INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Curso capacita agentes de trânsito em Ilhéus

Colo Colo empata em casa e pega o Bahia, domingo

Congresso internacional sobre fauna silvestre será em Ilhéus

Combate ao mosquito da dengue é prioridade da saúde em Ilhéus

Mutirão da Cidadania chega ao Hernani Sá

Valderico inaugura sábado quadra de esportes radicais

Curso capacita agentes de trânsito em Ilhéus

Os 40 agentes de trânsito de Ilhéus estão fazendo um curso de aprimoramento na legislação que regula o setor, que também compreende orientações sobre abordagem de motoristas e pedestres e ênfase em educação para o trânsito. As aulas acontecem de segunda a sexta, sempre a partir das 19 horas, na sede da Fundação Cultural (Fundaci).
O treinamento é organizado pela Secretaria de Transportes e Trânsito, que acelera os procedimentos para a municipalização do setor. De acordo com o secretário Rodolfo Macedo, a estimativa é de que a mudança dará à cidade um incremento de R$ 300 mil em suas receitas. Essa verba será usada na conservação das vias públicas e melhorias no sistema de sinalização.
“Treinar os agentes é uma prioridade para a Secretaria”, declara Macedo, lembrando que o atual governo já admitiu, por meio de concurso público, 40 profissionais para atuar diretamente no policiamento de trânsito. A equipe age, especificamente, disciplinando questões como estacionamento, obediência à sinalização e uso de cinto de segurança, enquanto o Estado continuará fiscalizando a documentação de veículos e motoristas.
Os agentes de trânsito do município já estão nas ruas. A capacitação que está sendo ministrada tem, além das aulas teóricas, o complemento da atuação prática em vias públicas. As blitze realizadas contam como o apoio da Polícia Militar e da Ciretran, que, de acordo com o secretário Macedo, “têm sido parceiras do município no trabalho de organizar o tráfego”.

Colo Colo empata em casa e pega o Bahia, domingo

O Colo Colo não conseguiu passar pelo Confiança e ficou no empate em 0x0 com o time sergipano, nesta quarta-feira (19), no estádio Mário Pessoa. Agora, terá que vencer o Bahia para sair da última colocação do seu grupo e manter as chances de se classificar para a segunda fase. O jogo contra o tricolor da capital será na Fonte Nova, às 17h do domingo. O Tigre ilheense soma um ponto em dois jogos e, novamente, foi prejudicado pela arbitragem, no segundo tempo. O meia Juca foi derrubado dentro da grande área, pediu marcação de pênalti, mas o árbitro mandou seguir o jogo.
O primeiro tempo da partida foi marcado por faltas e jogo truncado. Os dois times concentravam as jogadas no meio de campo e não conseguiam chegar com objetividade ao ataque. No segundo tempo, o Colo Colo partiu para cima do Confiança, mas apenas conseguiu chegar ao gol em cobranças de falta e chutes de fora da área, com Paulinho e Jamaica.
A equipe tem sofrido com o pouco entrosamento. Para a disputa da Série C do Brasileiro, o time contratou 13 jogadores e perdeu as principais peças responsáveis pelo título do Campeonato Baiano de 2006. Para a partida contra o Bahia, no domingo, o treinador Ferreira voltará a contar com os jogadores Tiago, Juninho e Guga, expulsos na primeira partida na Série C, contra o CSA, em Maceió (AL).

Congresso internacional sobre fauna silvestre será em Ilhéus

Destino de grandes eventos com especialistas e participantes do Brasil e do exterior, Ilhéus foi escolhida para sediar o VII Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina, entre os dias 3 e 7 de setembro, no Centro de Convenções. Será a primeira vez em 14 anos que este congresso acontecerá no Brasil. O evento vai abordar os estudos e programas executados na região Amazônica e América Latina, com o propósito de avaliar seus resultados e limitações. A sétima edição do congresso está sendo organizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Dando continuidade às edições anteriores, nesse ano será permitido que os participantes, estudantes, pesquisadores e outros profissionais, possam avaliar técnicas e compartilhar conhecimentos. Dentro da programação, serão apresentados trabalhos sobre fauna silvestre e pesca, conservação e manejo, biodiversidade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e controle populacional de animais-praga.
A programação incluirá conferências, mesas redondas, sessões temáticas com apresentações livres, exposições de painéis, simpósios, workshops, cursos durante e pós-congresso, e excursões após o congresso. O objetivo é trabalhar de forma multidisciplinar e participativa, para a otimização das políticas de uso, técnicas e estratégias de manejo da fauna silvestre amazônica e latino-americana. A finalidade é o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza com base nas realidades sócio-econômicas existentes em cada área geográfica da América Latina.
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, destacou a importância para o município em sediar um evento deste porte, que já foi realizado em diversos países, como Peru, Estados Unidos, Bolívia e Colômbia. Ele enfatizou que esta é uma das poucas regiões do país onde remanescentes da Mata Atlântica ainda estão relativamente conservados. O prefeito afirma que, atualmente, estão sendo questionados diversos aspectos do manejo destes remanescentes e os resultados da ocupação humana na região, ao mesmo tempo em que são buscadas alternativas para seu desenvolvimento.
Durante os cinco dias de evento, a cidade será movimentada pela presença das principais entidades de apoio à pesquisa em níveis regional e nacional, além de organizações vinculadas à conservação e manejo de fauna, ONGs, universidades e centros de pesquisa regionais, nacionais e internacionais. “Eventos como esse conseguem movimentar a economia da cidade em períodos de baixa estação”, considerou o prefeito.

Combate ao mosquito da dengue é prioridade da saúde em Ilhéus

“O combate à dengue continua na lista de prioridades da saúde pública de Ilhéus, como ação preventiva”, disse a secretária municipal da Saúde, Eliene Oliveira, ao justificar a manutenção do trabalho que vem sendo feito junto às comunidades dos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Ela reafirmou a necessidade de que a orientação dos técnicos seja seguida pela população. Entre as recomendações está o não deixar água limpa e parada acumulada em locais como vasos de plantas, pneus, cascas de coco e ovos, além de deixar reservatórios de água sempre tampados.
A secretária lembra que “o trabalho dos agentes da dengue, por melhor que seja, não será suficiente para evitar os focos do mosquito se não houver a participação intensa da comunidade”, disse Eliene. De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia de Lima Brito, a cidade possui áreas com ótimo resultado no combate à dengue, a exemplo do Centro (com 0% de infestação), Hernani Sá e Cidade Nova (com menos de 1%), Ceplus, Pontal, Bela Vista e Jardim Atlântico (com infestação inferior a 2%), São Francisco (2%) e Jardim Savóia (2,3%).
A preocupação, ressalta a diretora, são os locais em que a presença do Aedes aegypti é “muito preocupante”, como o bairro Terotônio Vilela e o Alto do Carvalho (que ultrapassam os 10% de infestação predial), Gamboa e Basílio (mais de 9%), Boa-Vontade, Fundão, São Miguel e Coqueiro (8%) e Santa Inês e Alto da Soledade, que têm infestação superior a 7%.
Lideranças
Cássia Virgínia explica que o IIP de Ilhéus caiu de 12,4% para 5,1% entre maio e o fim junho (2o para 3o ciclo de trabalho dos agentes da dengue), mas é um desempenho “ainda distante do ideal” para controlar a doença. O desafio da Secretaria da Saúde é baixar os índices nas áreas em risco neste momento, porque, apesar do trabalho intensificado já há alguns meses, a resposta da população não tem sido proporcional ao investimento do governo. “Os altos índices de infestação têm-se repetido nas mesmas áreas, o que sinaliza para alguma indiferença dos moradores em relação aos cuidados preventivos recomendados”, diz Cássia Virgínia.
Nos últimos dias, a estratégia dos técnicos tem sido a ação educativa continuada junto a grupos que exercem liderança comunitária nos locais de maior infestação. “Nossa expectativa é de que, com a participação mais efetiva das associações de bairros, igrejas, escolas, sindicatos e outras entidades, possamos elevar o nível de consciência de todos os moradores, aumentando as chances de êxito contra o mosquito”, adiantou Cássia Virgínia.

Mutirão da Cidadania chega ao Hernani Sá

Os moradores dos bairros Hernani Sá e Nossa Senhora das Vitórias serão atendidos nas próprias localidades com serviços urbanos e de saúde e assistência social durante o Mutirão da Cidadania. Realizado pela Prefeitura de Ilhéus, o mutirão atenderá a comunidade do Hernani Sá na terça (25). No outro dia, chegará ao Nossa Senhora das Vitórias. As comunidades poderão realizar diversos tipos de exames, fazer consultas a médicos clínico-geral, pediatra e ginecologista, além de dentistas, assistentes sociais, e cabeleireiros e retirar segunda via de documentos.
Entre os documentos que o cidadão poderá retirar estão a certidão de nascimento e carteira de identidade. Os mutirões têm a participação das secretarias municipais de Serviços Urbanos Saúde e Assistência Social e Trabalho. O secretário interino de Serviços Urbanos, Celso Assereuy, diz que uma equipe-padrão realiza nos bairros atendidos serviços de limpeza de rua, poda de árvores e capina. “É uma ação cidadão combinada com trabalho na área de urbanismo”, diz Celso.
Na área de assistência social, os moradores recebem orientação sobre cadastros em programas sociais, como o Bolsa-Família, e informações sobre encaminhamentos para benefícios, como o Prestação Continuada e aposentadoria. No evento, a comunidade também participa de palestras rápidas sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids e hepatite viral.A comunidade também tem acesso a exames de colesterol e de glicemia, para saber o nível de açúcar no sangue.
Até agora já foram beneficiadas quatro comunidades pelo projeto. Os distritos de Banco do Pedro e Banco Central foram os primeiros a receber os serviços do mutirão. Nesta semana, as equipes das secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e Assistência Social e Trabalho atenderam Inema e Pimenteira, duas das localidades mais afastados da sede de Ilhéus. “Nossa preocupação é levar serviços de cidadania aos moradores e ações que elevam a auto-estima das pessoas”, ressalta a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis.

Valderico inaugura sábado quadra de esportes radicais

Construída pelo governo de Ilhéus para estimular a prática esportiva e oferecer mais opção de lazer e entretenimento à juventude, a quadra de esportes radicais da avenida Soares Lopes será inaugurada às 10 horas deste sábado (22). A solenidade de inauguração será aberta pelo prefeito Valderico Reis e o ato será acompanhado por secretários municipais e desportistas. O espaço representa uma conquista dos adeptos dos esportes radicais junto ao governo municipal, que se sensibilizou com a idéia de construí-lo.
Depois da realização do ato solene, será aberto o campeonato de skate, evento que se prolonga até à tarde do domingo (23) com a participação de dezenas de competidores. O campeonato terá a participação dos melhores nomes do esporte na cidade, além de novos adeptos da modalidade que está entre as que mais crescem em Ilhéus.
Durante a inauguração da quadra, está prevista ainda apresentação de ciclistas que praticam bicicross e de skatistas. Eles se revezarão na competição e nas demonstrações da modalidade. Localizada numa área privilegiada, a quadra de esportes radicais de Ilhéus representa a possibilidade de ampliar e aperfeiçoar técnicas do bicicross e do skate.
Para o prefeito Valderico Reis, a construção do espaço faz parte da política de incentivo às diversas modalidades esportivas. “Nosso governo é um dos que mais apoiaram e que têm políticas para o esporte”, diz. O vice-prefeito Nilton Lima, um dos idealizadores da quadra de esportes radicais, informou que o governo Valderico Reis vai continuar trabalhando para construir e recuperar praças de esportes na sede e interior do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *