INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Agronégocio de Ilhéus recebe elogios

Ilhéus vai sediar feira regional de informática

Jogos Estudantis reunirão dezoito escolas de Ilhéus

Montagem de Os Saltimbancos volta ao Teatro Municipal dia 9

Recapeamento asfáltico beneficia moradores e comerciantes da 7 de Setembro

Farinha de mandioca de Ilhéus recebe elogios de distribuidores

Além de demonstrar potencial para se desenvolver nas mais diversas áreas, como Turismo, Indústria e Cultura, Ilhéus vem recebendo elogios também por conta da qualidade de seus produtos, como os derivados de mandioca. A cidade tem se destacado na produção da farinha de mandioca, que tem merecido elogios de consumidores e distribuidores.
O feirante Robson Oliveira, que mantém uma barraca no Mercado da Farinha no Condomínio Centro Comercial de Itabuna, um dos centros distribuidores do produto no sul da Bahia, admite que a qualidade da produção ilheense tem agradado o paladar dos consumidores. Sua opinião é confirmada pelo empresário do setor de restaurantes, Samuel Dias da Silva, que defende a criação de um selo que certifique a origem da “excelente farinha colocada no mercado consumidor regional”.
A opinião dos entrevistados só vem reforçar a importância do projeto de incentivo à mandiocultura, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, o Sebrae, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além do Banco do Nordeste e Banco do Brasil. O projeto visa aumentar a produtividade, a comercialização e a competitividade da mandiocultura e seus derivados.
Recentemente, foi iniciado o treinamento visando a diversificação de subprodutos da mandioca, como beiju, tapioca e biscoito. Antes disso, os produtores participaram de cursos de capacitação e liderança para fortalecimento do associativismo e empreendedorismo, ministrados por consultores do Sebrae. Segundo o gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus, João Paulo Rocha, estão sendo beneficiados pequenos agricultores dos distritos de Santana, Santaninha, Acuípe do Meio, Sapucaieira, Maria Jape e Japu.
O prefeito Valderico Reis afirma que o projeto tem conseguido gerar ocupação e renda para os moradores dos distritos. No curso, os produtores aprendem desde a parte de plantio e cultivo da mandioca até a gestão e comercialização. Valderico elogia o empenho dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Sebrae, EBDA e Ceplac, que vem entusiasmando os produtores.

Ilhéus vai sediar feira regional de informática

Uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos sobre as novas tecnologias, a 1ª Feira Regional de Eletroeletrônicos e Informática de Ilhéus, está programada para os dias 18, 19 e 20 de outubro. O evento vai proporcionar a realização de acordos comerciais entre as empresas, facilitando o intercâmbio nacional e a consolidação do pólo industrial da cidade.
O evento vai englobar a VI Sinform – Semana de Informática da Uesc e o II Congresso de Tecnologia e Inovação do Sul da Bahia. Na oportunidade, serão apresentados novos produtos e pesquisas nesta área. A programação será voltada a empresas do Pólo de Informática, varejistas, prestadores de serviço, empresários do setor de eletroeletrônico e informática, além de estudantes de informática, sistemas de rede e informação, administração e economia.
A abertura do evento está marcada para as 9h do dia 18, com palestra do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Neste dia, acontecerão também rodadas de negócios, palestras sobre a Lei da Informática e as perspectivas do mercado de computadores no Brasil e outras oportunidades para os fornecedores de Ilhéus.
No segundo dia, a programação inclui, além de novas rodadas de negócios, apresentação de painéis sobre os instrumentos dos incentivos fiscais da Lei da Informática e a promoção do capital intelectual nas atividades de Tecnologia da Informação, Mercado e impacto dos computadores, Política Industrial, Capital de Giro e Apoio ao Complexo Industrial e Mecanismo de Financiamento ao setor de Eletroeletrônicos. O último dia será aberto ao público em geral.
A feira de Informática conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, Sinec, Sebrae, Cepedi, EADI-Empório, Unipoli e Assahi. O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, Libério Menezes, considera o evento de grande importância para o desenvolvimento da cidade como pólo produtor de materiais eletroeletrônicos. “O fortalecimento do pólo é uma das prioridades do governo municipal”, conta.
Ele ressalta que eventos como esse conseguem ampliar a base de negócios entre as empresas do setor. O prefeito Valderico Reis destaca que Ilhéus é, hoje, referência da informática no Brasil, sendo responsável por mais de 30% da produção nacional de computadores. “O Pólo de Informática de Ilhéus é uma realidade consolidada e estamos buscando novos investimentos para a nossa cidade”, diz o prefeito.

Jogos Estudantis reunirão dezoito escolas de Ilhéus

Começam no próximo dia 11 de outubro os Jogos Estudantis de Ilhéus, evento esportivo que, este ano, terá a participação de 18 estabelecimentos de ensino das redes pública e particular. O número supera o da edição de 2005, quando 13 escolas disputaram as competições. O congresso técnico, organizado pela Secretaria de Esporte e Cidadania, distribuiu o regulamento e definiu as chaves em que serão agrupadas as equipes. Haverá disputa nas modalidades futsal, handebol, basquete e voleibol.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Newton Lima, “está tudo pronto para a realização dos jogos”. Como parte dos preparativos, a Prefeitura determinou a recuperação do Ginásio Herval Soledade, que será palco da maior parte das disputas. Desde a semana passada, equipes trabalham na recomposição e pintura do piso, reparos na cobertura e melhoria do sistema de iluminação da praça esportiva.
A Secretaria de Esporte e Cidadania vai repetir algumas fórmulas dos jogos do ano passado, como a proibição da venda de bebida alcoólica nas dependências do ginásio, bem como em um raio de 100 metros do local das competições. Essa medida integra o regulamento, que também pune com a exclusão dos jogos o participante que for flagrado com bebida.
Os jogos transcorrerão entre os dias 11 e 14 próximos, havendo nesse intervalo o feriado de Nossa Senhora Aparecida. O regulamento dos Jogos Estudantis prevê a entrega de certificado a todas as escolas participantes. As equipes vencedoras receberão troféus e medalhas e haverá premiação especial para o estabelecimento de ensino mais disciplinado e os melhores atletas de cada escola.

Montagem de Os Saltimbancos volta ao Teatro Municipal dia 9

Buscar sempre a liberdade, mesmo que o opressor use de artifícios desumanos para impedir que este fim seja alcançado, é a principal mensagem que o musical “Os Saltimbancos” passa para o público. O espetáculo será reapresentado na próxima segunda-feira (9), no Teatro Municipal de Ilhéus. Companheirismo, força, coragem e determinação são as principais marcas do texto da peça extraída do clássico da literatura “Os músicos de Bremen”.
Dirigido por Cristina Barreto, o espetáculo foi adaptado e traduzido por Chico Buarque de Holanda, numa época em que o Brasil vivia sob o regime militar. Com trilha sonora do tradutor, “Os Saltimbancos” reconta “Os Músicos de Bremen”, de autoria dos irmaõs Grimm. No musical, os bichos-personagens oprimidos mostram muita alegria, apesar da figura do Barão, dono e opressor, que procura de toda maneira impedir que os animais sejam felizes. Difundir a liberdade como meta maior do ser humano é o objetivo do espetáculo.
A montagem, dirigida por Cristina Barreto, volta ao Teatro Municipal para atender solicitações de alunos e professores. “Os Saltimbancos” será apresentado em quatros sessões, sendo duas no período da manhã e as demais pela tarde. A montagem do musical foi indicada para receber o Premio de Melhor Espetáculo de 2006 e é encenada com muita maturidade pelo elenco. No dia 11 de outubro, os atores da Companhia Ilheense de Teatro e Música (CITM) repetem a dose e, desta vez, a renda será revertida em beneficio do Abrigo São Vicente de Paulo.
Ao traduzir o musical de Sérgio Bardotti, Chico Buarque deu conotação política ao texto. Artifícios para passar mensagens de repúdio ao regime militar estão nas músicas-falas dos personagens-bichos. “Os Saltimbancos” é voltado ao público infanto-juvenil, mas tem conquistado verdadeiras legiões de adultos. A diretora da nova montagem, Cristina Barreto, destaca o trabalho do pessoal do CITM, a beleza do cenário e a concepção do figurino, além da trilha sonora.
A academia de Isabela Kruchevisky faz uma participação no espetáculo, que tem figurino assinado por Haroldo Valério. O cenário leva a marca de Xandoca e a produção da diretora. O ator Pedro Albuquerque interpreta o “jumento”. Eduardo Cardoso interpreta o “cachorro”, Paula Barreto a “galinha’ e Cristina Barreto , a “gata”.
Companhia – o grupo de teatro CITM foi criado em 1993 com a finalidade de desenvolver e despertar, nas crianças, o amor pela música e pelo teatro. Realizou sua primeira apresentação nos palco de uma escola. Em seguida, partiu para apresentações no Municipal e Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Em 1997, a companhia foi desfeita e, depois de nove anos, seus componentes se juntam novamente para interpretar “Os Saltimbancos”, realizando um sonho de todos.

Recapeamento asfáltico beneficia moradores da Sete de Setembro

O projeto que beneficia os corredores urbanos com pavimentação e recapeamento asfálticos entrou em novo ritmo nesta semana com a recuperação da rua Sete de Setembro, uma das principais ligações da área central do município com o bairro da Conquista. As obras são executadas através de convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado, visando melhorar o fluxo de veículos nos principais corredores da cidade.
As obras de recuperação da malha viária em Ilhéus começaram há duas semanas pelas avenidas Petrobrás e Itabuna (trecho). Além da Sete de Setembro, também serão beneficiadas nesta primeira etapa as ruas Osmundo Marques, Osvaldo Cruz e Elísio Campos, além da avenida Belmonte. Ao todo, explica o secretário municipal de Obras e Engenharia, Celso Assereuy, o convênio fará recapeamento de cinqüenta quilômetros de ruas e avenidas do município.
Celso ainda enfatiza que o projeto prioriza as ruas e avenidas de maior tráfego, principalmente aquelas que são utilizadas como corredores pelo sistema de transporte coletivo urbano. A primeira etapa das obras será concluída entre 60 e 90 dias, de acordo com a previsão do secretário e de técnicos da Conder. O prefeito Valderico Reis disse que as obras vão dinamizar a região central da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *