Prefeitura Municipal de Ilhéus

Diretores da rede municipal discutem ‘meia passagem’ com representantes da Atranspi

Secretaria de Educação passa a funcionar em nova sede

Parada Gay de Ilhéus será realizada em 25 de setembro

Conselhos de Alimentação Escolar e do Fundeb têm nova sede

Turmas do Progestão participam de Seminário sobre políticas públicas

Diretores da rede municipal discutem ‘meia passagem’ com representantes da Atranspi

A Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Ilhéus (Atranspi) em parceria com a Secretaria de Educação promoveu na manhã desta quinta-feira (18) encontro com os diretores da rede municipal de Ensino. Em pauta: o funcionamento do Sistema Inteligente de Transporte, o SIT, e mais instruções a respeito do decreto 093, de 18 de setembro de 2009, que dispõe a respeito da concessão de meia passagem no transporte coletivo aos estudantes ilheenses, assinado pelo prefeito Newton Lima.

Durante o encontro, a coordenadora do SIT, Joana Carla, promoveu palestra sobre os procedimentos para a aquisição e utilização da meia passagem. Também foi discutido o papel do diretor no controle do benefício, “já que a escola é a responsável por enviar mensalmente um relatório com informações sobre assiduidade, desistência e inclusão de novos alunos, entre outras, facilitando o trabalho desenvolvido pelo SIT, e evitando, inclusive, que alunos que se evadiram do ambiente escolar, continuem tendo acesso ao benefício”.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Celiney Campos, explicou que em Ilhéus, que conta com 25 mil alunos matriculados na rede municipal, 3.039 alunos da rede municipal são beneficiados pela gratuidade. “Além do vale transporte, os alunos da zona rural conta ainda com a frota terceirizada e com os ônibus disponibilizados pelo programa federal Caminhos da Escola”. Já cerca de 22 mil estudantes ilheenses são contemplados com o direito a meia passagem, ou seja, desconto de 50% no valor das tarifa do sistema de transporte coletivo.

Para a secretária Lidiney Campos, o objetivo é sensibilizar os diretores para que eles continuem atuando como interlocutores junto aos professores e aos alunos, assim como promover a reciclagem de informações.

Secretaria de Educação passa a funcionar em nova sede

A Secretaria Municipal de Educação funcionará a partir da próxima segunda-feira (22) em novo endereço, na avenida Soares Lopes, n° 840. Esta semana, o atendimento ao público e o de parte dos setores da secretaria, que vinha funcionando no Centro Administrativo, na avenida Itabuna, foi paralisado para agilizar a mudança.

A responsável pela pasta, a secretária Lidiney Campos informa que todos os setores passarão a funcionar no novo endereço, sempre das 12 às 18 horas. Porém, alguns setores que aguardam a instalação de linha telefônica e internet, funcionam temporariamente no antigo endereço, a exemplo do gabinete da Secretaria, Diretoria Administrativa e o Setor de Matrícula e Estatística.

Parada Gay de Ilhéus será realizada em 25 de setembro

Promovida anualmente, a parada gay de Ilhéus chega a sua sétima edição em 2011, e os preparativos para a sua realização já foram iniciados. Nesta quinta-feira (18) pela manhã, se reuniram no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (CTA), representantes da coordenação do DST-Aids de Ilhéus, os grupos Eros e Saphos, que representam o Movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) em Ilhéus, o Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (Nepsi), e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo Katiussa Vésper, da coordenação do DST-AIDS de Ilhéus, “este primeiro momento se caracteriza como uma reunião de organização para definir a utilização de recursos, além do conteúdo e logística para a realização do evento”. A parada gay de Ilhéus será realizada no dia 25 de setembro, na avenida Soares Lopes, das 13 às 19 horas. O evento contará com dois trios, DJs, participação de gogo-boys e gogo-girls, além de ações como distribuição de camisinhas e material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis e contra a homofobia.

Na programação para a Parada Gay,está sendo organizada para o dia 21, atividades especiais em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização à AIDS e a Homofobia. Os grupos gays, ONGs, e a coordenação do DST-Aids montarão um estande no centro da cidade, oferecendo à população palestras, distribuição de panfletos, além do teste rápido para diagnóstico para HIV. Além disso, estão sendo programadas algumas festas para a abertura da Parada: a festa Parada Mix, realizada pelo grupo Eros, e a Festa dos Mascarados, realizada pelo grupo Saphos, programadas para o dia 17 de setembro.

São esperadas, este ano, para a Parada Gay de Ilhéus, cerca de 30 mil pessoas. A organização do evento se reuniu ainda na tarde desta quinta-feira, no Palácio de Paranaguá, com representantes da Secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito (Setrans), das secretarias do Turismo, Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e de Governo, no intuito de discutir e proporcionar uma melhor estrutura para o evento. A parada Gay atrai todos os anos, turistas de diversas cidades do interior da Bahia, da capital e de outros Estados, se consolidando como um importante evento para a cidade.

A Parada tem objetivos preventivos e educativos, e é considerada, atualmente, um importante instrumento de promoção de visibilidade para a mobilização social e enfrentamento da homofobia no Brasil. Esta é considerada uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização da através dos testes de detecção da Aids e do uso de preservativos.

Conselhos de Alimentação Escolar e do Fundeb têm nova sede

Ao coordenar a solenidade de inauguração da sede dos conselhos de Alimentação Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), na tarde de quarta-feira (17), a secretária de Educação, Lidiney Campos, disse que é mais uma conquista para de Ilhéus e é um importante compromisso da União com a educação básica. O imóvel está situado na praça do Tamarindeiro, 915, bairro do Malhado, em frente à sede da APPI-APLB-Sindicato.

Além da promotora de justiça Karina Cherubini, o ato contou com a presença da vereadora Carmelita Ângela, do coordenador da Direc-6, Edinei Mendonça, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Antonio Eduardo Citron, de representantes da Secretaria de Educação, dos conselhos municipais de Educação e do Transporte, além de gestores escolares.

A secretária afirmou que o Conselho de Alimentação Escolar é a garantia de que a sociedade acompanha e fiscaliza os recursos da merenda. Acrescentou que o seu funcionamento também é de vital importância para o gestor público, porque orienta a prefeitura a usar bem os recursos recebidos. E o gestor público que conta com a participação do conselho tem muito mais respaldo.

Conforme informação do Ministério da Educação, a destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Já o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos.

Turmas do Progestão participam de Seminário sobre políticas públicas

Cerca de 120 profissionais da rede municipal de educação que integram as turmas que participam do Programa de Formação de Gestores, o Progestão, participaram na quarta-feira (17) de seminário que teve a reflexão e ampliação das políticas públicas voltadas para a educação como foco. Promover a formação continuada de gestores escolares, de representantes do colegiado e da equipe gestora da Secretaria da Educação de Ilhéus, visando tornar a gestão mais qualificada, competente e participativa é a principal finalidade do Programa de Capacitação de Gestores (Progestão).

Ao abrir o evento, a secretária da Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, frisou a importância da capacitação “como maneira direta para promover o crescimento profissional e a melhoria efetiva da educação”. Pela manhã, a representante da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus, Enilda Mendonça, ministrou a palestra “Políticas Públicas: Como articular as estratégias nas escolas”, que enfatizou o papel dos professores no processo de construção dessas políticas junto aos alunos.

Na segunda parte do encontro, os gestores participaram de palestra proferida pela representante da Direc-6, Daniela Nobre, que falou sobre a Prova Brasil, evidenciando a importância desta avaliação, que é aplicada a cada dois anos entre alunos do 5º e 9º ano e que será realizada em novembro deste ano, como mecanismo de ampliação e de redirecionamento das políticas públicas. Segundo explicou a secretária Lidiney Campos, o resultado do Prova Brasil é responsável pela formação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 com o objetivo de medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.

Progestão é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e promove o aperfeiçoamento de gestores escolares, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares em parceria com os municípios. Na Bahia, Ilhéus foi o primeiro município a implantar a iniciativa em 2008, formando a primeira turma e este ano recebe novos profissionais da rede municipal de educação. Cerca de 120 profissionais estão sendo contemplados com o curso que tem carga horária de 300 horas – 30 a mais do que na primeira edição – divididas em 88 horas de aulas presenciais e 222 horas à distância.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *