Informativo Prefeitura Municipal de Ilhéus

Alunas do Ateliê Criação expõem no Teatro Municipal

“Tudo limpeza, tudo beleza” chega à Praia da Maramata

Entidade distribui 10 mil mudas em Ilhéus

Mutirão beneficia Inema e Pimenteira com ações sociais

Várias atividades marcam Semana do Idoso em Ilhéus

Keketa volta ao TMI com o Canta Brasil 2

Ilhéus inaugura Centro de Zoonoses nesta quinta-feira

Alunas do Ateliê Criação expõem no Teatro Municipal

Um total de 24 trabalhos elaborados em tinta acrílica sobre tela vai estar exposto à visitação pública, a partir das 19 horas desta terça-feira (26), na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. A mostra, com obras feitas por crianças do Ateliê Criação, da professora Ione Passos, fica no TMI até o dia 30 de setembro. Criatividade e beleza são as principais marcas da exposição.
Por iniciativa das pequenas pintoras, será realizado o leilão de uma tela de 1m x 1,5m. Com o resultado, o Ateliê Criação vai contribuir com os trabalhos da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). O leilão acontece durante a abertura da mostra. Maria Fernanda Torres, Maíra Pereira, Natália Rabat, Laura Goulart, Aline e Lívia Segundo, Fernanda Quirino e Maria Vitória Paraíso são as expositoras.

“Tudo limpeza, tudo beleza” chega à Praia da Maramata

Um exemplo de cidadania foi demonstrado em Ilhéus no último sábado, com a segunda etapa do mutirão de limpeza de praias promovido pela Prefeitura de Ilhéus na praia de Nova Brasília. Participaram da ação as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo, Educação, Saúde, Serviços Urbanos, Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), além de ONGs, associações, empresas privadas e estudantes da Uesc e do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão.
A iniciativa, que integra o projeto ambiental “Tudo limpeza, tudo beleza”, recolheu resíduos das áreas do entorno do Morro de Pernambuco. O lixo recolhido foi destinado a uma ONG para reciclagem. O prefeito Valderico Reis destaca que a ação tem dado certo porque se concretiza por meio de “um trabalho conjunto de diversos setores do governo”.
“Diversas empresas também estão apoiando nosso projeto, além de muitos voluntários das escolas, universidades e ONGs de Ilhéus”, afirma o prefeito. O secretário de Meio Ambiente e presidente da Maramata, Jerbson Moraes, explica que o grande objetivo de envolver outros setores e, principalmente, a comunidade nas ações de limpeza, é mostrar que o papel de cada cidadão vai muito além da porta das suas casas. “Todos devem estar cientes de que precisam contribuir com a manutenção do meio ambiente, conservando limpas as ruas, praças e praias, e utilizando os recursos naturais de forma racional e consciente”, comenta.

Entidade distribui 10 mil mudas em Ilhéus

Cerca de 10 mil mudas de essências florestais serão distribuídas, a partir desta quinta-feira (28), pela Central de Associações Comunitárias de Ilhéus (Ceac). O material foi doado pelo Governo do Estado e será utilizado em um projeto de conscientização ambiental, tendo como parceiros, entidades comunitárias, associações de pequenos agricultores e órgãos técnicos.
Entre as mudas que serão distribuídas, encontram-se as espécies açaí, angico vermelho, aroeira, cajá, cedro rosa e sibipiruna. De acordo com o coordenador da Casa dos Conselhos de Ilhéus, Celso da Silva, além de entregar as plantas, a Ceac vai disponibilizar acompanhamento técnico para o cultivo, por meio de convênio com órgãos especializados.
Essa é a segunda iniciativa desse tipo promovida pela Ceac, que no ano passado ofereceu mudas de pau-brasil para serem plantadas em diversos bairros de Ilhéus, em parceria com as associações de moradores. “A entidade está sempre ligada a projetos de cunho ambiental e todos os que resultem em melhoria das condições de vida da comunidade”, afirma Celso.
O coordenador da Casa dos Conselhos, que também integra a Ceac, explica que as mudas foram solicitadas diretamente ao gabinete da Governadoria, que determinou a doação pela Superintendência de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Encontramos uma excelente receptividade ao nosso projeto e, mais uma vez, quem sai ganhando é o povo ilheense”, salienta.

Mutirão beneficia Inema e Pimenteira com ações sociais

A Prefeitura de Ilhéus continua levando serviços sociais e de saúde às populações de localidades mais distantes da sede. Nesta terça-feira, o Mutirão de Cidadania estará no distrito de Inema, a partir das 8 horas da manhã, e na quarta-feira, no mesmo horário, as equipes da Secretaria de Saúde chegarão à comunidade de Pimenteira. Nos dois locais, serão oferecidos exames preventivos, tratamentos médicos e odontológicos, além de protocolo para a liberação de documento de identidade, entre outros serviços.
De acordo com a Secretaria de Saúde, haverá outros mutirões ao longo da semana, faltando apenas definir em qual localidade as ações vão ocorrer na quinta-feira. Na sexta, os trabalhos beneficiarão os moradores da comunidade de Búzios, também situada na zona rural do município. Na semana passada, o mutirão atendeu Salobrinho, Vila Cachoeira, Maria Jape e Japu.

Várias atividades marcam Semana do Idoso em Ilhéus

O Dia Mundial do Idoso será comemorado em Ilhéus com uma série de atividades, a partir desta quarta-feira. Seminário, caminhada, missa e homenagens farão parte da comemoração, que vai contar com a participação de diversos grupos de melhor idade do município, como Arco-íris, De bem com a vida, Associação dos Pré-idosos do sul da Bahia, Grupo de Idosos do CSU e Abrigo São Vicente de Paulo.
As atividades serão abertas às 7h, com uma caminhada comemorativa, saindo da Praça J.J.Seabra em direção ao Clube Social de Ilhéus, onde os idosos serão recebidos com um café da manhã. A caminha está sendo organizada pelo Núcleo de Atenção Especializada (NAE) da Secretaria Municipal de Saúde. “Será um dia de convívio especial, quando as pessoas terão a oportunidade de festejar de forma interativa”, afirma a coordenadora do Núcleo, Alessandra Pedroso.
Neste mesmo dia, às 16h, acontecerá sessão itinerante da Câmara de Vereadores no Abrigo São Vicente de Paulo. Para a sexta-feira, às 14h, está agendado o V Seminário “Saúde do Idoso”, no auditório da Justiça Federal de Ilhéus.
As festividades serão encerradas no sábado, no Abrigo São Vicente de Paulo, onde acontecerá às 16h uma missa solene em ação de graças. Às 17h, será feita homenagem aos fundadores da instituição e ao Lions Clube Ilhéus Centro. A diretoria do abrigo convida toda a comunidade, empresários, comerciantes, voluntários e profissionais da imprensa regional para participar do evento comemorativo. O prefeito Valderico Reis acredita que os eventos constituem excelente oportunidade para que as pessoas possam discutir a situação dos idosos no município e identificar os principais problemas com que eles se deparam.

Keketa volta ao TMI com o Canta Brasil 2

O show “Canta Brasil 2” é um dos cartazes desta semana do Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo, do músico Reinaldo Muniz, o “Keketa”, será apresentado, a partir das 20 horas desta quarta-feira, com ingressos a R$ 10,00. “Canta Brasil 2” é o resultado do trabalho que o músico vem apresentando nas diversas fases de sua carreira.
O espetáculo foi concebido para turnê na França, onde o músico fez temporada na cidade de Cannes, este ano. O show será mostrado ao público ilheense pela primeira vez e traz repertório com canções de grandes nomes da MPB. Composições de autoria própria e em parceria com amigos também serão apresentadas.
No ano passado, após os shows na França, o músico ilheense trouxe a primeira edição de “Canta Brasil” ao público de Ilhéus. O espetáculo recebeu elogios, tanto por parte do público quanto da imprensa. Em “Canta Brasil 2”, Keketa visita diversos nomes da MPB e não esquece os bons compositores de Ilhéus, a exemplo do amigo Délio Santiago.
O músico traz a versatilidade como uma das grandes marcas do seu talento. Além de cantar, tocar cavaquinho e violão, no show “Canta Brasil 2”, Keketa usa e abusa dessas dessas características e presenteia a platéia com um espetáculo repleto de atrativos.

Ilhéus inaugura Centro de Zoonoses nesta quinta-feira

A Prefeitura de Ilhéus programou para esta quinta-feira (28) a inauguração do Centro de Controle de Zoonoses, serviço instalado no bairro Teotônio Vilela. A solenidade de entrega do projeto à comunidade está marcada para as 10 horas e contará com a presença do prefeito Valderico Reis e da secretária de Saúde Eliane Oliveira, entre outras autoridades.
O Centro de Zoonoses já atua em ações de saúde, a exemplo da campanha de vacinação anti-rábica, que teve início no dia 20. A partir da entrada do serviço plenamente em funcionamento, a Secretaria Municipal de Saúde pretende reforçar o controle de doenças transmitidas de animais para seres humanos, como raiva, leptospirose e leishmaniose.
“São doenças graves e que a população precisa conhecer, a fim de se prevenir de forma efetiva”, afirma o veterinário Aloísio Correia Leite, coordenador do Centro. Segundo ele, o Centro de Zoonoses já começou um trabalho para identificar a presença de determinadas enfermidades na área do município, como é o caso da leishmaniose. Amostras de sangue de 400 cães foram recolhidas para análise, a fim de se traçar um perfil da doença, que pode levar à morte se não for tratada adequadamente.
Segundo o coordenador, as pessoas devem entender que o Centro de Zoonoses é um aliado da população e seu principal papel é evitar a proliferação de doenças muitas vezes causadas pela criação descuidada de animais. “O Centro não está aí para apreender animais, mas para trabalhar pela qualidade de vida da comunidade”, observa. De qualquer forma, Aloísio esclarece que os bichos soltos nas ruas serão recolhidos e seus donos terão prazo de três dias para retirá-los. Em alguns casos, há previsão de multa.
As pessoas poderão também encaminhar denúncias ao Centro de Zoonoses. Até que os telefones do serviço sejam instalados, as comunicações deverão ser feitas pelo número 3234-3700, da Secretaria de Saúde. A estrutura do Centro conta com laboratório, salas técnicas, baias e canil, e a equipe terá dois veterinários, administrador, dois vaqueiros e dois auxiliares de serviços gerais, além dos 144 agentes de controle de endemias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *