INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

“A Bofetada” volta ao palco do Teatro Municipal

Entrega de certificados finaliza ações do Agosto de Jorge

Secretaria de Turismo divulga Ilhéus Acontece de setembro

Desfile e palestras para comemorar Independência

Mais de 4 mil urgências foram atendidas pelo Samu de Ilhéus

“A Bofetada” volta ao palco do Teatro Municipal

O público de Ilhéus tem uma nova oportunidade para assistir “A bofetada”, comédia premiada que fez sucesso em vários estados brasileiros. O espetáculo levou muitas platéias a cair no riso e já foi assistido por mais de meio milhão de pessoas. A Bofetada será encenada no Teatro Municipal às 21 horas dos dias 7, 8 e 9 de setembro. Ingressos vão custar R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
A comédia chega a Ilhéus depois de percorrer as cidades de Jequié, Valença, Porto seguro e Santo Amaro. Produzida pela Companhia Baiana de Patifaria, que foi buscar inspiração em textos clássicos da comédia brasileira da década de 80, a montagem é uma excelente oportunidade para relaxar, pela forma alegre e divertida que os atores incorporam personagens em um jogo de brincadeiras cativantes.
“A Bofetada” fez 18 anos de sucesso no mês passado. Reúne em seu elenco Lelo Filho, Jarbas Oliver, Nilson Rocha e Bubba de Campos. Tem em sua composição de textos os espetáculos “Abafabanca”, “Noviças Rebeldes”, “3 em 1”, “Capitães de Areia” e o infanto-juvenil “A vaca lelé”.
“A Bofetada” foi considerado o espetáculo que promoveu mudanças radicais no comportamento do público em Salvador e em mais de 45 cidades de norte a sul do país. Estreou em 1988, no Teatro Castro Alves. De lá para cá, não parou mais de fazer sucesso, tanto de público quanto de crítica.

Entrega de certificados finaliza ações do Agosto de Jorge

A entrega de certificados aos participantes das oficinas integradas do projeto Agosto de Jorge Amado aconteceu na noite de quinta-feira (31), em solenidade realizada no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A abertura da exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos das oficinas também marcou a solenidade prestigiada pelo presidente da Fundaci, Marcos Magnos, e a diretora da Casa de Cultura Jorge Amado, Eugênia Célia. A solenidade encerrou a programação do Agosto de Jorge Amado.
Durante a solenidade, Marcos Magno disse que o prefeito Valderico Reis tem trabalhado bastante para levar cultura às comunidades mais pobres da cidade. Lembrando da política cultural da atual gestão, o presidente foi enfático ao afirmar que as ações empreendidas pela Fundaci permitem que pessoas sem acesso à cultura passem a ter contato com expressões como música, literatura e teatro. Marcos Magno não esqueceu de citar o legado deixado pelo escritor grapiúna e mostrou porque Jorge Amado sempre trabalhou em benefício da cidade.
A entrega de uniformes aos guias que fizeram curso voltado para o turismo foi um dos atos da noite de encerramento da programação. Com um pronunciamento voltado para a Casa de Cultura Jorge Amado, Eugênio Célia agradeceu aos parceiros que a Fundaci tem conseguido para auxiliar na realização de projetos importantes. “Como diretora desta Casa, minha preocupação é cuidar da boa imagem dela, pois se trata de um patrimônio de grande valor cultural para todos nós ilheenses e visitantes”.
Capacitação
Durante a programação do Agosto de Jorge Amado, foram oferecidas capacitações a monitores mirins, em parceria com a Secretaria de Educação e o Proier, coordenadas pelos professores Alderacy Júnior e Erlon Costa. As capacitações consistem no ensino de técnicas de redação e de artesanato, como bordado e confecção de boneca de pano, além de aulas de contação de histórias.
As oficinas começaram na abertura da programação do Agosto de Jorge Amado, no dia 10 último, e terminaram 20 dias depois. As ações se constituíram em atos de cidadania, tendo em vista a preocupação de serem levadas para áreas que abrigam comunidades carentes da cidade, como é o caso do bairro Teotônio Vilela. Ali, as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um mundo novo, com base em aspectos de grande relevância para o resgate de valores culturais.
À programação do Agosto de Jorge Amado, foram integradas as oficinas de criatividade e literatura, curso de capacitação para guias turísticos mirins e visitação gratuita a Casa de Cultura Jorge Amado. Caravanas Culturais, peças teatrais “Mulheres de Jorge” e “O contador de histórias grapiúnas” e o show cultural de encerramento.

