Segundo Tempo atende a 200 crianças em Itajuípe

Implantado no ano passado em Itajuípe, o Programa Segundo Tempo, executado pelo município em parceria com o Governo Federal, está atendendo a 200 crianças e adolescentes do município. A iniciativa oferece aulas de canoagem, futsal, voleibol, capoeira e reforço escolar aos beneficiados. Todos eles estudam no turno aposto ao que desenvolve as atividades no Segundo Tempo. São crianças e adolescentes em risco social e pessoal.
O esporte como norteador das ações de inclusão social é ressaltado pelo prefeito Marcos Dantas. Para as atividades, são mobilizados um coordenador, um professor de futsal e vôlei, um professor de capoeira, um técnico de canoagem, um professor de magistério, um técnico de enfermagem, uma zeladora e dois motoristas. “A cidadania para os mais pobres é a principal filosofia deste programa”, ressalta Marcos Dantas.



Alunos do projeto segundo tempo (foto Gabriel Alex).

As atividades são realizadas duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras.O coordenador do Programa, Mário César, diz que os avanços são notáveis. No inicio, os alunos do Programa apresentavam dificuldades de relacionamento social, de compreensão, de iniciativa e de participação. Dando ênfase à canoagem, o projeto conseguiu mudar o comportamento das crianças e adolescentes atendidas.
O coordenador lamenta a falta de recursos federais para desenvolver as atividades, “mas a prefeitura está arcando com todas as despesas”. Para o prefeito Marcos Dantas a continuação das atividades do Projeto é uma das principais metas de governo, que destaca a revelação de atletas como Edmilson Costa da Silva e Katiane Santos Almeida na canoagem. São moradores dos distritos de Sequeiro Grande e União Queimada, oriundos de famílias carentes.
Já o professor de canoagem Iran Rodrigues, da cidade de Ubaitaba, salienta que Itajuípe já tem uma equipe de canoagem capaz de competir de igual para igual com outras cidades, a exemplo de Ubaitaba que é a grande referência da canoagem na Bahia. “O nosso pensamento é enviar uma equipe para participar do Campeonato Brasileiro que será disputado no Paraná em outubro”.
O coordenador do Projeto e Chefe do departamento de Esporte e Lazer de Itajuípe, Mário César Oliveira, diz que o município de Itajuípe fechou uma parceria importante com a empresa Penalty instalada no próprio município, esta parceria vai fortalecer não só a canoagem, como o futsal, o vôlei e o handebol, possibilitando revelar atletas nessas modalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *