Uma excelente notícia pousou no cenário da Faculdade de Ilhéus, em pleno período de férias.
• O MEC já aprovou o parecer dos técnicos que autoriza o reconhecimento dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Nenhuma notícia poderia ser melhor para os alunos das primeiras turmas da instituição, que estão se preparando para a formatura, quando setembro vier.
• Na verdade é um grande estímulo, já que tem crescido o número de reclamações de recém formados que acabam enfrentando dificuldades no mercado de trabalho porque muitos cursos não são reconhecidos pelo Mec e, por isso, eles não recebem diploma. O tema foi assunto esta semana de uma matéria da Rede Bahia.
JANTAR NORDESTINO
Um jantar tipicamente nordestino será a próxima atração da campanha de aniversário do Abrigo São Vicente de Paulo, de Ilhéus.
• Vai acontecer no próximo dia 22 de julho, a partir das 20 horas, na Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças, situada ao lado do abrigo, no bairro da Conquista. O ingresso para o jantar dançante custa 15 reais por pessoas e já estão à venda no próprio abrigo ou na loja Esquina 170. O serviço será assinado pelo buffet de Nenéu Mendonça.
• Quem quiser ajudar ao trabalho meritório do abrigo pode ajudar também na produção da comida. Vários ítens da culinária estão sendo doados por voluntários e testemunhas do sério e dignificante trabalho realizado pela diretoria coordenada pelo médico Antônio Espírito Santo. Realmente, vale
A Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc – vai dar mais um presentaço à história do município de Ilhéus.
• A Editus, editora da universidade, vai lançar nos próximos dias uma especialíssima edição do precioso livro “Crônicas da Capitania de São Jorge dos Ilhéus”, uma espécie de Bíblia da história ilheense, de autoria de Silva Campos, cujas duas únicas edições estão literalmente esgotadas. Uma foi publicada no início do século passado. A última, no aniversário do centenário de emancipação política de Ilhéus, em 1981, com selo do Conselho Federal de Cultura.
• Agora, a obra vai novamente ser colocada à disposição de um novo número de pessoas, podendo ser consumida por uma geração que pouco sabe sobre a própria história. A nova edição, com selo da Uesc, foi abraçada pelo conselho editorial da Editus, sob a batuta de Maria Luiza Nora e Maria Schaun, e contou com o apoio dos historiadores Maria Luiza Heine e José Nazal.
MOVIMENTO
Errata: há duas semanas noticiamos iniciativa da agência Comunicação Integrada, por causa de um kit junino, e a ela creditamos a conta da Prefeitura Municipal de Ilhéus. A conta publicitária da Prefeitura não é mais da citada agência, mas sim da W4 Comunicação.
O programa Cabrália Debate que vai ao ar na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, às 21 horas, terá nova edição sobre a repercussão da polêmica denúncia feita pela revista Veja sobre a introdução da vassoura de bruxa na lavoura do cacau. No dia seguinte, um grande movimento promete ir às ruas a fim de exigir a apuração do caso, coordenado pela Amurc – Associação dos Municípios das Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.
O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Informática de Ilhéus promoveu café da manhã, na quinta-feira, no Opaba Praia Hotel, tendo como convidado especial o senador Rodolpho Tourinho, que disputa a vaga baiana em Brasília nas eleições deste ano. Ele é reconhecido como importante parlamentar na tramitação da Lei de Informática, que manteve a chama do Pólo de Ilhéus.
O editor ilheense Walter Portela Meireles promoveu coquetel na Academia de Letras de Ilhéus, ontem, sexta-feira, para o lançamento da segunda edição do livro “Filhos da Terra do Cacau”. O ato aconteceu às 18h30min, na sede da Academia, na rua Antônio Lavigne de Lemos, no centro histórico da cidade.
Lucas Montano Paternostro Saback, filho de Guido Paternostro, do Bar e Restaurante Vesúvio, reúne a família e amigos na solenidade de formatura em Fisioterapia, que será realizada neste final de semana, em Salvador, Guido, por sua vez, tomou posse na presidência do Lions Clube Ilhéus-Centro.
Os irmãos Ronaldo e Roland Lavigne pilotaram ontem, às 18 horas, a inauguração do Day Hospital Vidamedi, projeto que vêm implantando nos últimos meses, no bairro São Francisco, na zona sul. A idéia é adotar em Ilhéus “um novo conceito relacionado ao atendimento e a procedimentos médico-hospitalares em Ilhéus.”