. Entre tantas figuras intimamente ligadas ao cacau, está o trabalhador agrícola. A peça faz o estudante pensar e viajar por esse universo, despertando o interesse pelo município.
A montagem do espetáculo integrou alunos, professores e funcionários da escola Heitor Dias, como informou uma das coordenadoras dos trabalhos, professora Ana Angélica Lima. A professora Ildeni Andrade e a diretora da escola, Jamile Maron Silva, também fazem parte do trabalho apresentado. O elenco foi composto pelos funcionários Paulo, Lucileide e Nilza. Dona Valderez, avó de um aluno, também faz parte do elenco da peça que conta, ainda, com os professores Nilton e Meire, responsável pela adaptação do texto.
Campanha mobiliza contra a leptospirose em Ilhéus
As secretarias de Saúde de Ilhéus, por meio de seu Departamento de Vigilância à Saúde, e de Serviços Urbanos estão mobilizadas em uma campanha de combate à leptospirose. Os ratos são estão entre os principais vetores da doença, por a campanha tem como foco promover a conscientização da comunidade quanto à destinação do lixo doméstico e comercial.
As ações tiveram início na semana passada, com a visita de agentes da Vigilância Sanitária e equipe do Centro de Zoonoses à Central de Abastecimento do Malhado. O grupo conversou com feirantes sobre a forma correta de se fazer o acondicionamento dos resíduos para coleta. “Nós consideramos essa medida fundamental, pois a prevenção é a melhor maneira de se evitar o crescimento do número de casos de leptospirose”, afirma a secretária de Saúde, Eliane Oliveira.
Os agentes distribuíram 3 mil folhetos entre os comerciantes da Central de Abastecimento, com orientações sobre as formas de se evitar a proliferação de ratos e o conseqüente aparecimento da leptospirose. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram registrados este ano 28 casos da doença no município.
O secretário de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, explica que a participação da Secretaria de Serviços Urbanos na campanha é necessária porque a leptospirose está diretamente associada à destinação incorreta do lixo. “A Secretaria tem feito um trabalho constante de orientação, solicitando que as pessoas fiquem atentas aos horários de coleta e acondicionem bem os resíduos, evitando que eles atraiam animais”, afirma
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, espera que com esse esforço conjunto, somado à participação da comunidade, seja possível reduzir as ocorrências de leptospirose. “Estamos conseguindo sensibilizar as pessoas, por isso acredito que nossa iniciativa terá êxito”, destaca.
Odontólogos comemoram dia com atendimentos gratuitos em Ilhéus
Cerca de 20 profissionais da área de odontologia participarão de um Mutirão de Saúde Bucal, nesta quarta-feira (25), em Ilhéus. A atividade foi programada, conjuntamente, pela Associação Brasileira de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia e Secretaria de Saúde do Município, para comemorar o Dia do Dentista. Os atendimentos gratuitos serão realizados na Praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá, das 9 às 17 horas.
Dois gabinetes odontológicos serão instalados em um estande na praça, com a oferta de procedimentos que vão desde a escovação e limpeza, até o diagnóstico precoce do câncer de boca. A expectativa dos coordenadores é de que serão atendidas cerca de 250 pessoas. Além dos 20 odontólogos, outros 10 auxiliares vão atuar no mutirão, todos como voluntários.
O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Ledson Nogueira, explica que os atendimentos serão por demanda espontânea. “As pessoas vão chegar, preencher uma ficha e logo serão atendidas”, afirma. Nogueira convida a comunidade a participar da comemoração e aproveita para destacar a importância da prevenção para se manter a saúde bucal. “Esse trabalho tem como principal objetivo, exatamente, mostrar às pessoas como é necessário cuidar bem dos nossos dentes, com uma escovação regular e visita periódica ao dentista”, orienta.
Ilhéus reforça divulgação no 34° Congresso da Abav
A divulgação do destino Ilhéus e a atração de investimentos privados para a Costa do Cacau são os principais objetivos da viagem da delegação que representará o município no 34° Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), o maior evento da indústria turística em toda a América. A delegação regional terá a frente o secretário de Turismo, Hermano Fahning, e será integrada por representantes do trade e empresas de Ilhéus, Itacaré e demais municípios membros da Costa do Cacau. O evento começa nesta quarta-feira (25). Ilhéus dará ênfase, segundo o secretário, aos contatos com agentes de viagem e a divulgação do destino para as mais de 2.200 empresas participantes.
O congresso, previsto para começar no final da manhã desta quarta-feira, vai até o próximo sábado (28) e reunirá operadoras de viagens, hotéis, parques temáticos, destinos, prestadores de serviço e empresas aéreas em quatro pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro. O secretário Hermano Fahning diz que, numa parceria com o Sebrae, será apresentada a nova folheteria com os atrativos de Ilhéus e da Costa do Cacau. Ele explica que os contatos privilegiarão os agentes de viagem. “Vamos municiá-los com informações sobre do destino Ilhéus e da Costa do Cacau para que, assim, possamos atrair ainda mais turistas”, diz.
O secretário acredita que, ao conhecer melhor o destino, os agentes têm melhores condições de vender o destino Ilhéus. Desde 2005, o município ganhou maior visibilidade ao investir na divulgação do destino e nos atrativos locais em feiras regionais e nacionais. O resultado, afirma Hermano, tem sido maior fluxo de turistas em Ilhéus e na Costa do Cacau. A participação nestes eventos também facilita as negociações com empresas e operadoras nacionais.
A participação em congressos como o da Abav resultou em contatos e atração de empresas aéreas para Ilhéus. Para Hermano, a união de todo o trade colocou Ilhéus e a Costa do Cacau, novamente, na rota de investimentos e da programação de viagem dos turistas. “Há um aumento do fluxo de visitantes e isso é resultado direto da participação de todo o trade nestes eventos”, ressalta, destacando “a sensibilidade do prefeito Valderico Reis para atender as demandas do setor, mesmo diante das dificuldades financeiras”.
A participação no maior evento do setor de turismo da América dá a Ilhéus a condição de captar novos negócios. Hermano frisa que o trabalho desenvolvido neste sentido desde o ano passado resultou em maior “fluxo de turistas, de forma consolidada”. Segundo ele, “para atender a essa crescente demanda, estamos solicitando às companhias a ampliação do número de vôos para Ilhéus”.
A maior divulgação do destino Ilhéus fez com que as operadoras voltassem a dar prioridade a pacotes turísticos tendo o município como destino. Um dos exemplos positivos tem sido a lotação em até 100% dos leitos da rede hoteleira local em períodos de feriado. Hermano cita o último feriadão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, quando a lotação nas maiores redes atingiu 100% e, no geral, superou a média registrada nos feriadões de anos anteriores. “Sem essa parceria com os vários segmentos, não alcançaríamos os resultados almejados”, afirma.
Novela das oito em Ilhéus
Além de participar do 34° Congresso da Abav, o secretário de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning, se reunirá com um dos diretores do núcleo de teledramaturgia da Globo, Gilberto Nunes, para agradecer a escolha do município como uma das locações da nova novela das oito, Paraíso Tropical. De acordo com Hermano, também será oferecido todo o apoio necessário para a equipe de teledramaturgia global.
A novela das oito tem previsão de estrear no primeiro semestre do ano que vem e será gravada no Rio de Janeiro e terá cenas externas de Ilhéus. “Temos uma grande oportunidade de reforçar a condição do nosso município como terceiro principal destino turístico baiano. A novela nos dará grande visibilidade”, afirma Hermano.