Dennis, que deixou o Brasil em fevereiro deste ano por falta de patrocínio, ocupa a sexta posição no ranking e tem boas chances de conquistar o título na terra dos samurais.
Entre os resultados obtidos pelo atleta, destaque para o vice-campeonato na terceira etapa, realizada de 21 a 25 de junho nas direitas de Keramas, na ilha de Bali, Indonésia.
Depois de atropelar diversos adversários desde a triagem, Dennis chegou até a final e encarou Hideyoshi Tanaka, um dos principais expoentes da nova geração japonesa.
Numa bateria bastante disputada, Tanaka totalizou 16.50 pontos, contra 14.20 de Dennis Tihara, que levou US$ 5 mil pela segunda posição.
Além de Dennis, mais dois brasileiros disputam as provas: Yudi Yamadae e Zilber Zugayura.
“Fiquei muito feliz em ter feito minha primeira final no circuito japonês. Graças a Deus consegui uma grana e já posso quitar minha dívida com o meu amigo Vela, que me emprestou dinheiro para realizar o sonho de conhecer a Indonésia”, conta Dennis, surfista revelado em Ilhéus (BA), local da praia do Norte.
O baiano está na Indonésia desde o início de junho e retorna ao Japão em agosto. Ele está morando junto com a mãe na cidade de Toyohishi. Seus picos de treino são as praias de Mira e Iahichi.
“A adaptação está sendo bastante difícil. É muito complicado viver longe dos amigos, parentes e das pessoas que falam nossa língua”, revela Dennis, que ralou muito nos primeiros meses.
“Trabalhei em vários lugares, até em fábrica de bolo. Fui carregador de caixas e trampei também com pintura de farol de carro. Chegava a ficar 14 horas por dia trabalhando. Era muito cansativo e doloroso, pois ficava de pé o dia todo! Chorava muito, jamais me imaginei naquela situação. Porém, nunca desisti dos meus sonhos e persiti até o fim”, comenta o baiano.
No momento ele está sem patrocinador principal, mas sabe que é uma questão de tempo.
“As coisas estão começando a dar certo e a galera do Japão tem me elogiado bastante. Estou com o apoio da Ezera Surfboards e Aloha Friday. Se terminar o circuito numa boa posição, sei que tudo vai melhorar”, espera Dennis.
Para finalizar, Dennis deixa um recado especial para a família, amigos e fãs.
“Por mais difícil que seja o caminho, eu não vou desistir, pois tenho noção do meu talento. Mesmo que aí no Brasil não tenham me dado valor, não vou deixar de lutar! Surf é minha vida!”.
Resultados da terceira etapa
1 Hideyoshi Tanaka (Jap)
2 Dennis Tihara (Bra)
3 Teppei Tajima (Jap)
3 Danny Melhado (EUA)
Ranking
1 Tetsuya Urayama (Jap) 2090
2 Darren Turner (Aus) 2005
3 Ushigoe (Jap) 1900
4 Teppei Tajima (Jap) 1800
5 Danny Melhado (EUA) 1740
6 Dennis Tihara (Bra) 1720
7 Jason Shibata (Haw) 1700
8 Hideyoshi Tanaka (Jap) 1640
9 Yoshio Ohno (Jap) 1620
10 Naohisa Ogawa (Jap) 1580
Por Ader Oliveira
Waves