Explosão da Esperança vence Concurso de quadrilha junina
Curso de piscicultura beneficia pequenos produtores em Ilhéus
Maramata e Sema lançam nova edição do Eco Notícias
Ilhéus comemorou aniversário com muita música e alegria
Vacinação contra pólio obtém o melhor resultado em 15 anos
A agricultura familiar de Ilhéus continua sendo beneficiada com um programa de incentivo oferecido pelo Sebrae e a Prefeitura Municipal. Cerca de 60 pequenos produtores das regiões de Sapucaeira, Rio Cipó e Serra das Trempes, além de agricultores da comunidade do Sururu, zona rural de Buerarema, participam de um curso de empreendedorismo com aulas nas respectivas sedes das associações de pequenos produtores. O objetivo é aumentar cada vez mais o retorno com a comercialização de subprodutos da mandioca.
Esse apoio começou no início de 2005, quando a Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Sebrae, identificou o potencial da mandiocultura desenvolvida na zona rural de Ilhéus. Hoje, além de cursos que estimulam o beneficiamento do produto, a Prefeitura também oferece infra-estrutura aos pequenos agricultores, facilitando o escoamento da produção via Ilhéus. “O governo, inclusive, libera um caminhão para o transporte da farinha até as feiras livres do município”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho).
As ações também estão beneficiando a agricultura familiar dos distritos de Maria Jape e Japu. De acordo com o secretário, existe uma agenda de treinamentos para as diversas comunidades rurais. Ele disse ainda que o objetivo é promover novas atividades, explorando o potencial de mercado para a mandioca, a exemplo de novas feiras para divulgar produtos como bolos, biscoitos e beijus feitos a partir da raiz.
O secretário destaca que as ações contam com o apoio do prefeito Valderico Reis, que “vê no incentivo à agricultura familiar um importante vetor para a geração de emprego e renda na zona rural”. Segundo ele, o prefeito tem buscado garantir esse incentivo de diversas formas “e os resultados estão aparecendo gradativamente”.
Explosão da Esperança vence Concurso de quadrilha junina
A quadrilha junina Explosão da Esperança mostrou que é mesmo muito boa de arrasta-pé. Acaba de se tornar bicampeã do concurso Forromance de quadrilhas, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Secretaria de Turismo. Ela ganhou o concurso no voto popular e na avaliação dos jurados ao somar 409,05 pontos. Além de se tornar bicampeão da competição, o grupo representará Ilhéus e a Bahia no concurso nacional de quadrilhas juninas em Belo Horizonte, no dias 14 e 15 de julho.
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Marcos Magno, o concurso deste ano se mostrou ainda mais forte e teve a participação do público, que também pôde ajudar na escolha da melhor quadrilha. Neste quesito, a Explosão da Esperança também conquistou o público e levou 155 pontos. Na classificação geral, ficou em segundo lugar a quadrilha Cravo e Canela, com 403,5 pontos, mostrando como foi apertada a disputa.
Atrás da Explosão da Esperança e Cravo e Canela ficou a quadrilha junina Forró do Dinossauro, com 396,5 pontos, seguida de Harmonia do Forró, com 395,5 pontos. “O município fez uma grande festa para o concurso de quadrilha e premiou o público com grandes atrações musicais do porte de Flávio José”, diz o presidente da Fundação Cultural.
Os troféus para os vencedores foram entregues pelos secretários Hermano Fahning (Turismo) e Alexandra Gonçalves (Finanças) e o presidente da Fundaci, Marcos Magno. O secretário de Turismo, Hermano Fahning, agradeceu a grande participação do público e disse que a Explosão da Esperança, mais uma vez, “terá como representar bem o nosso município em Belo Horizonte”.
Para o secretário, o grupo da Avenida Esperança também levará à capital mineira a força da cultura nordestina e ilheense. Para ele, o concurso fomenta o cultivo a uma tradição secular de uma das festas mais populares do Nordeste. A secretária de Finanças, Alexandra Gonçalves, diz que “a despeito das dificuldades, o governo do prefeito Valderico Reis tem se preocupado com a cultura e o desenvolvimento da cidade”. O concurso integrou a programação de aniversário de Ilhéus.
Curso de piscicultura beneficia pequenos produtores em Ilhéus
Como parte da política de incentivo à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Ilhéus e a BahiaPesca promovem curso de piscicultura em barragem. Voltadas para pequenos produtores do município, as aulas serão ministradas entre os dias 17 e 19 deste mês, no auditório do escritório local da Ceplac, localizado na praça Cairu, centro histórico da cidade.
Depois do curso de criação de peixes em barragem, serão ministradas aulas de piscicultura ornamental, que acontecerão de 19 a 21 de julho, no mesmo local da primeira iniciativa. Para ambos os cursos, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretária de Agricultura, Pesca e Interior, situada no Parque de Operações da Prefeitura.
A BahiaPesca, que funciona no prédio do escritório local da Ceplac, e outra opção disponível para o interessado fazer inscrição num dos cursos de piscicultura ou nas duas iniciativas. Na Secretária de Agricultura, Pesca e Interior, o responsável pelas inscrições é José Quidemi.
O secretário de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus, Reynaldo Oliveira dos Santos, disse que o último dia do curso de piscicultura em barragem será voltado para uma aula de campo. Na visão dele, os cursos representam a possibilidade dos pequenos produtores obterem conhecimentos sobre estas culturas e, a partir daí, melhorar o desempenho econômico através da geração de emprego e renda.
Segundo o secretário, com isso procura-se oferecer outras formas de criação de peixe e possibilitar conhecimentos sobre a piscicultura ornamental, que representa uma ótima fonte de renda. “Estamos procurando diversificar a piscicultura no município, com o objetivo de transformar a realidade econômica de pequenos produtores”, disse.
Maramata e Sema lançam nova edição do Eco Notícias
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) lançaram a segunda edição do Eco Notícias. A distribuição está sendo feita nas escolas, associações comunitárias e bancas de revistas, e a intenção é de que o maior número de pessoas possível tenha acesso à publicação, totalmente voltada às questões ambientais.
O Eco Notícias traz em sua segunda edição uma matéria especial sobre a Mata Atlântica, seu desmatamento, preservação e sustentabilidade, reportagens sobre Ecoturismo e desenvolvimento sustentável e a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (Neaps). O leitor também pode ficar por dentro da Legislação Ambiental e tirar suas dúvidas sobre a leptospirose.
A Ong escolhida para essa edição do jornal foi o Instituto Ilheense de Biologia (Inibio), fundada em 2003 com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre as questões ambientais. O informativo também abordou a participação de Ilhéus no 6º Encontro Verde das Américas em Brasília, e trouxe uma matéria mostrando a importância do mangue para o homem. O festival de música ambiental que acontecerá no próximo semestre também foi destacado nessa edição do Eco Notícias.
Nesta edição o Eco Notícias faz uma homenagem especial às belezas naturais de Ilhéus, dando como exemplo a Lagoa Encantada, o Parque Municipal Mata da Esperança, o Centro de Recuperação do Bicho Preguiça, o Outeiro de São Sebastião, o Balneário de Tororomba, as Caldeiras ou Saltos do Almada e as praias. “As belezas de Ilhéus são conhecidas internacionalmente e não poderíamos deixar de ressaltá-las e homenageá-las em um dia tão importante”, disse o secretário de Meio Ambiente, Jerbson Moraes. Ele contou que o lançamento do Eco Notícias teve uma recepção muito positiva na sociedade ilheense e foi visto como mais uma forma de alcançar a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Ilhéus comemorou aniversário com muita música e alegria
Depois de uma série de inaugurações durante toda a semana, as comemorações do aniversário de Ilhéus foram encerradas com muita música, dança e animação, com shows musicais e concurso de quadrilhas na Avenida Dois de Julho. Foram quatro dias de festa, reunindo milhares de ilheenses num clima de alegria contagiante. A programação teve início na quinta-feira (29), um dia após o aniversário da cidade, com o concurso da rainha da festa e as apresentações das quadrilhas juninas No Lume da Fogueira e Pé de Couro. Às 22h, a banda Forró Kamana animou os forrozeiros de plantão.
Na sexta-feira, o estacionamento do cais serviu de palco para a atração mais esperada da festa o cantor e compositor Flávio José. No mesmo dia também se apresentaram a banda Vera Cruz e o cantor Netinho do Forró.
No sábado (1º), a festa começou com a apresentação das quadrilhas concorrentes e a partir das 22h a agitação ficou por conta das bandas Açucena Cheirosa, Menina Assanhada, Forró Sirigüela e Top Love. As comemorações foram encerradas no domingo, dia 2 de julho, com a final do concurso de quadrilhas juninas. A quadrilha Explosão da Esperança sagrou-se bicampeã. Mais tarde, a alegria tomou conta dos ilheenses, que se divertiram ao som das bandas Xamego da Bahia, Cavaleiros do Forró e Dedim Gouveia, o Rei do Xote.
Além das obras inauguradas durante a semana passada, como escolas, creches, postos de saúde e moradias populares, a população pôde se divertir na festa que durou quatro dias. “Estamos conseguindo aumentar a qualidade de vida e levar mais alegria e entretenimento ao nosso povo”, disse.
Vacinação contra pólio obtém o melhor resultado em 15 anos
Ilhéus obteve um recorde histórico na vacinação contra poliomielite, chegando ao seu melhor resultado dos últimos 15 anos. De acordo com o SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, 19.042 crianças com até quatro anos de idade foram vacinadas no município, com um índice de cobertura de 95,477% sobre o universo programado, que era de 19.944crianças. A maior incidência ocorreu na faixa etária de menos de doze meses, quando o programado era de 3.280 crianças e foram imunizadas 4.597 (140,152%), enquanto da população de 16.664 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas 14.445 (86,684%), segundo cálculos do Datasus.
Os dados da região de Sambaituba (que, certamente, elevariam o percentual de cobertura) não foram computados pelo SI-PNI, pois não chegaram a tempo. A Secretaria da Saúde de Ilhéus apresentava índices insatisfatórios há 15 anos, o que muito preocupou a atual administração. A série histórica da vacinação nos últimos cinco anos dá uma idéia dessa deficiência: 58,2% em 2000, 62,1% em 2001, 75,2% em 2002, 70,2% em 2003 e 68,2% em 2004.
Em 2005, no atual governo, a cobertura vacinal contra pólio, mesmo não atingindo a meta do Ministério da Saúde, superou o desempenho dos anos anteriores, chegando a 84,9%, na média das duas etapas. “Ao superar a meta de 95%, agora em 2006, Ilhéus começa a reescrever a história da vacinação contra pólio, mostrando que nossas equipes são capazes de dar respostas positivas aos investimentos do governo municipal”, disse a secretária da Saúde, Eliene Oliveira.
Dever cumprido
De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia de Lima Brito, são justamente esses investimentos do município que “fazem a diferença” entre os resultados de hoje e os de governos anteriores. “Foram disponibilizados para a vacinação todos os recursos necessários, o que incluiu dezesseis carros na primeira e na última semana da campanha e nunca menos do que dez veículos durante todo o desenrolar do trabalho”, destaca. Ela esclarece que a meta de 19.944 crianças não é fixada aleatoriamente, como muitos pensam, mas de forma técnica, segundo estatísticas do Sinasc (Sistema de Notificação de Nascidos Vivos), do Ministério da Saúde, que são atualizadas mês a mês.
A secretária salienta ainda como “de extrema importância” a motivação das equipes de vacinadores, que trabalharam também no último feriado e “até no dia do jogo da Seleção Brasileira, que foi ponto facultativo”, para estabelecer este recorde positivo, o maior dos últimos 15 anos. “Estamos todos com a consciência de haver cumprido o dever, contribuindo com o esforço do governo de Ilhéus pelo bem-estar da comunidade e com as autoridades sanitárias federais que procuram evitar a volta da poliomielite”, comemorou Eliene Oliveira.