Secretaria de Turismo divulga Ilhéus Acontece de setembro

Mais completo guia de cultura e lazer da terra de Gabriela, o Ilhéus Acontece de setembro foi divulgado pela Secretaria Municipal de Turismo. O guia deste mês apresenta como destaques da programação eventos científicos, de esportes aquáticos e a caminhada em defesa da diversidade sexual, além de atividades comemorativas ao Dia Mundial do Turismo e o roteiro com os principais pontos turísticos e gastronômicos da cidade.
Os principais eventos são o Congresso Internacional da Fauna e Flora (entre os dias 3 e 7), comemoração da Independência do Brasil, 5ª Golden Maratona Aquática e 10ª Travessia Ilhéus-Pontal (dia 9) e a Parada GLTB e da Diversidade (dia 17). O Ilhéus acontece também abre espaço para a história com a Peregrinação em memória aos mártires do massacre do rio Cururupe, conhecida como Batalha dos Nadadores (dia 23). No dia 15 haverá o IV Workshop Nossos Rios, Nossa Água.
O Ilhéus Acontece se propõe a ser um guia com para nativos e turistas. Reúne dicas de cultura, lazer, gastronomia e história de Ilhéus. A programação é distribuída por meio eletrônico (via e-mail) para o trade e turistas, além de ser disponibilizada também pela Associação de Turismo de Ilhéus. O secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, diz que “o projeto visa divulgar os vários atrativos que Ilhéus tem e ajudar na programação de lazer e entretenimento do turista e do ilheense”.
Cultura
A programação cultural do mês de setembro traz todas as atrações do Teatro Municipal de Ilhéus, com destaque para os espetáculos Os Saltimbancos (dias 2 e 3) e A Bofetada (dias 7, 8, 9 e 10), além de show de Fábio Souza, do Fama (às 20h do dia 14). A Casa dos Artistas apresenta neste mês as peças Pega pra Capa, O contador de histórias grapiúnas, Um dia de Cabra, Inquisição e Auto-Falante.
Outro destaque é o projeto Música na Praça, que garante apresentações com o melhor do chorinho brasileiro na praça do Teatro Municipal, todas as segundas-feiras. O guia não se resume à programação de eventos. Reúne roteiros de museus, cinema e história com endereços e telefones para contatos.
O secretário de Turismo afirma que o guia é uma das formas de mostrar os grandes atrativos que a cidade dispõe, mas que antes estavam dispersos. “Agora as pessoas têm como se orientar e fazer a sua programação de lazer e entretenimento”, diz Hermano Fahning. Esta é a terceira edição do Ilhéus Acontece. Os interessados em divulgar evento no guia devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, pelo telefone 2101-5587, ou pelos e-mails (seturilheus@yahoo.com.br) ou (setur@ilheus.ba.gov.br). Toda a programação está disponível, ainda, no site (www.atil.tur.br).

