Herval Lemos na França e Rui Reis na Alemanha,os ilheenses estão na Europa mostrando um pouco da musicalidade baiana. Mas não aquela música conhecida de todos, mas uma música de primeira qualidade produzida no seio da Mata Atlântica, regada a chocolate quente. Herval Lemos lançou na França seu último CD e não pára de fazer shows, Rui Reis, na Alemanha, ministra aulas de percussão e faz espetáculos, além de estudar a música alemã.
É isso aí! Estamos ganhando o mundo.
Precisávamos ganhar o Brasil, a Bahia, Ilhéus. Quem sabe, quando tivermos uma Fundação Cultural de Ilhéus verdadeiramente atuante isto seja possível.
A Programação da Casa dos Artistas para os próximos dois meses foi fechada. Tem teatro, música e dança. Espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus e de grupos de Itabuna, além da participação musical de Daniel Neto e Luiz Cardoso. O projeto Leituras Dramáticas e alguns resultados do projeto Teatro de Casa na Casa também estão previstos.
A volta do espetáculo infantil “Ita – um Tupinambá em Busca do Manto Sagrado” e uma programação especial para a semana da criança fazem parte da programação em Outubro.
O núcleo de dança está preparando também para outubro um projeto de improvisação a partir de temas do cotidiano, sempre às terças-feiras.
Próxima semana, dia 1º de setembro, o espetáculo “Pega pa Capá” abre a temporada Setembro Outubro da Casa dos Artistas.
Arte a serviço da saúde
O Gapa-Ba – Grupo de Apoio a Prevenção a AIDS, tem promovido há mais de 18 anos intervenções educativas junto ao público adolescente e jovens escolares em toda a Bahia. Numa linha de atuação que articula as dimensões de saúde e educação, o Gapa tem consolidado a metodologia de arte educação no trabalho com teatro e investindo também em outras linguagens como Hip-Hop.
Nesta perspectiva chegou a Ilhéus esta semana a Banda Evolução. Composta por sete jovens, que através da poesia cantada do Hip-Hop leva informações importantes de prevenção a Aids e abre o debate e a reflexão a respeito da sexualidade adolescente e outros temas atuais.
A Banda Evolução faz temporada em Ilhéus desde o dia 23. Já esteve no IME e na Escola Estadual Moises Bohana, Hoje (24), pela manhã será a vez da Escola Estadual Sá Pereira às 10h30 e à tarde do mesmo dia nova apresentação às 16 horas no IME; no dia 25 pela manhã ás 10h30 se apresentará na Escola Estadual Moises Bohana e às 14h30 fará o encerramento da I Jornada Estudantil de prevenção as DST/AIDS.
Programação da semana
Sexta: Inquisição
Alkazar, bárbaro, sanguinário, é convertido através de um milagre. Sua vida é transformada, e, de mercenário passa a pregador da paz. As venturas e desventuras de Alkazar, em sua nova missão, são apresentadas com muito humor. Com Hermilo Menezes, Takaro Vítor, Luigi Massa e Pedro Albuquerque, Inquisição é diversão garantida. Direção de Hermilo Menezes e Romualdo Lisboa. Às 20 horas.
Sábado: O Contador de Histórias Grapiúnas
Mitos, lendas e o quotidiano do povo que construiu a civilização do cacau são apresentados a partir de contos, poemas, crônicas e depoimentos dos mais representativos escritores baianos como: Sosígenes Costa, Jorge Amado, Cyro de Mattos, Adonias Filho, Hélio Pólvora, Valdelice Pinheiro, Ramon Vane e Euclides Neto. Com José Delmo e Diéques na Percussão, esta é amis uma a montagem do Teatro Popular de Ilhéus. Direção de Romualdo Lisboa. Às 20 horas.
A Casa dos Artistas é um espaço cedido pela família Hans Koella e administrado pelo Teatro Popular de Ilhéus. Sua dinamização tem como objetivos a preservação e valorização da cultura popular da região. Maiores informações pelo site: www.casadosartistas.art.br
ou pelo telefone (73)3634-5818.