INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Copa universitária de futsal começa amanhã

“Mês da Criança” entra na reta final em Ilhéus

Campanha contra a sífilis atingiu meta em Ilhéus

Guias turísticos de Ilhéus terão curso de qualificação

Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva

Copa universitária de futsal começa amanhã

A II Copa Universitária de Futsal começa amanhã (21), às 15h, no ginásio do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP) com o jogo entre a FTC Itabuna e Uesc. A competição reunirá estudantes das escolas de ensino superior do eixo Ilhéus/Itabuna e de Ibicaraí. Os jogos serão realizados nos ginásios de esportes Herval Soledade e da Piedade. A partida final está prevista para o dia 2 de dezembro.
Após a partida inaugural da segunda edição da Copa Universitária de Futsal, se enfrentarão Faculdade de Ilhéus x Montenegro e Facsul x Faculdade Madre Taís. Os jogos acontecerão sempre aos sábados. Seguindo a tabela do campeonato, no próximo sábado (28) se confrontam Faculdade Montenegro x Facsul, FTC Itabuna x Faculdade de Ilhéus e Uesc x Faculdade Madre Taís.
Para o dia 4 de novembro estão programados os jogos Uesc x Faculdade Montenegro, Faculdade de Ilhéus x Facsul e FTC Itabuna x Faculdade MadreTaís. A Faculdade Montenegro vai enfrentar a Faculdade Madre Taís no dia 11 de novembro. Nesta mesma data se enfrentam Uesc e Faculdade de Ilhéus, FTC Itabuna e Facsul.
Estão programados para o dia 18 os jogos entre Uesc e Facsul, FTC Itabuna e Montenegro e Faculdade de Ilhéus e Madre Taís. Os jogos da semifinal da copa universitária de futsal acontecerão no dia 25. A grande final está prevista para o dia 2 de dezembro. O evento tem o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania da Prefeitura de Ilhéus. A competição é realizada pela Federação Universitária de Futsal, numa parceria com a Liga Ilheense de Futsal.

“Mês da Criança” entra na reta final em Ilhéus

As atividades do “Mês da Criança” serão encerradas na próxima semana com uma programação voltada ao público infantil dos bairros Banco da Vitória e Nelson Costa, além das comunidades de Pimenteira, Inema e do povoado de Japu. Toda a programação é tocada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Prefeitura de Ilhéus para atender a criançada. Espaços das escolas municipais destas localidades servirão de palco para apresentações de espetáculos teatrais e de brincadeiras culturais, como informou o presidente da Fundaci, Marcos Magno.
A maioria da garotada, tanto da sede quanto das localidades do interior, terá seu primeiro contato com o teatro. “A programação do mês da criança está atingindo seus objetivos, uma vez que leva cultura a locais distintos de Ilhéus e tem como público-alvo os menores que não conhecem expressões artísticas ou tem pouco contato com elas”, destaca Marcos Magno.
Outra questão salientada pelo presidente da Fundaci está no resgate de brincadeiras que sempre marcaram a infância, como cabra-cega, corrida-de-ovo e corrida de saco, dentre outras de importância fundamental para o resgate de manifestações populares vividas por gerações passadas. Para o público-alvo, as atividades do mês da criança representam o contato com um mundo ainda distante de sua realidade. Distribuição de prêmios acontece durante as brincadeiras.
A programação será fechada no dia 27 de outubro. Até lá, haverá encenação da peça infantil “O Grilo do Grilo”, dirigida por Ciro Nonato. No dia 23, o espetáculo será apresentado na Escola Herval Soledade, bairro Banco da Vitória, na zona oeste. Já no dia seguinte, as atividades da programação ficam por conta das brincadeiras estimuladas pela equipe do Águia da Cultura, que atenderá crianças da Creche Nossa Senhora da Conceição, no Nelson Costa.
Os distritos de Inema e Pimenteira, que ficam a mais de 35 quilômetros da sede, recebem o elenco do musical “Os Saltimbancos”, peça adaptada e traduzida por Chico Buarque de Holanda, e dirigida por Cristina Barreto. Será apresentada nos dias 25 e 26, nas escolas municipais das localidades. Considerado de qualidade pelo público e pela critica, “Os Saltimbancos” é uma viagem pelo mundo fascinante de bichos que buscam a liberdade para alcançar a tão sonhada liberdade, mesmo diante de um dono opressor e cruel. O mesmo espetáculo vai ser encenado no povoado do Japu, fechando a programação do mês da criança de 2006.

Campanha contra a sífilis atingiu meta em Ilhéus

A secretária de Saúde de Ilhéus, Eliane Oliveira, afirma que a campanha promovida pelo município, visando o combate à sífilis congênita, atingiu seus objetivos. Durante uma semana, a iniciativa mobilizou unidades básicas de saúde e equipes do Programa de Saúde da Família. O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, com a oferta de exames em um estande no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.
A campanha foi coordenada pelo Centro de Referência no Controle de DST / Aids de Ilhéus, que atuou em oito bairros e no centro da cidade. Em todos os locais, foram oferecidos, a mulheres em idade fértil, testes para a detecção da sífilis congênita. De acordo com a médica Alba Ikuta, coordenadora do Centro de Referência, a principal intenção foi atender às gestantes.
“O exame é fundamental para se prevenir uma doença grave, que atinge a mulher e pode ser contraída pelo feto, provocando sua má-formação e até um aborto”, explica a médica. Segundo ela, o trabalho realizado esta semana contribuiu para aumentar a conscientização sobre os riscos da sífilis congênita e a grande importância do diagnóstico precoce. “Quando a doença é detectada logo, o tratamento fica bem mais fácil e menos doloroso”, assinala.
A campanha realizada no município se antecipou ao Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita, programado para este sábado, 21 de outubro. A secretária municipal de Saúde explicou que essa estratégia foi definida para ampliar o número de atendimentos. Entre os dias 16 e 20, foram realizados exames em mulheres nos bairros Nossa Senhora das Vitórias, Salobrinho, Conquista, Urbis, Malhado, Iguape, Basílio e Teotônio Vilela.

Guias turísticos de Ilhéus terão curso de qualificação

Como parte do programa “Arruma a casa que lá vem gente”, lançado pela Secretaria Municipal de Turismo, será promovido na próxima semana um curso de autalização para cerca de 40 guias turísticos da cidade. O treinamento acontecerá segunda e terça (23 e 24) na Fundação Cultural de Ilhéus. Todos os participantes do curso serão certificados pela Setur.
O treinamento será ministrado em parceria com a empresa LR Turismo, de Salvador, que fará o receptivo de cruzeiros marítimos em Ilhéus na próxima temporada. No primeiro dia, as aulas terão início às 8h, abordando os temas Comunicação e expressão (postura, apresentação pessoal e construção do discurso), Técnicas de condução (a abordagem do turista, a construção da confiança, liderança e comando e segurança no trabalho) e Roteiros (detalhamento e uso do microfone).
Na terça-feira (24), os guias vão aprender a conhecer melhor o cliente, trabalhar com o turista estrangeiro e apresentar corretamente os navios. Neste dia, também serão ministradas aulas sobre a prática da condução e noções de ética, avaliação e encerramento. Os focalizadores serão Alberico Teixeira Filho e Cristina Baumgarten. No total, estão previstas 20 horas de treinamento e mais duas horas de planejamento.
O secretário de Turismo, Hermano Fahning, afirmou que este treinamento vai possibilitar maior qualificação profissional, que é um dos pontos constantemente discutidos pelo governo municipal e o trade ilheense. “O prefeito Valderico Reis está investindo na qualificação de mão-de-obra para o turismo, pois, além de gerar emprego, também melhora a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas”, considerou o secretário.

Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizará mais 620 profissionais de saúde e voluntários para o Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica, neste sábado (21). A meta é imunizar 27 mil cães e cerca de 20 mil gatos contra a raiva, nas zonas rural e urbana. Além de mobilizar um batalhão de profissionais e de voluntários, a Secretaria de Saúde disponibilizará 40 postos fixos e quatro móveis por todo o município a fim de atingir a meta.
A secretária municipal de Saúde, Eliene Oliveira, diz que os postos serão montados em pontos estratégicos das zonas rural e urbana para assegurar maior facilidade de acesso aos donos de animais domésticos na hora de imunizá-los contra a raiva, que é letal tanto para cães e gatos como para o homem. “Toda a mobilização tem a finalidade de garantir ao município um ótimo índice de cobertura vacinal”, explica a secretária.
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Aloísio Corrêa Leite, a campanha vai até o dia 21 de novembro, “mas é importante que o dono do animal de estimação prefira vaciná-lo neste sábado, pois haverá um grande número de postos fixos e volantes, o que assegura maior tranqüilidade na hora de imunizar o cão ou gato”. Ele explica que após este sábado, a vacinação se restringirá ao Cae II, na avenida Canavieiras (antigo Sesp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *