Cada uma das grandes redes de supermercados, como Wall Mart, Pão de Açúcar, Sonae, Carrefour, vai precisar investir de 3 a 5 milhões de reais para adaptar-se ao novo regulamento de rotulagem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em reunião com a Fiergs e Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a agência informa que não haverá nova prorrogação do prazo para a mudança. A Resolução 360, que entra em vigor em 31 de julho, exige a discriminação da quantidade de gorduras trans, a indicação em destaque da presença de glúten e muda a base diária de calorias de 2.500 para 2 mil. Todo e qualquer produto que vai para gôndola embalado precisa conter as novas informações e para isso, estima-se que pelo menos 100 mil balanças precisam ser trocadas ou atualizadas no país. Além de proteger a saúde do consumidor e complementar as políticas públicas de saúde, a medida visa compatibilizar a legislação nacional com a do Mercosul, para facilitar a livre circulação. Mas, faltando menos de duas semanas para a entrada em vigor, grande parte dos rótulos ainda está no formato antigo, já que a indústria de alimentos contava com uma nova prorrogação. A medida vem sendo adiada desde 2003, devido ao lobby dos supermercadistas. No entanto, a Anvisa disse que o prazo continua em vigor, já que a medida faz parte de legislação internacional e não pode ser adiada. Os antigos rótulos vão valer apenas para os produtos fabricados até o dia 31 de julho de 2006. Os rótulos dos produtos fabricados a partir de 1º de agosto devem estar adequados às novas regras.