Ilhéus já vacinou 78% dos cães contra a raiva
Ilhéus se mobiliza contra a dengue
Renato Piaba apresenta no TMI o espetáculo “Intimidades.com”
Copa Universitária de Futsal tem mais uma rodada dia 28
Conselheiros do Pólo Litoral Sul participam de oficina em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus está sendo obrigada a conviver com o duro impacto nas suas contas, causado pelos precatórios judiciais. São dívidas decorrentes de processos herdados de administrações anteriores, mas que precisam ser honradas pelo atual gestor. Em função desses débitos e para continuar cumprindo os seus compromissos com servidores e fornecedores, o governo terá que adotar medidas de contenção de gastos, inclusive a dispensa de funcionários que ocupam cargos de confiança e contratados com prazo determinado, além da redução dos vencimentos de secretários e ocupantes de cargos até o quarto escalão.
O prefeito Valderico Reis afirma lamentar essas medidas e reconhecer o transtorno que elas vão causar, mas não vê alternativa diante da crise enfrentada pelo município. “Não existe outro caminho, estamos sufocados pelas dívidas herdadas das gestões passadas”, salienta. Todos os meses, uma expressiva parcela de recursos do município é seqüestrada para pagar o débito. É um dinheiro que nem chega às contas da Prefeitura, sai do banco direto para o pagamento dos precatórios.
Para aliviar o impacto financeiro, o governo dispensará 900 servidores do seu quadro de cargos de confiança e contratados. As notificações serão encaminhadas esta semana e a secretária de Finanças, Alexandra Gonçalves, frisa que, apesar da inevitável repercussão da medida, “estamos certos de que haverá o entendimento de que essa é uma providência necessária, sem a qual as contas do município entrariam em colapso”. O prefeito Valderico Reis também encaminhará, à Câmara de Vereadores, projeto de lei reduzindo em 20% os salários dos secretários e servidores até o quarto escalão.
MEDIDA ADMINISTRATIVA
O governo repudia as especulações em torno dessas medidas, inclusive com a divulgação na imprensa de números e nomes de pessoas que seriam demitidas. Nega ainda o prefeito Valderico Reis a existência de qualquer conotação política na ação. “É simplesmente uma atitude administrativa, porque não adiantaria ficar com os funcionários sem ter condição de pagá-los”, observa o prefeito.
Valderico Reis assegura que a administração vai superar as dificuldades financeiras. “Ilhéus já vê os resultados de uma administração que trabalha em benefício do povo e da cidade, que batalha em busca de recursos para obras importantes, como a da pavimentação de diversas ruas e avenidas, e que tem um bom diálogo com a iniciativa privada”, comenta.
O prefeito diz ainda que seu governo sempre adotou uma postura respeitosa e de valorização do seu quadro de servidores, sobretudo os efetivos. “Concedemos um reajuste salarial maior do que o liberado nos oito anos do governo passado, recuperamos setores onde não havia condições de trabalho e buscamos obter melhores condições para o crédito consignado oferecido ao servidor”, exemplifica. Para Valderico, “o ideal seria não dispensar nenhum dos nossos colaboradores nem cortar salários, mas administrar impõe sacrifícios e nem sempre é possível fazer o que a gente quer”.
Ilhéus já vacinou 78% dos cães contra a raiva
Os números da campanha de vacinação anti-rábica em Ilhéus indicam que o município, mais uma vez, vai ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até o último sábado, Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica, a Vigilância Epidemiológica havia imunizado 20.800 cães e 3.500 gatos contra a raiva. A quantidade de cães vacinados corresponde a 78%, quando o índice recomendado pelo Ministério é de 80%.
Como a campanha prossegue até o dia 21 de novembro, a expectativa da Vigilância é de que o objetivo seja cumprido com folga. Na última etapa da mobilização contra a raiva, o município alcançou uma cobertura de 92%, o que a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, atribui ao empenho dos agentes responsáveis pela vacinação, bem como ao apoio do governo municipal e “à conscientização cada vez maior da comunidade quanto aos riscos da raiva”.
Segundo Cássia Virgínia, cinco equipes de vacinadores permanecerão em campo na zona urbana do município, e unidades volantes atuarão também nos distritos e demais localidades da zona rural. Apenas no Dia Municipal, quando foram montados 40 postos de vacinação, a Secretaria de Saúde conseguiu imunizar 12.456 cães e 2.366 felinos.
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde esclarece que a raiva é uma doença fatal e transmissível para seres humanos. Em caso de animais suspeitos, seus responsáveis devem acionar o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 3234-3712, e as pessoas que forem agredidas por cães ou gatos precisam dirigir-se ao atendimento no antigo Sesp, na Avenida Canavieiras, para os procedimentos de profilaxia.
Ilhéus se mobiliza contra a dengue
O município de Ilhéus está se mobilizando para baixar ainda mais os índices de infestação predial da dengue. A ofensiva contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti inclui a união de instituições, órgãos públicos e diversos segmentos da população. Depois de uma reunião na semana passada, órgãos estaduais, municipais e federais decidiram elaborar um conjunto de ações para 18 de novembro, o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, cada parceiro apresentará um elenco de sugestões para o mutirão em 18 de novembro. A apresentação das propostas será no dia primeiro de novembro, às 14h, na sede do antigo Sesp. “O que buscamos é somar esforços para inibir o avanço da dengue”, afirma Cássia Virgínia. Entre os parceiros estão associação de moradores, Embasa, Infraero, Anvisa, Sindicatos e associações de feirantes e peixeiros.
Cássia Virgínia ressalta que, apesar da queda dos índices de infestação, o município ainda tem algumas áreas onde as ações de combate devem ser intensificadas, como a região do Malhado, altos do Coqueiro, Soledade, Basílio, Vilela e Vila Nazaré. Ela afirma que o trabalho contra a dengue é permanente e se intensificará ainda mais agora, com a proximidade do verão, quando a alternância de dias chuvosos e de sol é maior e existem condições mais propícias para o avanço da doença.
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde informa que já nesta semana o município está iniciando o quinto ciclo de visitas domiciliares para a eliminação de focos de infestação da dengue. As equipes de agentes fazem um total de seis visitas anuais a cada residência. Nos próximos dias a cidade também receberá equipes do Ministério da Saúde para o Levantamento Rápido de Índices de Infestação (Lira). O levantamento visa apurar os índices de infestação e determinar as ações necessárias de combate ao mosquito da dengue.
Água parada
Cássia Virgínia ressalta a necessidade de se eliminar criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti. Ela lembra que a água limpa e parada é o único meio de reprodução do mosquito da dengue. Cássia recomenda tampar reservatórios e não fazer a troca constante de água em vasos de planta, por exemplo. “O fundamental é eliminar qualquer possibilidade de acúmulo de água. Pneus, cascas de ovo ou até de coco também são usadas pelo mosquito, desde que tenham água limpa e parada”, afirma.
Renato Piaba apresenta no TMI o espetáculo “Intimidades.com”
Com texto fundamentado em recursos utilizados pela mídia digital, o espetáculo “Intimidade.com”, do humorista Renato Piaba, será apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus, nos dias 28 e 29, às 20 horas, ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Antecipadamente, o ingresso fica mais barato e pode ser encontrado na bilheteria do Teatro. Na montagem, o humorista procura bisbilhotar a vida alheia, mostrando a intimidade de pessoas comuns. Elas são reveladas por meio de entrevistas, declarações, fofocas e, acima de tudo, muito humor.
Em “Intimidades.com”, Piaba promete inovações em seu repertório de piadas. Além disso, como suporte da mídia, a comédia utiliza todas as ferramentas da internet para interagir com o público, que estará “linkado” nos assuntos mais solicitados pela platéia durante as apresentações. Renato Piaba garante que quem assistir ao espetáculo terá muitas horas de estórias e os “causos” que desvendam o que todos têm curiosidade de saber, mas ninguém tem coragem de perguntar.
Sobre a montagem, Piaba diz que “grandes revelações de segredos dos mortais e imortais da nossa terra vão fazer o público delirar de tanto rir”. Humorista dos mais conceituados, Renato Piaba tem sempre a fórmula certa para divertir o público. “Intimidades.com” é uma ótima oportunidade de assistir a um bom espetáculo, que faz qualquer um esquecer dos problemas, através de furos de reportagens, segundo opinião dos produtores locais Ari Rodrigues e Eva Lima.
Copa Universitária de Futsal tem mais uma rodada dia 28
Está programada para este sábado (28), em Ilhéus, mais uma rodada da II Copa Universitária de Futsal. A partir das 16 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade, jogam as equipes da Faculdade Montenegro x Facsul e, às 17h, a FTC/Itabuna enfrenta a Faculdade de Ilhéus. Encerrando a rodada, às 18 horas, vão se enfrentar a Uesc e a Faculdade Madre Thaís.
A partida final da copa, segundo o regulamento, está prevista para o dia 2 de dezembro. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus, a competição é realizada pela Federação Universitária de Futsal, em parceria com a Liga Ilheense de Futsal, tem jogos programados para o ginásio de esportes Herval Soledade e Instituto Nossa Senhora da Piedade.
A copa, que envolve estudantes das faculdades de Ilhéus, Itabuna e Ibicaraí, teve uma rodada no último dia 21, com os seguintes resultados: Uesc 4 X 1 FTC/Itabuna, Faculdade de Ilhéus 2 x 5 Faculdade Montenegro e Facsul 10 x 12 Faculdade Madre Thais. No dia 25 de novembro acontece a fase semifinal da copa.
Conselheiros do Pólo Litoral Sul participam de oficina em Ilhéus
Com a proposta de elaborar o Plano de Atuação do Conselho de Turismo Pólo Litoral Sul, os novos conselheiros estão reunidos desde esta segunda-feira (23), em oficina de trabalho realizada na Pousada La Dolce Vita, zona sul de Ilhéus. As atividades continuam nesta terça-feira (24), durante todo o dia, para que sejam definidas as ações prioritárias a serem executadas nos próximos seis meses.
A programação da oficina começou às 9h de segunda-feira, com abertura e apresentação dos participantes e abordagem da estratégia do turismo na região, coordenada pelo Governo do Estado, Governo Federal (através do Banco do Nordeste) e Sebrae. Em seguida, foi feita a validação da missão e a definição das ações estratégicas do Conselho de Turismo Pólo Chapada Diamantina, para os próximos dois anos.
Nesta terça-feira (24), serão definidas e detalhadas as ações prioritárias de curto prazo, a serem executadas até julho do próximo ano, o funcionamento das Câmaras de Turismo, os ajustes no Regimento Interno do Conselho e demais encaminhamentos. Além de representantes da Bahiatursa, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, BNB e municípios que integram as Costas do Cacau e do Dendê, também foram convidados membros de ONGs, da iniciativa privada e da comunidade científica (universidades).
O secretário de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning, afirmou que este encontro vai contribuir para o direcionamento do Conselho e o início de uma nova forma de atuar. Ele ressalta que, na última reunião, foram eleitos os novos conselheiros, e agora é preciso construir um novo Conselho, no que se refere à forma de atuar e de obter resultados sustentáveis para o turismo da região. “Temos que estimular a união e o comprometimento dos conselheiros, visando o pleno desenvolvimento turístico da região como um todo”, disse.