UESC comemora a defesa da centésima dissertação do PRODEMA

“A Influência do Contexto Ecológico no Desenvolvimento Infantil: um estudo de caso na Bahia”, da mestranda Christiana Cabicieri Profice, foi á centésima dissertação do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. A Defesa foi apresentada na última quarta-feira, no auditório quinto andar do edifício José Haroldo Castro Vieira, no campus prof. Soane Nazaré de Andrade, com a presença do reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva, professores e alunos da Universidade.
Para o gerente de Pesquisa da Universidade, professor Max de Menezes, “essa defesa realmente é um marco não só pelo numero de dissertações, defendidas, mas porque o Mestrado de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente foi o primeiro Mestrado próprio da UESC e é um curso difícil de ser articulado e ministrado por se tratar de uma proposta eminentemente interdisciplinar que aborda o desenvolvimento contemplando as questões ambientais que estão inerentes ao desenvolvimento”.

A professora Christiana Profice acredita que o Programa tem uma função social a cumprir na Região Sul da Bahia e chegar a centésima dissertação é um bom começo. “A Influência do Contexto Ecológico no Desenvolvimento Infantil: um estudo de caso na Bahia” teve como orientador o Prof° Dr. Salvador Trevisan. Para ele “é grande responsabilidade porque o volume de informação e conhecimento que se acumulou indica a necessidade de uma analise da qualidade e da aplicabilidade dos resultados das pesquisas. É um momento surpreendente na história deste mestrado que, coincidentemente, a primeira dissertação defendida eu fui o orientador, há cinco anos atrás”.

A INFÂNCIA NO CONTEXTO ECOLÓGICO
O objetivo principal do estudo de caso foi o de analisar a influência de dois contextos ecológicos distintos no desenvolvimento infantil. O primeiro grupo de crianças observado habita o vilarejo de Brejões da Gruta na região do semi-árido e o segundo grupo reside no vilarejo de Taipus de Dentro na região da Mata Atlântica. “O intuito de nossa tarefa efetuou-se uma descrição dos aspectos físico-biológicos e culturais dos dois contextos ecológicos selecionados, buscando relaciona-los com os perfis desenvolvimentais que puderam ser delineados em cada grupo infantil”. Explica Christiana.

Ela descreve e registra em vídeo o cotidiano infantil dos dois contextos ecológicos selecionados, destacando as situações interativas das crianças nos sistemas ecológicos dos quais participam. As variáveis desenvolvimentais, fluência verbal e auto-estima foram levantadas nas entrevistas e na análise dos desenhos temáticos das crianças, viabilizando uma comparação qualitativa entre os dois grupos.

Os desenhos das crianças também permitiram uma análise inicial das representações infantis acerca do meio ambiente em cada do contexto ecológico selecionado. Os grupos de pares em situações lúdicas foram observados enquanto sistemas interativos de suma importância para o desenvolvimento infantil. Dialogando com os pressupostos da ecologia do desenvolvimento humano, da teoria das representações sociais e da psicologia ambiental concluiu-se que o contexto ecológico influencia o desenvolvimento infantil, visto que exerce ação direta sobre a qualidade de vida e sobre os padrões interativos de cada comunidade.

DOUTORADO

De acordo com coordenador do Programa, professor Prof° Dr. Neylor A. Calasans Rego, a Universidade está encaminhando ao CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o projeto criação de Doutorado da Rede PRODEMA. O projeto ficou fortalecido a partir do momento que o curso passou do nível três e se tornou, atualmente, o único da Rede Prodema com nota quatro de avaliação do Capes. A UESC será o centro dessa rede, da qual fazem parte, também, as universidades federais de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e estaduais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, do Piauí e do Rio Grande do Norte.

Para o professor Neylor a concepção do PRODEMA, significou o amadurecimento das instituições nordestinas, face ao processo de incorporação da questão ambiental – enquanto dimensão do desenvolvimento – bem como da compreensão de sua complexidade e totalidade. “A criação do Curso de Doutorado solidifica essa relação. Trata-se efetivamente da busca da harmonização entre o desenvolvimento sócio-econômico e o meio-ambiente, consideradas as particularidades locais”.

O PROGRAMA
O Curso de Mestrado iniciado em 1998 vem concretizando o objetivo de estender a sua contribuição efetiva para o desenvolvimento regional através da pós-graduação stricto sensu na área de meio ambiente. O PRODEMA tem, como objetivo maior, a qualificação de futuros tomadores de decisões para o exercício do planejamento e para a prática de uma forma de desenvolvimento no qual estejam harmonizados os seus objetivos sociais, ecológicos e econômicos, contribuindo para a reversão do quadro atual de subdesenvolvimento e de degradação ambiental progressiva da Região Nordeste e do país. O Curso apresenta uma abordagem interdisciplinar de temas da mais alta relevância para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais úmidas, especialmente a Sudeste da Bahia.

Esses temas compõem as duas áreas de concentração oferecidas: Conservação da Biodiversidade e Planejamento e Gestão Ambiental no Trópico Úmido. Em ambos a visão integrada dos fatores ecológicos, econômicos e sociais inerentes ao desenvolvimento está constantemente presente. A abordagem interdisciplinar das questões do desenvolvimento regional é estimulada não apenas pelo conteúdo das disciplinas e atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no curso, como também pelo próprio perfil do alunado que, no seu conjunto, é constituído por profissionais oriundos de mais de vinte diferentes cursos de graduação, o que propicia constante confronto e interação entre visões distintas, enriquecendo as discussões das temáticas abordadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *