INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Mostra de artes plásticas beneficia Apae de Ilhéus

Gapa promove trabalho de arte-educação em Ilhéus

Parada GLBT deve levar 10 mil à Soares Lopes

Workshop sobre preservação da água supera expectativas

Mostra de artes plásticas beneficia Apae de Ilhéus

Arte e envolvimento social, com uma boa dose de solidariedade. A combinação resume o evento que está programado para acontecer a partir do dia 26, às 19 horas, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Será a VI Mostra de Artes dos alunos da artista plástica Ione Passos que, além de muita beleza e inspiração, vai garantir apoio ao trabalho da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).
A exposição reúne 24 telas, produzidas com tinta acrílica e muita criatividade das alunas Maria Fernanda Torres, Maíra Pereira, Natália Rabat, Laura Goulart, Aline Segundo, Lívia Segundo, Fernanda Quirino e Maria Vitória Paraíso. Quase todas crianças, donas de um talento que remete à ingenuidade nos temas e à alegria nas cores. Para a professora Ione Passos, quem visitar a mostra vai se encantar “com a beleza e espontaneidade” dos trabalhos.
Durante a abertura, será realizado o leilão de uma tela de 1 m x 1,5 m, cuja renda será revertida em sua totalidade às obras da Apae. O interesse pela doação foi manifestado pelas próprias pequenas artistas que, de acordo com sua mestra, “também entendem a importância da solidariedade”.

Gapa promove trabalho de arte-educação em Ilhéus

O Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa), núcleo Bahia, realizará na próxima semana, em Ilhéus, um trabalho de conscientização sobre os riscos das DST / Aids. A iniciativa será apresentada em forma de um trabalho de arte-educação, tendo como público-alvo estudantes e a comunidade como um todo.
A estratégia é abordar o tema utilizando recursos cênicos, de modo a permitir uma maior interação com o público. Para atingir esse objetivo, a coordenação de educação do Gapa montou a peça “A gente já disse tudo”, um projeto que conta com apoio da Petrobras e vem tendo grande receptividade nos diversos municípios baianos.
A montagem será exibida segunda-feira (18), às 10 horas da manhã, para alunos e educadores do Colégio Moisés Bohana, no bairro Hernani Sá. No mesmo dia, a partir das 16 horas, o grupo de arte-educação se apresenta na praça do bairro, recebendo pessoas daquela comunidade.
Na terça-feira, o Gapa fará o mesmo trabalho no Colégio Antônio Sá Pereira, no Mirante, a partir das 9 horas. Na parte da tarde, às 14h30min, a peça estará na Praça Otávio Mangabeira, nas imediações da Avenida Canavieiras. De acordo com o técnico do núcleo de educação do Gapa, Francinei Nascimento, a encenação aborda não somente as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, mas outros assuntos, como a violência contra a mulher. O elenco é formado por ex-alunos de escolas públicas, que foram especialmente capacitados para realizar esse trabalho.

Parada GLBT deve levar 10 mil à Soares Lopes

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a 2ª Parada GLBT de Ilhéus, evento coordenado pelo Grupo pela Livre Orientação Sexual do sul da Bahia (Eros), e que acontece neste domingo. Além de promover manifestos contra a homofobia, o movimento pretende fazer um alerta sobre a importância do sexo seguro. A luta contra a Aids é um dos motes da parada, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, através da Coordenação de Controle das DST/Aids.
A irreverência e alegria que caracterizam os grupos GLBT são as principais marcas da parada, que sairá da praça Dom Eduardo e percorre quase toda a extensão da Soares Lopes. A abertura será às 9 horas, com uma feira instalada em frente à Praça Castro Alves. No local, haverá abordagens sobre sexo seguro, luta contra a discriminação e a homofobia, entre outros temas
Segundo o presidente do Eros, Valtércio Ferreira, consta ainda da programação do evento a exibição de filmes e distribuição de panfletos educativos. A parada acontece na parte da tarde e será acompanhada por um mini-trio, dois trios elétricos, dois DJs e a banda Lordão. Além de grupos de cidades circunvizinhas, a 2ª Para Gay terá a presença de pessoas de outras regiões do Estado e da capital. O evento conta com o apoio do Grupo Gay da Bahia, Grupo Humanus, de Itabuna, e Fórum Baiano de ONGs/ Aids (Fobong).

Workshop sobre preservação da água supera expectativas

Cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores, participaram do IV Workshop da Maramata, intitulado “Nossos Rios, Nossa Água”, realizado nesta sexta-feira (15), no auditório da Ceplac, em Ilhéus. A expectativa dos organizadores era atrair em média 300 participantes, o que foi superado logo no início da manhã.
Preservar os mananciais de água, através da conservação dos recursos e do consumo consciente foi o eixo de discussão do evento. Durante todo o dia, os participantes estiveram reunidos em debates, palestras, oficinas e exibição de vídeos. Eles também receberam material sobre microbacias, o papel de cada um na preservação da Mata Atlântica, reino animal e informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Maramata desde sua revitalização, no ano passado. Algumas das ações citadas foram as capacitações de professores, o lançamento do jornal ambiental Eco Notícias, a implantação do Núcleo Ambiental de Práticas Sustentáveis (Neaps), rede de palestras e visitações e encontro de gestores e pedagogos.
O evento contou com a presença de autoridades ambientais, representando órgãos como o Iesb e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). Também fizeram parte da mesa o prefeito Valderico Reis, o presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e secretário interino de Meio Ambiente, Jerbson Moraes, a secretária de Saúde, Eliene Oliveira, além de representantes das Secretarias de Turismo e Educação e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Dentro da programação, os participantes acompanharam a exibição do vídeo “Carta de 2070”, palestras sobre “A água e a vida”, “Microbacias”, “A Mata e a água” e “O destino da água”, além da oficina “Recicla Fantasia” e de debates. As atividades foram encerradas com a entrega do prêmio do Concurso de Poesias. O representante do Iesb, Adriano Wilde, ressaltou a importância da conscientização da sociedade como um todo, destacando que existem regiões no Brasil e até mesmo na Bahia, onde as pessoas bebem apenas 10 litros de água por mês e, se não houver os cuidados necessários, isso pode se tornar uma realidade para muitos. “A sociedade tem que se apropriar das questões ambientais e dar a sua contribuição, e não ficar esperando que apenas o governo tome a frente dos problemas”, disse.
O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, acredita que os jovens já começam a se preocupar em buscar a participação nas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida. Ele aproveitou para apresentar ao público toda a equipe da Maramata e da Secretaria de Meio Ambiente, que tem trabalhado pró-ativamente na busca pelo desenvolvimento sustentável.
O prefeito Valderico Reis ficou satisfeito com o grande número de participantes do workshop e reiterou a preocupação do governo municipal com as causas ambientais. “Estamos cientes de que o desenvolvimento da nossa cidade depende de uma política séria de preservação das reservas naturais”, afirmou. Ele enfatizou que o grande objetivo do governo com atividades como esta é sensibilizar a comunidade para a cooperação mútua e a melhoria da qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *