Hotéis comemoram 100% de ocupação no feriado em Ilhéus
Ilhéus promove quatro dias de competições esportivas
Ilhéus assina convênio com o ministério do Meio Ambiente
Campanha contra a sífilis é levada aos bairros de Ilhéus
Veículos utilizados pelos turistas serão vistoriados
Pólo de Informática da Bahia e que produz cerca de 25% dos computadores fabricados no Brasil, Ilhéus inicia nesta quarta-feira (18), no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães, a I Feira Regional de Eletroeletrônicos e Informática e o II Congresso de Tecnologia e Inovação do Sul da Bahia. O prefeito Valderico Reis e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, fazem a abertura do evento às 9h da quarta. Paralelamente aos dois eventos, acontecerá também a VI Semana de Informática da Uesc.
Os eventos visam consolidar a posição do município como pólo deste setor e terminam no dia 20. Logo no primeiro dia do evento, a partir das 14h, haverá rodadas de negócio e palestras como passado e futuro da Lei de informática e perspectivas do mercado de computadores no Brasil e outras oportunidades para os fornecedores de Ilhéus, ministradas por Vanda Scartezzini e Ivair Rodrigues, respectivamente.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos e Informática, Gentil Pires, os eventos englobarão discussões científico-acadêmicas, negociações e discussões sobre o parque industrial ilheense e medidas que possam fortalecê-lo. Toda a programação está voltada a empresas do Pólo de Informática, varejistas de âmbito nacional, prestadores de serviços, empresários do setor de eletroeletrônico e informática.
Estudantes de informática, sistemas de rede e informação, administração e economia também formam o público-alvo do evento. A programação incluirá no segundo dia (19) rodas de negócios, apresentação de painéis e palestras sobre incentivos fiscais, política industrial e capital de giro e financiamento para o setor de eletroeletrônicos. O último dia do evento estará aberto para visitações públicas das 14h às 21h.
A programação de feiras e eventos científicos tem como parceiros a Prefeitura de Ilhéus, Sinec, Sebrae, Cepedi, Eadi-Empório, Unipoli e Assahi. Para participar da programação de seminários, a inscrição pode ser feita pela internet www.sinec.org.br/feiradeinformatica.
Liderança
O prefeito Valderico Reis, além de destacar a posição de liderança do município na fabricação de computadores, enfatiza o papel do Pólo no desenvolvimento de Ilhéus. As indústrias instaladas no Distrito Industrial são responsáveis pela movimentação de R$ 1,3 bilhão, anuais. Mais de 60 empresas dos setores de informática, eletroeletrônicos e telecomunicações têm plantas industriais no município.
O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes, afirma que outra etapa de consolidação do pólo será a transformação da matriz deste setor, passando de simples montador de computadores a produtor de programas e componentes. Ele enxerga nos investimentos na tecnologia da informação caminhos para potencializar projetos como o Cepedi e os cursos superiores da Uesc que estão voltados a esta área, como o de ciências da computação.
Hotéis comemoram 100% de ocupação no feriado em Ilhéus
Hotéis e pousadas ilheenses atingiram até 100% de ocupação no feriado prolongado deste último final de semana. Nem mesmo a chuva foi motivo para que os visitantes desanimassem. Com isso, a maioria dos hotéis da cidade registrou ocupação total durante os quatro dias de feriado, dentre eles o Cana Brava Resort, Opaba, Aldeia da Praia e Praia do Sol.
O Cana Brava Resort, um dos maiores hotéis da região, teve seus 178 leitos ocupados. Segundo o diretor comercial, Rafael Espírito Santo, o movimento no feriado foi excelente. “É claro que os visitantes esperavam chegar a Ilhéus e encontrar um sol forte, mas o mau tempo não conseguiu tirar a alegria das pessoas que estiveram por aqui”. Ele acredita que o clima da Bahia, aliado à receptividade e ao tempero baiano, conseguem sempre criar momentos de relaxamento e descontração para as pessoas quem vêm de fora.
Rafael, que também é responsável pelo departamento comercial do Opaba Praia Hotel, contou que a ocupação de 100% foi registrada nos dois hotéis do grupo. Outros dois que também não tiveram o que reclamar do feriadão foram Praia do Sol e Aldeia da Praia, localizados na Praia do Sul. Segundo a gerente de reservas, Islândia Santana, no total são 222 apartamentos. “Nenhum ficou desocupado nos últimos dias”.
Islândia afirma que o movimento dos dois hotéis tem sido excelente em todos os feriados e até mesmo na baixa estação. “Estamos conseguindo manter boa ocupação durante o ano todo, pois temos convênios com diversas empresas e trabalhamos muito em cima do turismo de negócios”, contou.
Ela diz, ainda, que os hotéis já estão com reserva confirmada de 50% dos apartamentos para o feriado de Finados, em novembro. “A expectativa é de alcançarmos, mais uma vez, a ocupação total”, declara. O empresário do ramo de hotelaria, Hans Schaeppi, observa que, de modo geral, o feriado foi bom. “Alguns hotéis tiveram ocupação melhor do que outros, mas acredito que todos tiveram bons resultados”, ressaltou.
O secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, diz que os resultados alcançados pelo trade refletem as ações desenvolvidas pelo poder público e a iniciativa privada. “O prefeito Valderico Reis tem incentivado e apoiado as ações em benefício do setor desde que assumiu o governo”. Hermano cita como exemplo a participação nos principais eventos de Turismo do país.
Hermano ainda enumera a criação de projetos como o “Arruma a casa que lá vem gente”, que está em andamento e prevê ações de limpeza e organização dos pontos de maior interesse dos turistas, e o guia Ilhéus Acontece. “A cidade já consegue oferecer opções de entretenimento e cultura para todos os perfis de turistas”, expõe.
Ilhéus promove quatro dias de competições esportivas
18 escolas da rede pública e privada de Ilhéus participaram do II Jogos Estudantis Campeões da Vida, evento realizado pela Secretária de Esporte e Cidadania, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Aberta pelo prefeito Valderico Reis, no inicio da noite da última quarta-feira (11), as competições terminaram às 22 horas de ontem (14) e teve como vencedor geral a Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães. A Escola Moisés Bohana foi a vice-campeã.
O grande número de estudantes em todos os dias da competição foi um dos destaques do II Jogos Estudantis Campeões da Vida. O público superou todas as expectativas dos coordenadores, além do nível técnico das equipes. Os colégios Modelo Luis Eduardo Magalhães e Estadual de Ilhéus (CEI) levaram as maiores delegações para os jogos.
Despertar o espírito de solidariedade, tendo o esporte como principal instrumento, é uma das marcas do evento que levou pais, estudantes e professores ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, nos quatro dias de competições. A integração foi enfocada pelo prefeito Valderico Reis, durante a abertura do evento. “Participar de iniciativas da envergadura desta competição, permite o fortalecimento dos laços de amizade entre as pessoas”, disse.
O prefeito lembrou ainda que o público infanto-juvenil necessita de iniciativas esportivas para se manter afastado dos perigos pessoais e sociais. Entendendo que a base de formação de jovens está no binômio educação/esporte, o prefeito afirmou que vai continuar trabalhando para fortalecer esses vínculos, ampliando e estimulando a prática esportiva e imprimindo maior qualidade àeducação.
O secretário de Esporte e Cidadania e vice-prefeito, Nilton Lima, agradeceu o prefeito pela realização do evento e chamou a atenção dos estudantes para a grandeza dos jogos. “O esporte é uma escola de vida e, através dele, os jovens têm condições de trilhar caminhos mais saudáveis e de multiplicar a capacidade de buscar uma vida mais digna”.
Participaram da competição atletas de escolas como Ceamev, Sá Pereira, Polícia Miliar, São Sebastião, IME, Fabio Araripe, Dom Pedro II, Luis Palmeira, Rotary, Adventista, Fábio Araripe, Iguape e Horizontina Conceição. As disputas aconteceram nas modalidades futsal, voleibol, handebol e basquete.
Ilhéus assina convênio com o ministério do Meio Ambiente
A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinam nesta quarta-feira (18), às 15h, o termo de compromisso que vai garantir a implantação do Centro de Informação Ambiental (Sala Verde) em Ilhéus. A solenidade de assinatura será no Museu do Mar e da Capitania (Nova Brasília).
O Ministério do Meio Ambiente aprovou o município de Ilhéus no Projeto Sala Verde, após processo de concorrência pública. A Maramata se comprometeu a fornecer o espaço físico com toda a estrutura necessária e equipe de educadores ambientais, além da manutenção do espaço físico, pessoal e estrutura. O Ministério vai fornecer todo o material da Sala Verde, que ficará à disposição dos professores, estudantes e pessoas da comunidade, como livros, revistas e vídeos.
Além de ter acesso às informações ambientais, a comunidade também poderá participar de cursos, palestras e oficinas de artesanato com material reciclável, música e teatro, e outras atividades, a exemplo de trilhas monitoradas e campanhas em defesa do meio ambiente.
O Centro de Informação Ambiental vai reforçar as ações educativas desenvolvidas pelo município. “A implantação deste projeto soma-se aos esforços do governo municipal em democratizar o acesso à educação ambiental”, afirma o presidente da Maramata, Jerbson Moraes. Na assinatura do termo de compromisso, será feita uma homenagem ao escritor, professor, historiador e sociólogo ilheense Arléo Barbosa, que dará nome à nova sala. A homenagem se deve à grande contribuição ao estudo da história do município.
O presidente enfatiza que o governo municipal tem se empenhado em desenvolver ações voltadas à educação ambiental, com a intenção de atingir o desenvolvimento sustentável. “Estamos buscando conscientizar a população de forma natural, inserindo ações ambientais em seu cotidiano”, diz.
O diretor acredita que, a partir da disponibilidade gratuita de informações e da promoção de eventos ambientais, serão criadas novas possibilidades de fomentar e promover acessos educacionais direcionados à questão ambiental. Ao assinar o termo de compromisso, a Maramata estará incluída na lista da Rede dos Centros de Educação Ambiental do país.
Campanha contra a sífilis é levada aos bairros de Ilhéus
Conscientizar a população sobre os riscos da sífilis congênita e a importância do diagnóstico precoce da doença estão entre os principais objetivos de uma campanha iniciada nesta segunda-feira (16), pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Referência no Controle das DST / Aids, que desenvolverá as ações até o próximo dia 20.
A campanha tem como tema “Caminhando para a eliminação da sífilis congênita” e tem como alvo principal as gestantes. “Um dos motivos dessa preocupação é que há o perigo de contaminação do feto pelo vírus da sífilis, ocasionando desde má-formação até o aborto”, explica a médica Alba Ikuta, coordenadora do Centro de Referência.
A estratégia da Secretaria de Saúde se antecipa ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, que será a 21 de outubro próximo. Entre os dias 16 e 20, serão oferecidos nas unidades de saúde exames gratuitos para a detecção da sífilis, cujos resultados estarão disponíveis no prazo de dois dias.
O primeiro bairro contemplado foi o Nossa Senhora das Vitórias, zona sul da cidade, onde os atendimentos ocorreram na manhã desta segunda, na unidade local do Programa de Saúde da Família. No mesmo dia, à tarde, foram oferecidos exames no PSF do bairro Salobrinho. A programação segue nesta terça, com atividades na Policlínica da Conquista, na parte da manhã, e à tarde na Unidade Básica de Saúde da Urbis.
Os atendimentos terão continuidade na quarta-feira pela manhã, na UBS Sara Kubitschek, no Parque Infantil e, à tarde, na unidade do Iguape. Na quinta, os exames poderão ser realizados pela manhã, no PSF do Basílio, e à tarde no PSF do Teotônio Vilela. A campanha se encerra na sexta, quando os exames serão feitos em um estande, no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.
Veículos utilizados pelos turistas serão vistoriados
Proprietários de veículos utilizados no receptivo a turistas e locadoras de automóveis estão sendo convocados pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Ilhéus (Setrans), para a vistoria exigida aos prestadores desse serviço. O encaminhamento do pedido já pode ser feito, no protocolo da Prefeitura, situado no andar térreo do Anexo das Secretarias. O atendimento é prestado de segunda a sexta, do meio-dia às 18 horas.
Ao solicitar a vistoria, é necessário apresentar a documentação do veículo, alvará e cartão de identificação do motorista. As locadoras devem anexar ao requerimento o alvará de funcionamento, a relação dos veículos, bem como a fotocópia da documentação dos mesmos. De acordo com a Setrans, a vistoria será realizada a partir do dia 1º de novembro, no Parque de Operações