O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA), estréia na próxima terça-feira, às 19 horas, na Praça da Urbis, ao lado do Colégio Moisés Bohana, o espetáculo “É Positivo”, uma montagem dirigida pelo Teatro Popular de Ilhéus, com a parceria da Manos Unidas, Avina e apoio da Fundação Cultural de Ilhéus. O espetáculo será apresentado no Ônibus Águia da Cultura.
O projeto teve início em abril deste ano, quando foram selecionados 12 adolescentes para participar da montagem do espetáculo, todos estudantes que participaram do projeto de capacitação do GAPA em 2005.
A peça trata de forma bem humorada os vários obstáculos que os adolescentes têm de vencer para ter uma vida sexual segura, sem preconceitos e responsável. Com texto de Edmar Dias e Evanir Tavares “É Positivo” trás no elenco, Dilton Santos, Gabriela Cardoso, Íris Fernanda, Kitty Moreira, Leila Cristina, Lhais Souza, Michelle Mathias, Nadson Nascimento, Natália dos Santos, Roniele Araújo, Thaline Santos e Viviane Batista. Direção de Ely Izidro e Tânia Barbosa.
O espetáculo a partir de terça-feira segue em caravana no Ônibus Águia da Cultura, percorrendo bairros e distritos do município até abril de 2006.
Também o GAPA, em parceria com a Petrobás, trás a Ilhéus, na próxima semana o projeto Plataforma Solidariedade, com o espetáculo “A Gente já Disse Tudo!”. A peça é protagonizada por adolescentes integrantes do Núcleo de Teatro do Gapa-BA, que são estudantes de escolas públicas interessados em multiplicar informações sobre Aids e DSTs. O espetáculo vem sendo apresentado em praças e escolas de Salvador, em cidades do interior da Bahia e em outros Estados, como Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
O espetáculo tem a duração média de 40 minutos e propõe um debate no final da apresentação, com os atores conduzindo a platéia em discussões sobre as questões levantadas no roteiro, que traz uma visão diferente sobre a prevenção.
A peça será apresentada na próxima segunda-feira no Colégio Moisés Bohana, na Urbis, às 9 horas e às 15 horas na Praça da Urbis, ao lado do mesmo colégio. Na terça-feira terão apresentações no Colégio Sá Pereira, às 9 horas e às 14 horas na Praça Otávio Mangabeira, na Av. Canavieiras.
Programação deste fim de semana
Um dia de Cabra – Sexta e sábado às 20 horas
A história de dois Coronéis do Cacau que descobrem que suas filhas foram defloradas por um rapaz chamado Tonho Rolinha, os coronéis querem que o rapaz repare o mal feito, daí é uma confusão só. Tem homem que se finge de gay e Prefeita querendo reeleição. Com Keyla Franco, Wellington Bonnier, Ana Paula Souza, Jackelline Diaz, Carlos Parayba e Fagner Santos. Texto de Marcos Cristiano. Direção de Jefferson Costa. Espetáculo do Grupo de Teatro Relativo.
Próxima Semana
Inquisição – 22 e 23. Sexta e sábado às 20 horas
Alkazar, bárbaro, sanguinário, é convertido através de um milagre. Sua vida é transformada, e, de mercenário passa a pregador da paz. As venturas e desventuras de Alkazar, em sua nova missão, são apresentadas com muito humor. Com Hermilo Menezes, Takaro Vítor, Luigi Massa e Pedro Albuquerque, Inquisição é diversão garantida. Direção de Hermilo Menezes e Romualdo Lisboa. Uma montagem da Cia Ilheense de Teatro.