Seminário de Pesquisa em História prossegue até sexta-feira na UESC

O Seminário de Pesquisa em História da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), será realizado até o dia 14, no Auditório do Curso de Direito, Pavilhão Juizado Modelo – 1º Piso, no período Noturno. O objetivo é possibilitar a troca de experiências no âmbito da pesquisa histórica, favorecendo o debate entre as propostas de pesquisa apresentadas pelos alunos do curso, no qual deverá ser privilegiado o diálogo com as diferentes fontes documentais e a análise das técnicas de investigação que são partes da estrutura dos projetos de pesquisa em História, além de constituir-se numa oportunidade para exposição e reflexão de novas idéias.
O seminário será aberto com a palestra: “A importância da pesquisa nos cursos de graduação”, a ser proferida pelo professor doutor Felipe Santos Magalhães (UNEB/SAJ). As comunicações coordenadas serão divididas em áreas temáticas e ocorrerão de amanhã (11) até o dia 13. A pluralidade de temáticas, com a inscrição de 71 trabalhos possibilitou a constituição de 16 Mesas:

História e Movimentos Sociais; História e Cidade; História e Gênero; Resistência Negra; História Ambiental; História e Política; História de Ilhéus; História e Ensino de História; História e Linguagens; Brasil Colônia; Historiografia; História Regional; História e Escravidão; História e Religião; Trabalhadores; História e Deslocamentos

O encerramento contará com uma mesa-redonda com o tema: “A pesquisa histórica no Sul da Bahia: novos temas e novas abordagens nas monografias de conclusão de curso” no dia 14 de julho. A organização do evento está a cargo da Monitoria e dos docentes da disciplina Técnicas de Investigação e Elaboração de Projetos. Para o coordenador do Evento, professor Carlos Alberto de Oliveira, a inscrição de 71 trabalhos, “demonstra a importância que nossos alunos atribuem à Pesquisa Histórica. Nosso Curso atravessa um momento singular, tendo seu número de vagas iniciais ampliadas, conforme decisão do Conselho Pleno de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESC. Com Isto, reafirmamos o compromisso da UESC com o Ensino Superior de Qualidade em nossa Região.” Sobre a crescente demanda pelo Curso de História da UESC, Carlos Alberto afirma que “procuramos responder positivamente a uma demanda social que vislumbra na História uma importante ferramenta de análise e intervenção Social.”

Maiores informações, poderão ser obtidas no Colegiado do Curso de História (36805121), ou através dos endereços eletrônicos historia@uesc.br ou tiep.uesc@yahoo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *