INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Seminário reúne 1.500 educadores em Ilhéus

Ilhéus inaugura núcleo de educação ambiental e práticas sustentáveis

Valderico inaugura obras e entrega casas no Vilela

Seminário reúne 1.500 educadores em Ilhéus

Ilhéus foi sede esta semana de um dos mais importantes eventos da área de educação já realizados no município. O I Fórum de Educação da Costa do Cacau reuniu aproximadamente 1.500 professores, diretores escolares e profissionais que atuam nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una Canavieiras e Uruçuca. A solenidade de abertura, que contou ainda com espetáculo de dança, exibição de vídeo e palestra.
O secretário de Educação de Ilhéus, Almir Gonçalves Pereira, salientou a importância do evento “por sua contribuição para as discussões da política de ensino público nos municípios que compreendem a Costa do Cacau”. Ele destacou também a intenção do prefeito Valderico Reis de tornar Ilhéus uma referencia para a educação no estado da Bahia.
Para o secretário, realizar o seminário representou a concretização de um sonho que tem como fim a integração educacional entre as cidades que participam da iniciativa, cujo objetivo primordial é permitir o intercâmbio e a troca de experiências entre educadores. O fórum propôs-se ainda a refletir o ensino em um novo contexto social, histórico e cultural e reconhecer a avaliação como prática mediadora na construção de conhecimento.
Durante o evento, foi exibido um vídeo sobre a história de Ilhéus e realizadas palestras, como a do psicólogo e professor Kau Mascarenhas. Ele abordou o tema “Excelência na comunicação entre educadores e educandos: harmonia em sala de aula”. Outras participações de grande importância foram as dos professores Jorge Portugal, que falou sobre os “Encontros e desencontros da avaliação no processo de ensino-aprendizagem” e Cipriano Luckesi, sobre “Avaliação da aprendizagem – uma abordagem dialógica e afetiva”.

Ilhéus inaugura núcleo de educação ambiental e práticas sustentáveis

No dia em que comemorou 472 anos de fundação, Ilhéus ganhou um presente de enorme importância: o Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis. O Neaps é um espaço para a realização de pesquisas e discussões entre a comunidade científica, órgãos ambientais e o público em geral. A expectativa é de que seja criada uma rede de educadores ambientais, com a produção de informações referentes ao meio ambiente.
O órgão ambiental foi implantado em uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Semarh), Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus (Sema) e Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). As instalações do núcleo ficam no Museu do Mar e da Mata, ao lado do campus das Espumas Flutuantes, sede da Maramata. Participaram do ato o prefeito Valderico Reis e o secretário municipal de Meio Ambiente, Jerbson Moraes, a superintendente de Recursos Hídricos da Bahia, Maria Luzia de Mello, os representantes da Semarh, Manoel Mendonça e Joaquim Sozar.
O secretário Jerbson Moraes disse que as iniciativas que vêm sendo adotadas pelo governo municipal em favor do meio ambiente se tornaram possíveis porque Ilhéus conseguiu recuperar sua capacidade de planejamento e realizar ações conjuntas entre todos os setores. “Nossos projetos priorizam a participação da comunidade nas ações voltadas ao uso responsável dos recursos ambientais e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Moraes explicou que, além de desenvolver ações de educação ambiental como ferramenta de transformação social de baixo custo e resultados eficientes, com o Neaps serão desenvolvidos cursos de capacitação que poderão tornar-se um meio alternativo de geração de renda para a comunidade. O núcleo também promete apoiar o projeto “Corredor Central da Mata Atlântica”, que está sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Aplicada à Biodiversidade da Conservation International (CI) e o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia (Iesb). “A implantação do núcleo está entre as metas do Plano de Ação do Comitê das Bacias do Leste”, destacou o secretário.
Como objetivos específicos, o Neaps pretende resgatar os aspectos histórico-ambientais; despertar na sociedade a preocupação com as questões ligadas à ecologia, motivando sua participação ativa na busca por soluções e reduzir os impactos da poluição nas bacias hidrográficas e unidades de conservação. O município de Ilhéus abriga alguns dos rios que fazem parte da Bacia do Leste, como o Santana, o Cachoeira e o Almada.
O representante da Semarh, Manoel Mendonça, considerou que mais uma vez Ilhéus saiu na frente, e em uma área de enorme importância. Ele parabenizou o governo por estar conseguindo aplicar em Ilhéus uma gestão compartilhada, levando todas as discussões importantes à sociedade. “O Neaps vem concretizar as ações ambientais em uma região de enorme potencial para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O prefeito Valderico Reis ressaltou que a decisão de criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e aliá-la às ações da Maramata foi uma decisão acertada, que tem gerado um grande avanço para Ilhéus na questão ambiental. “Acreditamos na educação como ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável, por isso apoiamos todas as ações que tenham esse objetivo”, disse o prefeito.

Valderico inaugura obras e entrega casas no Vilela

O prefeito Valderico Reis entregará nesta quinta-feira (29) as 156 casas do programa Habitar Brasil BID, que vão beneficiar moradores do bairro Teotônio Vilela, um dos mais carentes do município. A solenidade será às 15h e o prefeito também assinará contrato que destinará outros R$ 9,5 milhões para a construção de novas moradias no mesmo bairro. Valderico diz que este é um governo voltado para os mais pobres e já executa “o maior programa de moradias da história de Ilhéus”. Os recursos para construir novas casas populares no Vilela são oriundos do Governo Federal, através de um fundo nacional de habitação.
Hoje (28), a programação pelos 125 anos de emancipação e 427 anos de fundação de Ilhéus foi marcado pela assinatura de convênios com a Caixa Econômica Federal, inaugurações e atividade de lazer na Soares Lopes. A programação foi aberta logo cedo, às 5h30min, com a alvorada festiva com queima de fogos, seguida de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Ilhéus, na praça Dom Eduardo. Uma missa em ação de graças foi celebrada na Catedral de São Sebastião. A programação continuou com a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).
À tarde, às 14h30min, o prefeito inaugurou as obras de reconstrução da creche Dom Eduardo e fez entrega de títulos de legalização de áreas residenciais a moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa e Vila Freitas. “A coisa mais importante na vida é saber que o lugar onde a gente mora é nosso, não tem risco de perder a casa. Essa entrega de títulos era um sonho desse povo e que o nosso governo está realizando”, disse Valderico, ainda lembrando da sua origem humilde e das dificuldades dos mais pobres para ter acesso a moradia. Famílias de outras localidades também foram beneficiadas com entrega de títulos de legalização de terrenos residenciais, casos do Basílio e Nova Esperança.
Preocupação com o servidor
A preocupação com a melhoria de vida das pessoas foi demonstrada, ainda, com a assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal. O convênio firmado pelo prefeito Valderico Reis com dirigentes da Caixa vai garantir a construção de 500 moradias para funcionários públicos municipais. O conjunto habitacional será erguido com recursos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), e contrapartida da Prefeitura.
Na série de inaugurações, o prefeito também entrega nesta quinta a escola em Santa Maria, às 10h. Valderico lembra que antes de começar o governo, viu realidades tristes para um município que é pólo regional em educação e sedia uma das principais universidades do estado, a Uesc. “O professor não tinha sala para dar aula e o aluno estudava sentado no chão”, relembra. “Não tem sido fácil, mas estamos mudando essa realidade”, destaca, ainda citando diversas escolas que foram reformadas ao longo de um ano e meio de gestão. Uma escola foi inaugurada, na terça, em Acuípe de Baixo e outra será entregue em breve em Acuípe de Cima.
Saúde
Os investimentos feitos na área de saúde em seu governo foram enfatizados por Valderico. Ele destacou a reforma da UTI do Hospital São José, o repasse mensal para que a unidade de terapia intensiva funcione e os recursos liberados pelo Governo do Estado e que possibilitaram a abertura de mais uma UTI na cidade, a do hospital geral Luiz Viana Filho, com oito leitos e modernos equipamentos. Agora mesmo, lembrou Valderico, a prefeitura está ativando mais cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que atenderão os bairros Nelson Costa, Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Barra e Basílio.

“Enquanto eles falam, nosso governo trabalha. A gente dobrou o número de equipes de PSF”, comemora Valderico, enfatizando que ainda há “muito para ser feito, mas os avanços estão aí”. O prefeito considera a melhoria do atendimento da rede de saúde um desafio, mas diz que as coisas não acontecem “da noite para o dia”. Ainda na saúde, nesta quarta-feira (28) o prefeito assinou contrato com a Oscip Justiça de Paz e com a associação das Senhoras de Caridade, permitindo o funcionamento do Santa Isabel.
Além do pagamento por serviços que forem prestados a pacientes do SUS, a Prefeitura irá fazer um repasse mensal de R$ 30 mil à instituição médico-hospitalar. O Santa Isabel voltará a funcionar oferecendo toda a estrutura. O hospital conta com 157 leitos, oitenta funcionários, três andares e já possui equipamento para instalar uma unidade de terapia intensiva infantil (UTI Neonatal).
Parcerias
Valderico disse que as parcerias firmadas com o Governo do Estado e com o grupo do senador Antônio Carlos Magalhães já trazem benefícios para a cidade. Ele cita que o Estado deverá ser parceiro na reabertura do Hospital Santa Isabel. Para Valderico, a parceria do município com o Estado será imprescindível para a realização de obras de urbanização. O prefeito citou que ainda neste mês a cidade recebeu uma das mais modernas escolas indígenas do País, em Olivença.
Valderico Lembra a inauguração de unidades habitacionais em Nossa Senhora da Vitória, com a presença do governador Paulo Souto, do senador ACM e de outras lideranças estaduais como o deputado ACM Neto. Ele cita ainda a presença do estado nas obras de urbanização e de moradia em bairros carentes, executadas com recursos do programa Viver Melhor II.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *