“Escola entra em Cena” integra aluno e comunidade em Itajuípe

A secretaria de Educação da prefeitura de Itajuípe está desenvolvendo um projeto que objetiva estimular os alunos das escolas municipais a debater os problemas e as necessidades das comunidades onde moram. O projeto “A Escola entra em Cena” desenvolve ações de estímulo a leitura e debates sobre questões como consciência ambiental, violência, saúde, sexualidade e drogas.
A secretária municipal de Educação, Márcia Lima, explica que o objetivo do projeto é desenvolver uma ação permanente. Na opinião da secretária, as escolas se acostumaram a desenvolver projetos somente em datas comemorativas, a exemplo do dia do estudante, dia do meio-ambiente e Semana da Pátria, dentre outras. “Este projeto vai aproximar a escola da comunidade e melhorar a educação nos espaços escolares”, afirma.
Márcia Lima cita o exemplo do Colégio Leolina Nazareth de Andrade, próxima ao rio Almada, e onde os alunos estão desenvolvendo ações de preservação ambiental. “A maioria dos alunos mora próximo da escola. Por isso, escolhemos o tema meio ambiente trabalhando na preservação do rio que banha e é muito importante para a nossa cidade”, explica.
O projeto, iniciado em julho, se estenderá por todo semestre e premiará as escolas que tiver maior envolvimento da comunidade. Entre os prêmios estão computadores e aparelhos de DVD. A escolha será feita por uma equipe de avaliadores, a exemplo de professores, escritores e lideranças eclesiásticas e comunitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *