Mais uma etapa da campanha de 90 anos do abrigo São Vicente de Paulo foi realizada com sucesso em Ilhéus.
• Na quinta-feira passada, houve o sorteio do balaio junino promovido pela campanha “Adote um velhinho”, tendo como ganhador o auxiliar de enfermagem do CTI do Hospital São José, Jorge Martins, que adquiriu o bilhete 1236, a ele vendido pela coordenadora de seu trabalho. Além de contribuir com o belo trabalho do abrigo, coordenado pelo geriatra Antônio Espírito Santo e Irmã Raimunda, Martins ganhou uma cesta junina com cerca de 100 produtos, entre comidas e bebidas.
• Os produtos do balaio junino foram doados pela família Albagli, que sempre dá sua contribuição às atividades da casa. Após o sorteio, houve apresentação da Quadrilha São Vicente, formada por filhos de funcionários do abrigo. A cada dia, a direção da casa acolhe novos voluntários para auxiliar a campanha de arrecadação de recursos e na prestação de serviços. Afinal, dá gosto contribuir com um trabalho tão sério e de bons resultados.
O município de Ilhéus completa mais um período de existência e chega à marca dos 472 anos de fundação e 125 anos de emancipação político-administrativa.
• Mergulhada em profundas reflexões, a cidade conserva sua aura feminina com o desafio de resolver problemas e obstáculos no caminho de seu desenvolvimento. A cidade sofre com a terrível situação imposta pela crise do cacau, agravada ainda mais a partir do advento da Vassoura-de-Bruxa.
• Neste 28 de junho, além das cerimônias de praxe, o prefeito Valderico Reis vai inaugurar um núcleo de educação ambiental na Maramata – Universidade Livre do Mar e da Mata, a Creche Dom Eduardo, a reforma do posto de saúde do Basílio, um espaço para esportes radicais na Soares Lopes e entrega títulos de imóveis residenciais.
• Também neste 28 de junho, uma outra notícia faz brotar um sorriso de alegria. Às 8 horas, uma missa festiva vai marcar a reabertura do Hospital e Maternidade Santa Isabel, que há meses está com as atividades paralisadas, sem atender às centenas de pacientes e deixando os funcionários em permanente estado de intranqüilidade. A notícia foi confirmada pela presidente da Associação Santa Isabel das Senhoras de Caridade, Raimunda Malagutti.
VASSOURA EM DEBATE
A região cacaueira da Bahia vive um momento de seríssima turbulência política, após a divulgação de denúncias na Revista Veja, com relação ao advento da doença da vassoura-de-bruxa na lavoura do Sul da Bahia.
• A denúncia de Luiz Henrique Franco Timotéo, em matéria do jornalista Policarpo Júnior, explodiu como uma bomba no chão da lavoura. Franco acusa funcionários da Ceplac de terem planejado o contágio dos cacauais com a praga da vassoura-de-bruxa, introduzindo a doença nas plantações da região, o que gerou um somatório de problemas econômicos, sociais e ambientais.
• Nesse momento em que as autoridades pretendem retomar a discussão sobre o assunto, fica difícil apontar diretamente os culpados pelo crime. Só a investigação séria, isenta, pode garantir o carimbo da verdade. Mas uma coisa é unânime, entre políticos e cientistas: a lavoura foi infectada de forma intencional e dolosa. E isso dá fôlego aos produtores para lutarem pela renegociação da dívida contraída na crise.
M O V I M E N T O
A arquiteta Simone Flores e o empresário Orlando Oliveira Júnior festejam a cada dia a chegada da primeiríssima filha, Luanna, que é agora o xamego das duas famílias. Simone ainda não retomou totalmente as atividades no escritório. Mas Orlando já está a toda nas lojas La Luz, de Ilhéus e Itabuna. Parabéns!
O empresário Guido Paternostro, do Bar Vesúvio, virou coqueluche no último domingo, dia 25. Os amigos o procuraram para dar mais um parabéns, de aniversário. São 51 anos, um ano depois da big festa do Iate Clube de Ilhéus, que ficou na história.
Muito simpático o kit junino distribuído pela agência de publicidade Comunicação Integrada, antes da festa de São João. Vivaldo Neto e Thiago Costa, diretores da agência que mantém a conta da Prefeitura de Ilhéus, estão se refazendo após os furtos ocorridos na sede da empresa, em pleno centro de Ilhéus.
Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Vitória, de Ilhéus, visitaram o campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, um dos mais da Bahia. Foram recepcionados pela pró-reitora de Graduação, Adélia Melo Pinheiro, que estava no exercício da Reitoria. Detalhe: Adélia estudou parte de sua vida no Vitória, onde fez o terceiro ano.
Itacaré continua em moda entre os paulistanos. Um grande edifício residencial está sendo construído no bairro de Aclimação, na rua Francisco Justino de Azevedo, na região central de São Paulo, com o nome Praia de Itacaré. O litoral da cidade virou o ponto preferido de paulistas nos últimos seis anos.
O livro “A Mata Atlântica é Aqui. E daí”, da jornalista Ana Augusta Rocha e do ambientalista Fábio Feldmann, já foi lançado e pode ser encontrado na livraria Nobel. A obra trata dos 20 anos de luta da Fundação SOS Mata Atlântica e faz um panorama do movimento ambientalista no País.
Pense:
“O melhor guerreiro é aquele que consegue transformar o inimigo em amigo”. (Paulo Coelho).
valeriodemagalhaes@uol.com.br