Cirurgião plástico defende jornada nacional em Ilhéus
Representantes de vários setores discutem Plano Diretor
Teatro Municipal recebe nova montagem de Os Saltimbancos
Setenta e dois profissionais aprovados no último concurso público da área de Saúde da Prefeitura de Ilhéus têm até o próximo dia 10 para se apresentar ao Departamento de Recursos Humanos, no anexo do Palácio Paranaguá, levando os documentos necessários para a admissão. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda à sexta.
Estão sendo convocados profissionais para ocupar vagas em diversos setores da saúde, como auxiliar de enfermagem (20 convocados), agente administrativo (23), assistente social (2), biomédico (1), farmacêutico (1), fonoaudiólogo (1), motorista (2), nutricionista (1), psicólogo (3), auxiliar de odontologia (3), técnico em manutenção de equipamento de informática (1), e em farmácia (4), auxiliar de serviços gerais (8) e auxiliar de serviços gerais portador de necessidades especiais (2).
A relação completa com o nome dos aprovados está disponível no mural de avisos do Palácio Paranaguá, na Secretaria de Saúde e no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração. O secretário de Administração do município, Guilherme Scofield, solicita que os convocados procurem apresentar seus documentos o quanto antes, a fim de evitar perda do prazo.
Cirurgião plástico defende jornada nacional em Ilhéus
Demonstrando que Ilhéus, além de ser uma cidade histórica e turística, também possui enorme potencial para sediar grandes eventos, o cirurgião plástico Humberto Campos, defende que a 22ª Jornada Norte-Nordeste de Cirurgia Plástica, programada para 2007, ocorra em Ilhéus. O evento reúne os mais importantes cirurgiões plásticos do Brasil e do mundo, além de estudantes de Medicina.
Humberto Campos, que é presidente da regional da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, participou da 21ª edição da jornada na semana passada, em Fortaleza, e informou aos organizadores sobre a estrutura do Centro de Convenções para abrigar o evento, além de todas as condições da cidade para bem recepcionar os participantes. Destacou, entre outros itens, a dimensão da rede hoteleira de Ilhéus, que possui 8,5 mil leitos.
O médico explica que o objetivo do encontro é proporcionar reciclagem científica e aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas. O Brasil é o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. No ano passado, foram cerca de 700 mil. A lipoaspiração é a mais procurada, seguida por aumento mamário (com implantação de silicone) e plástica abdominal. Cerca de 70% das pessoas que se submetem a cirurgias são mulheres. Mas, segundo o cirurgião, o número de homens que realizam os procedimentos tem aumentado.
Representantes de vários setores discutem Plano Diretor
A Prefeitura de Ilhéus concluiu, nesta sexta-feira (28), a fase de intervenção popular na construção do Plano Diretor Municipal Participativo (PDMP). Representantes dos mais diversos setores da sociedade se reuniram em uma audiência pública, no auditório da Faculdade de Ilhéus, onde se formaram sete grupos temáticos para discutir e avaliar aspectos do plano.
O encontro contou com a presença do prefeito Valderico Reis e foi coordenado pela Secretaria de Planejamento. Formaram a mesa na abertura da audiência, além do chefe do Executivo, os secretários municipais Adriana Aleixo (Planejamento), Guilherme Scofield (Administração), Hermano Fahning (Turismo), o vereador Marcos Flávio Rhem e o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Euclides Monteiro. Também estiverem presentes o vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, e o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, José Leite, entre outras autoridades.
O prefeito Valderico Reis destacou a importância do PDMP para o desenvolvimento do município, democratizando o acesso à moradia e melhorando as condições de vida nos bairros. Frisou ainda o caráter democrático do plano, constituído a partir de consultas populares e da participação ativa da comunidade.
A secretária Adriana Aleixo fez um retrospecto das várias fases em que a produção do plano se dividiu, referindo-se às reuniões com administradores de distritos e lideranças comunitárias, as visitas aos distritos e os encontros com diretores de escolas e coordenadores pedagógicos. Ela também lembrou que o PDMP ficou durante 15 dias na Secretaria de Planejamento, para ser examinado por qualquer cidadão ilheense.
“Todas essas etapas visaram a permitir uma efetiva participação comunitária, o que é uma exigência do Estatuto das Cidades para conferir legitimidade ao documento”, afirmou Aleixo. A audiência pública desta sexta finalizou esse processo, com a discussão do plano nos seguintes aspectos: desenvolvimento sócio-econômico, desenvolvimento humano, habitação, transporte e serviços públicos, meio ambiente e saneamento, zoneamento e gestão. Ao final, o texto foi aprovado pela plenária.
VOTAÇÃO NA CÂMARA
Na próxima semana, o PDMP, já transformado em projeto de lei, será encaminhado ao Poder Legislativo para votação. Na audiência desta sexta, o vereador Marcos Flávio falou sobre a importância do documento. “Esse é um instrumento fundamental para que o município se desenvolva e aloque recursos que estão disponíveis em órgãos como o Ministério do Turismo e o Ministério das Cidades”.
A reunião contou ainda com as presenças de especialistas em urbanismo, entre eles o arquiteto e demógrafo Anilton Silva e o urbanista Fagner Dantas, além do arquiteto e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Frederico Costacurta, que integra a equipe da Secretaria de Planejamento. Anilton Silva fez uma explanação sobre “A nova visão do desenvolvimento urbano”. Ele observou que os novos valores nessa área “colocam o homem como foco das atenções e o grande desafio do Plano Diretor é tornar as cidades mais humanas”.
Teatro Municipal recebe nova montagem de Os Saltimbancos
Quem ainda não assistiu ao musical infantil “Os Saltimbancos” terá nova chance neste final de semana. O espetáculo, traduzido e adaptado por Chico Buarque de Holanda, é o cartaz deste sábado e do dia 5 de outubro, do Teatro Municipal de Ilhéus. A primeira apresentação acontece às 18 horas e a segunda, às 15 horas. O ingresso custa R$ 8,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A direção e coreografia desta nova montagem levam a assinatura de Hialesson Azevedo. Eliane Fragoso é responsável peça direção musical.
Escrito numa época em que o Brasil vivia sob o regime militar, o musical fala com alegria da luta de quatro animais para conseguir a tão sonhada liberdade. Com o uso de personagens-bichos, o espetáculo produzido pela “Cia Face da Arte”, agrada ao público infanto-juvenil e ao adulto.
Em “Os Saltimbancos”, as personagens usam a música para mostrar que é preciso manter os ideais vivos, além de possuir muita força e garra para chegar à democracia. Com uma abordagem sutil, o texto procura passar uma mensagem tendo a dignidade como valor maior.