INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Professoras confirmam regularidade de cursos

Ilhéus comemora Dia da Árvore com feira de conhecimentos

Seleção ilheense de Basquete joga no dia 23 no “Baianão”

Curso de formação da EJA será iniciado com palestra

Centro de zoonoses de Ilhéus será inaugurado no dia 28

Especialista em biblioteca é eleita para vaga na ALI

Professoras confirmam regularidade de cursos

Professoras e diretoras de estabelecimentos da rede municipal de ensino de Ilhéus compareceram à Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (19), a fim de prestar informações sobre os cursos de inglês e informática que funcionaram nas escolas em 2005. As diretoras confirmaram a regularidade dos cursos e apresentaram o número de alunos beneficiados em cada unidade.
Na audiência da Comissão Especial de Inquérito que analisa o contrato que viabilizou a instalação dos cursos de inglês e informática, as professoras abordaram aspectos didático-pedagógicos. Explicaram como se deu o processo de implantação dos cursos no Instituto Municipal de Educação Eusínio Lavigne, IME Pontal, Escola Municipal do Salobrinho, Escola do Banco da Vitória e IME Princesa Isabel.
No IME da Princesa Isabel, por exemplo, 649 alunos foram matriculados no curso de Inglês e outros 248 receberam aulas de Informática, segundo informou a professora Lidney Ferreira, diretora da escola à época. “Tudo se deu de forma correta e os alunos tiveram bom aproveitamento nas aulas, isso nós podemos atestar com toda a tranqüilidade”, declarou.
Outras diretoras de estabelecimentos de ensino abrangidos pelos cursos também falaram à CEI, apresentando todas as informações solicitadas a respeito do funcionamento dos programas de aprendizagem. Segundo o secretário de Educação de Ilhéus, Almir Pereira, o total de estudantes da rede municipal atendidos foi de 5.107.
“A previsão de 8 mil alunos não foi alcançada, porque encontramos várias escolas sem condições físicas para montar as salas de informática”, explicou Pereira. No entanto, segundo ele, houve um abatimento no preço pago à empresa contatada, proporcional ao número de alunos beneficiados.

Ilhéus comemora Dia da Árvore com feira de conhecimentos

Uma feira de conhecimentos com exposição de trabalhos técnicos de instituições ambientais e distribuição de mudas de árvores nativas marcará as comemorações do Dia da Árvore, em Ilhéus. O evento, organizado pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vai acontecer na quinta-feira (21), véspera do início da primavera, a partir das 9h, na Praça J.J.Seabra.
Durante todo o dia, a feira de conhecimentos ambientais estará aberta à visitação pública, e os organizadores esperam contar especialmente com a presença das crianças e jovens das escolas de Ilhéus. O principal objetivo é a difusão da consciência ambiental. “Esperamos despertar a reflexão da comunidade sobre a necessidade de conservação dos recursos florestais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas”, declara o presidente da Maramata e secretário de Meio Ambiente, Jerbson Moraes.
As atividades contarão com a participação de instituições ligadas ao meio ambiente, como Iesb e Ceplac, as ONGs Yonic e Inibio, além de índios da tribo tupinambá de Olivença. O presidente da Maramata pede aos professores das escolas de Ilhéus que procurem envolver seus alunos na comemoração, incentivando-os a escrever sobre o tema e a plantar mudas nos estabelecimentos de ensino. “Precisamos inserir as questões ambientais no cotidiano das pessoas, para que elas contribuam naturalmente com a preservação do meio em que vivem”, afirma.

Seleção ilheense de Basquete joga no dia 23 no “Baianão”

A seleção masculina do Ilhéus Social, após repetir a boa atuação das últimas rodadas no Campeonato Baiano de Basquete, tem jogo marcado para este sábado (23), à noite, contra a equipe de Senhor do Bonfim. Caso consiga resultado positivo, irá disputar (em play-off) três jogos contra Alagoinhas em data ainda a ser definida. O técnico Jordino destaca o empenho dos seus comandados. “Eles estão fazendo o melhor que podem, contando ainda com uma estrutura profissional”, ressalta.
No sábado (16), a seleção ganhou do Clube dos Trabalhadores da Petrobras, por 51 pontos de vantagem. Já no domingo, o representante ilheense perdeu para a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-Salvador) por apenas oito pontos. Com esses resultados, o Ilhéus Social ocupa a quarta posição no campeonato baiano da categoria. “Em todos os jogos, a FTC sempre ganhou por mais de 50 pontos. A nossa seleção conseguiu quebrar esse tabu”, disse Jordino.

Copa Jorge Amado
Nos dias 16 e 17, no ginásio de esportes Herval Soledade, equipes dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Camacan, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Porto Seguro e Camaçari disputaram a Copa Jorge Amado de Handebol. Em cada dia de jogo, um público estimado em 500 pessoas prestigiou o espetáculo, que contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania, da Polícia Militar e do Exército.
Camaçari sagrou-se campeã e Feira de Santana vice. A seleção de Vitória da Conquista foi a terceira classificada e Ilhéus ficou na quarta colocação. O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, reafirma que a atual administração estimula o esporte de quadra em Ilhéus. “Esse apoio tem sido de fundamental importância, pois poderemos revelar talentos em diversas modalidades esportivas”.

Curso de formação da EJA será iniciado com palestra

A primeira etapa do curso de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) será iniciada nesta quarta-feira (20), com a palestra “Educação de Jovens e Adultos, tecendo desafios”. A palestra, marcada para acontecer às 19h, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, será ministrada pela professora Hilda Mendes Nascimento, coordenadora da Superintendência da EJA da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
A capacitação, desenvolvida em etapas, é voltada a professores do Proeja que atuam no ensino de 5ª à 8ª série, com o objetivo é trabalhar sobre a proposta curricular para o ano letivo de 2007. Segundo a coordenadora do Proeja, Jozair Anunciação do Amaral, o curso é fundamental para a qualificação dos professores, adaptando métodos especiais para a educação de adultos. “Esses professores precisam estar aptos a lidar de maneira diferenciada com os alunos da EJA, utilizando estratégias específicas”, observa.
“Procuramos trabalhar com a formação continuada, assegurando ao professor a reflexão profissional permanente”, explica Jozair, ressaltando a importância da participação de todos os educadores nesta capacitação. Em Ilhéus, existem mais de 3 mil alunos de 21 escolas municipais das zonas urbana e rural participando do programa.

Centro de zoonoses de Ilhéus será inaugurado no dia 28

Em funcionamento desde o início do atual governo ilheense, o Centro de Controle de Zoonoses, instalado no bairro Teotônio Vilela, será oficialmente inaugurado no próximo dia 28. De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade está plenamente equipada para realizar um trabalho cujo principal objetivo é prevenir as doenças transmissíveis do animal para o ser humano, a exemplo da raiva, leptospirose e leishmaniose.
O médico-veterinário Aloísio Correia Leite, coordenador do Centro de Zoonoses, salienta que o serviço será um aliado da população, com a qual pretende funcionar em parceria. “Vamos priorizar inicialmente um esforço mais voltado à educação, já que é preciso informar as pessoas sobre a responsabilidade necessária para quem se propõe a criar um animal”.
Segundo Correia Leite, um dos objetivos do Centro será reduzir a população de animais “vadios”, aqueles que vivem soltos pelas ruas e justamente os que passam a se constituir em ameaça à saúde pública. Os bichos encontrados nessa situação serão apreendidos e seus donos terão três dias para reavê-los. Depois desse período, abre-se a possibilidade de doação e os animais com doenças graves são submetidos a procedimento de eutanásia.
“É preciso que as pessoas cuidem de seus animais de estimação, já que doenças como a raiva não têm cura e a leishmaniose só é tratável se diagnosticada precocemente”, afirma o coordenador. De acordo com Correia Leite, as pessoas que souberem de animais soltos nas ruas deverão entrar em contato com o Centro de Zoonoses. O número de telefone para esse serviço será divulgado na próxima semana.

CAMPANHAS
A leishmaniose é transmitida por cães, em até 90% dos casos. Antes mesmo de ser inaugurado, o Centro de Zoonoses já coletou amostras de sangue de 400 cães das zonas urbana e rural de Ilhéus para submeter a análise. O coordenador lembra ainda que o Centro já participou de três campanhas de vacinação anti-rábica, em todas elas superando as metas estabelecidas.
A intenção, agora, é reforçar esse trabalho. Para isso, o Centro de Zoonoses conta com boa estrutura física, equipada com salas técnicas, baias, canil e laboratório, entre outros espaços. Três veículos (duas picapes e um Fiat Uno) serão empregados nas operações externas. A equipe de trabalho terá dois veterinários, bióloga, administrador, dois vaqueiros e dois auxiliares de serviços gerais, além dos 144 agentes de controle de endemias, que se tornam vinculados ao Centro de Zoonoses.

Especialista em biblioteca é eleita para vaga na ALI

Especialista em bibliotecas infantis e escolares, Eliane de Oliveira Sabóia Ribeiro foi eleita na terça-feira (12) para a Cadeira no 12 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), e vai ocupar a vaga aberta com a morte de Ariston Cardoso de Oliveira, ocorrida em fevereiro de 2005. A Cadeira no 12 tem como patrono o filólogo Ernesto Carneiro Ribeiro e como primeiro ocupante o professor Nelson Schaun. Dos 38 acadêmicos efetivos da Casa de Abel Pereira (há ainda duas vagas a preencher), 29 (76,3%) votaram, pessoalmente ou por carta, sendo que a nova “imortal” recebeu 25 votos favoráveis e três contrários. Houve um voto em branco.
Eliane Sabóia nasceu em Ubaitaba e fez os cursos ginasial e normal no Instituto Municipal de Educação (IME). Possui curso superior de Biblioteconomia (Biblioteca Nacional), de Documentação Científica (CNPq) e mestrado em Ciência da Informação, dentre outros. Como bibliotecária, atuou no IME, no Montepio dos Servidores Municipais de Salvador, no Ministério da Educação e Cultura (Rio de Janeiro) e em diversas instituições públicas e privadas, ocupando também a função de assistente da Assessoria de Biblioteconomia do Instituto Nacional do Livro e, mais tarde, de supervisora do Serviço de Biblioteca do Instituto Nacional do Câncer.
Como professora, Eliane Sabóia lecionou administração, programas e organização de bibliotecas na Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo ainda representante titular do Departamento de Documentação, no curso de Arquivologia, também na UFF. A nova acadêmica realizou palestras e conferências sobre literatura brasileira (tendo um notável trabalho sobre as formas de linguagem de Jorge Amado), além de pesquisas sobre discografia brasileira (cancioneiro e hinário).
A posse de Eliene Sabóia será feita em sessão solene, na primeira semana de novembro, quando será saudada pelo acadêmico Newton Pádua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *