A diretora explica que a escola se preocupou em deixar a organização da mostra de trabalhos sob o cuidado das crianças, apenas com a orientação dos educadores. “Nosso objetivo é que tudo aconteça de acordo com as possibilidades e os interesses das crianças, mantendo a exposição próxima do dia-a-dia escolar”, afirma. Ela diz que esta é a primeira vez que a Feira do Livro será realizada dentro da escola. “Pensamos numa proposta completamente diferente dos anos anteriores e decidimos que esta é a melhor forma para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer e presenciar nosso trabalho”, completa.
Valerie acredita que esta é uma excelente oportunidade para o visitante mergulhar no universo da aprendizagem significativa e inteligente promovido pela Escola Suíço-Brasileira de Ilhéus, que focaliza em sua metodologia de ensino, a criança no contexto em que vive. A intenção da Feira é mostrar que aprender pode ser muito divertido e interessante.
O evento pretende colocar os alunos em contato com as artes, de forma bastante intensa, e estimular o gosto pela leitura e pela busca de conhecimentos científicos. Para o público em geral, a Feira pretende apresentar a proposta pedagógica da instituição, incluindo o processo de construção de conhecimento, os conteúdos, as metodologias aplicadas, a filosofia e a abordagem dada aos conteúdos. Algumas livrarias da cidade irão expor, dentro da escola, uma grande variedade de livros infanto-juvenis de qualidade. A Escola Suíço-Brasileira está localizada na Rua Lauro Farani de Freitas, no bairro Cidade Nova. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3633-1202.