O concurso está dividido em cinco etapas: sendo a primeira (provas objetiva e discursiva) marcada para o dia 4 de fevereiro de 2007. Em seguida, os candidatos que forem classificados passarão por avaliação psicológica, teste de aptidão física, exame médico/odontológico e investigação social. A previsão da Saeb é para cerca de 100 mil inscritos para o concurso, que tem período de validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. O contingente – 2,9 mil vagas para homens e 300 para mulheres – será absorvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O salário inicial é de R$ 970,37 para jornada de 30 horas, podendo ser alterado, posteriormente, para R$1. 264,97 com jornada de 40 horas.
Requisitos
Para participar da seleção o candidato tem que ser brasileiro nato ou naturalizado, ter entre 18 e 30 anos, comprovado por meio de documento de identidade atualizada, possuir o curso de ensino médio completo, além de estatura mínima 1,60 m, para candidatos do sexo masculino, e 1,55 m para os candidatos do sexo feminino.
Após a conclusão do concurso, os candidatos aprovados nas vagas para Salvador irão participar de um curso de formação na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Ondina, e em núcleos regionais para os candidatos aprovados para o interior. Serão nove meses de curso, com matérias técnicas e jurídicas, entre elas, abordagem, armamento e tiro, além de direitos humanos. Durante o período do curso de formação o candidato recebe um salário mínimo como ajuda de custo.
O cartão informativo com os dados sobre o local e horário da aplicação da prova poderá chegar em até três dias antes da avaliação no endereço fornecido na inscrição, desde que o endereço informado pelo candidato esteja correto e completo. Caso o candidato não receba, deverá entrar em contato com a FCC, através do telefone (0xx11) 3721 4888 ou consultar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br. Para obter mais informações sobre o certame, o candidato pode acessar os endereços eletrônicos www.portaldoservidor.ba.gov.br e www.concursosfcc.com.br, sites do Governo do Estado e da Fundação Carlos Chagas respectivamente.