Valderico inaugura obra abandonada por ex-prefeito
População de Ilhéus convidada a discutir Plano Diretor Municipal
Ilhéus servirá de cenário da próxima novela global
Turma da melhor idade tem sessão de cinema na Fundaci
Técnicos da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus mantiveram encontros com pequenos produtores das cidades de Itagí, Jequié, Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A troca de experiências a respeito do manejo da mandiocultura foi o principal objetivo dos encontros realizados em cada uma das cidades. O secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos, assim como o gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapi, João Paulo Oliveira, destacaram a importância das reuniões, tendo em vista o desenvolvimento dos projetos nessa espécie de cultivo no município.
Reynaldo Oliveira disse que os contatos com os produtores foram satisfatórios. Segundo ele, as informações sobre as diversas técnicas de manejo no beneficiamento da mandioca estão sendo repassadas a pequenos agricultores de Ilhéus. “Estes procuram aplicar o conhecimento adquirido da melhor forma, buscando sempre os melhores critérios de aproveitamento da matéria-prima”, acrescentou.
Agregar valor ao produto é um dos objetivos procurados pela Seapi, que atua em parceria com outras instituições. O gerente de Desenvolvimento Agropecuário destacou a contribuição do Sebrae, frisando que se trata de fator imprescindível para a realização de diversos projetos da Secretaria.
Disse ainda que o trabalho conjunto permite a ampliação de ações fundamentais para a diversificação agrícola e a geração de emprego e renda. De acordo com Reynaldo Oliveira, as ações refletem na qualidade de vida dos pequenos produtores. Para a realização de outros projetos importantes, a exemplo dos de piscicultura e apicultura, a Secretaria tem contado com o apoio do Sebrae, através dos gestores Jefferson Lomanto e Eduardo Benjamim.
Valderico inaugura obra abandonada por ex-prefeito
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), as novas instalações do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Teotônio Vilela. Na solenidade, ele criticou a gestão que o antecedeu, “por ter abandonado uma obra de tamanha importância”. O CCZ chegou a ser concluído no governo passado, mas ficou sem funcionar e acabou sendo depredado.
Valderico apontou o prejuízo, com o desperdício do dinheiro público empregado na construção do Centro de Zoonoses. Verbas federais foram utilizadas para a execução do projeto, cujo objetivo é controlar as doenças transmitidas dos animais para seres humanos, entre elas raiva, leishmaniose e leptospirose.
Ao lado da secretária de Saúde Eliene Oliveira, o prefeito disse que a recuperação do CCZ, que já entrou em funcionamento com toda a estrutura em perfeitas condições, contribui para que o município aperfeiçoe suas políticas de saúde, tendo como ênfase a prevenção. Disse ainda que o bairro Teotônio Vilela, onde o Centro está instalado, tem recebido atenção especial do governo, principalmente por concentrar um grande número de famílias de baixa renda, carentes do apoio do poder público.
“Foi no Vilela que instalamos a primeira unidade de saúde 24 horas, um projeto que pretendemos levar para outros bairros”, declarou Valderico. Ele voltou a enfatizar que os investimentos na área social, “mesmo não aparecendo tanto”, são a prioridade do seu governo. Disse ainda que a parceria com a administração estadual está consolidada e tem gerado benefícios reais para Ilhéus.
“Nossas ruas já estão sendo asfaltadas e a cidade está ganhando uma nova cara”, afirmou Valderico, salientando que o desenvolvimento de Ilhéus favorece a toda a sua população. “Houve prefeito bom de conversa, mas que não fazia nada, só enrolava o povo. Com a nossa administração é diferente, o que deixa alguns incomodados, mas a nossa preocupação vai continuar sendo a de atender às necessidades do povo dessa cidade”, enfatizou.
População de Ilhéus convidada a discutir Plano Diretor Municipal
Durante todo o dia, nesta sexta-feira, o auditório da Faculdade de Ilhéus estará aberto à população na última audiência pública que vai discutir o Plano Diretor Municipal Participativo. A reunião começa às 8 horas da manhã, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, que pretende contar com uma presença expressiva de pessoas de todos os segmentos sociais. Após esta etapa, o texto do PDMP será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.
O documento esteve até esta quarta-feira à disposição dos ilheenses, na sala da Secretaria de Planejamento. Antes disso, foi discutido em audiências públicas que colheram sugestões de representantes dos mais diversos setores e das várias comunidades das zonas urbana e rural de Ilhéus.
O Plano Diretor estabelece as diretrizes para a ocupação ordenada do solo, tendo entre seus pressupostos a qualidade de vida da população, a democratização do acesso à moradia digna e o respeito ao meio ambiente. O documento deve ser adequado ao Estatuto das Cidades, que exige a criação do PDMP em todos os municípios com população a partir de 20 mil habitantes. “São questões de interesse amplo e por isso buscamos ouvir a opinião de toda a comunidade, abrindo todos os canais possíveis”, afirma a secretária de Planejamento Adriana Aleixo.
A secretária frisa a importância da efetiva participação dos ilheenses nas discussões sobre o PDMP, “que deve refletir os verdadeiros desejos da população no que se refere a uma cidade onde seja possível conviver em harmonia”. Ela considera, por essa razão, “extremamente importante que as pessoas participem da audiência desta sexta-feira e acompanhem a discussão do projeto na Câmara”. O texto seguirá para votação no legislativo no início de outubro.
Ilhéus servirá de cenário da próxima novela global
Gabriela, Renascer, Porto dos Milagres e agora Paraíso Tropical. Ilhéus, cidade de inúmeras belezas e projetada para o mundo pela cultura e a obra de Jorge Amado, será o cenário de mais uma novela da Rede Globo de Televisão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), pelo prefeito Valderico Reis, em uma solenidade no Opaba Praia Hotel, que comemorou o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo.
O prefeito destacou as ações empreendidas pelo governo para divulgar a cidade, dotá-la de melhor estrutura e fortalecer a parceria entre poder público e iniciativa privada, tendo como objetivo a promoção do turismo. E festejou a informação sobre a novela. “Com certeza, isso vai contribuir para que os atrativos de nossa bela cidade se tornem ainda mais conhecidos em todo o mundo”, afirmou.
“Paraíso Tropical”, a próxima novela das oito, tem estréia prevista para o primeiro semestre de 2007. O texto é de Gilberto Braga e, entre os protagonistas estão os atores Fábio Assunção e Alessandra Negrini. A história se passa em uma cidade fictícia do Nordeste e diversas cenas externas serão gravadas em Ilhéus. Uma equipe de produção do núcleo de teledramaturgia da Globo já se encontra em Ilhéus, visitando as locações.
O prefeito, acompanhado pelo secretário de Turismo Hermano Fahning, traçou uma perspectiva positiva para o verão 2006 – 2007. Há uma expectativa de aumento na presença de visitantes, ampliação que já havia sido registrada no ano passado. Somente com relação aos transatlânticos, serão 30 paradas e um número de passageiros 20% maior. As companhias aéreas também registram número recorde de fretamento.
Hermano Fahning destacou as ações do projeto “Arruma a casa que lá vem gente”, que contempla um conjunto de ações que visam preparar a cidade para receber os visitantes. Ações de conscientização ambiental e capacitação de profissionais que atuam no setor fazem parte da proposta. “Queremos criar condições para que os turistas, cada vez mais, possam se encantar não só com as belezas, mas também com a qualidade dos nossos serviços”, disse o secretário.
Durante o evento, a Prefeitura de Ilhéus prestou homenagens a entidades e empresas que contribuem para o desenvolvimento do turismo. Entre os nomes lembrados, figuraram: Atil, Convention Bureau, TV Santa Cruz, Associação Comercial de Ilhéus, Câmara Municipal de Ilhéus, Infraero, Codeba e Abrajet.
Turma da melhor idade tem sessão de cinema na Fundaci
Uma tarde descontraída, com direito a cinema, pipoca e refrigerante. Foi essa a maneira que a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) encontrou para prestar sua homenagem à chamada turma da melhor idade, pela passagem do Dia do Idoso. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, na sede da Fundação.
O presidente da Fundaci destacou a iniciativa, lembrando que a entidade também dirige suas ações para facilitar o acesso da população idosa aos bens culturais. O grupo que participou da sessão de cinema faz parte da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, que costuma se reunir semanalmente na sede da Fundação Cultural.
A Associação encerra nesta sexta-feira a sua programação comemorativa ao Dia do Idoso, em um seminário no auditório da Justiça Federal, a partir das 14 horas, tendo com tema “Como viver melhor”. As atividades começaram na terça-feira, num encontro com estudantes na AABB de Ilhéus, e na quarta houve a Caminhada da Paz, pelo centro da cidade.