Desfile e palestras para comemorar Independência

Um grande desfile cívico na Avenida Soares Lopes e uma série de palestras no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) vão marcar as comemorações do Sete de setembro. O evento em homenagem aos 184 anos da Independência do Brasil será um dos mais concorridos dos últimos anos, contando com a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade ilheense.
A estimativa da Prefeitura de Ilhéus é que cerca de 6.500 pessoas participem do desfile, dentre elas militares, alunos da rede pública e privada e a sociedade em geral. A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do evento, já tomou todas as providências para o bom andamento das atividades. A programação está marcada para iniciar às 8h do dia 7 de setembro, na Praça Dom Eduardo, com hasteamento da bandeira e participação do prefeito Valderico Reis e autoridades militares.
Às 8h30min, será feita a revista às tropas, clubes de serviço e escolas, com a presença do comandante da 18ª CSM. Em seguida, será executado o hino nacional, entoado por todos os presentes e, finalmente, às 9h, será dado início ao grande desfile cívico. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, afirma que a data simboliza muito mais do que a Independência do Brasil. “É o momento de elevar nosso amor à pátria e plantar no coração de cada um o espírito da cidadania”, disse.
Atividades começaram
No IME, as comemorações já começaram nesta sexta-feira (1º), com o hasteamento da bandeira e palestra sobre a importância da Polícia Militar. Na próxima segunda-feira (4), a programação continua com a palestra “A importância da Corporação para o bem-estar da comunidade ilheense”, ministrada em parceria com o Corpo de Bombeiros, às 8h e às 14h, no próprio colégio. Na terça-feira, após o hasteamento da bandeira, representantes da 18ª CSM vão falar sobre o Exército Brasileiro, nos mesmos horários. Para encerrar a programação, no dia 6, a Capitania dos Portos de Ilhéus vai proferir palestra sobre a Marinha Brasileira, às 8h, 14h e 19h30min.

Mais de 4 mil urgências foram atendidas pelo Samu de Ilhéus

O Samu-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ilhéus efetuou 4.356 atendimentos de emergência em seis meses de operação. Os atendimentos em várias especialidades médicas e os números alcançados o consolidam como um serviço de grande utilidade na resolução de problemas graves de saúde pública. “Essa capacidade de resolver problemas que o Samu-192 mostra em Ilhéus não é afirmada por seus operadores, mas alardeada por aqueles que, em risco de vida, necessitaram da unidade e hoje alardeiam sua eficiência”, diz a secretária municipal da Saúde, Eliene Oliveira.
A maior freqüência de chamadas ao Samu, no período referido, foi para atendimento clínico, somando 1.808 casos. Por ordem de quantidade, as demais urgências atendidas foram traumáticas (487 casos), obstétricas (274) e psiquiátricas (155). Mas houve ponderável número de chamadas resolvidas apenas com orientação médica, sem necessidade de deslocar a equipe. São situações em que, por telefone, o médico regulador informa o procedimento a ser feito com o doente, não se tratando de casos enquadrados na definição de emergência. No período, 1.632 chamadas foram solucionadas apenas com orientação médica.
Ajuda a distância
Uma das dificuldades operacionais do Samu-192, segundo seu coordenador, o médico Pedro Silva e Silva, é que, “muitas vezes, a população confunde esse serviço altamente especializado com um simples transporte de doentes”. Ele afirma que o universo do Samu é a emergência, isto é, “a pessoa que está em risco de vida imediato, diferente da urgência, em que o risco de vida não é imediato”.
Didaticamente, o médico explica que a emergência é a situação em que o doente não pode esperar – “todo tempo ganho é importante”. Pedro Silva e Silva reconhece a dificuldade que o leigo tem para estabelecer essa diferença, “daí a necessidade do médico regulador do Samu, que, se devidamente informado, pode aportar uma ajuda importante, mesmo a distância”.
Com seis meses de atuação, o Samu-192 de Ilhéus ainda não se livrou de uma espécie de condenação imposta aos congêneres de todo o Brasil: o trote. “Infelizmente, até hoje já registramos mais de 14 mil trotes, o que encarece o serviço público, toma tempo do servidor e mostra que boa parte da comunidade ainda não entendeu a importância desse investimento para a saúde pública de Ilhéus”, diz Pedro Silva e Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *