INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Corpo de Bombeiros prevê 150 pessoas na Corrida do Fogo

“Mutirão” do Mais Saúde Bahia será em Ilhéus de 3 a 7 de julho

Ilheense brilha nos campos de futebol da Guatemala

Ilhéus amplia PSF com cinco novas equipes

Corpo de Bombeiros prevê 150 pessoas na Corrida do Fogo

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, com sede em Ilhéus, intensifica os preparativos para a Semana Nacional do Bombeiro e a tradicional Corrida do Fogo, eventos que acontecerão no período de 26 de junho a 1º de julho. Além de simulações de salvamento e trabalho educativo, a corporação aguarda a participação de 150 pessoas na corrida rústica com trajeto de oito quilômetros pelas principais ruas da cidade.
As inscrições para a competição podem ser feitas na sede do 5º GBM, na Barra, ou na Ouvidoria da Polícia Militar, no SAC. Os interessados também podem obter informações pelo telefone 3639-2630. De acordo com o capitão Joelson Resende, subcomandante do Grupamento de Bombeiros, os participantes terão direito a camisa e os primeiros colocados nas sete categorias em que está divida a prova receberão troféus e medalhas. Não é cobrada taxa de inscrição.
Os corredores partirão da Praça Dom Eduardo, seguindo pela Soares Lopes em direção à Cidade Nova. Passarão ainda pelas avenidas Litorânea Norte, Petrobras, Bento Berilo, Tiradentes, Praça Cairu, Avenida Dois de Julho, finalizando o percurso no mesmo ponto de partida, a Catedral de São Sebastião.
O principal objetivo, segundo Resende, é chamar a atenção da comunidade para a importância do trabalho realizado pelo corpo de bombeiros. Ele explica que a corporação não lida apenas com o combate e prevenção de incêndios, mas possui outras funções de grande relevância como os serviços de busca e salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar.
Apesar de possuir atuação tão necessária, os bombeiros não escapam da inconseqüência dos trotes. No período de janeiro a maio deste ano, foram 15.089 chamadas falsas contra 338 situações de emergência reais. “Acreditamos que a realização de eventos como a Semana do Bombeiro colabore para conscientizar as pessoas e reduzir o número de trotes”, afirma o subcomandante.

“Mutirão” do Mais Saúde Bahia será em Ilhéus de 3 a 7 de julho

Uma espécie de mutirão para atendimento de pacientes portadores de hipertensão arterial, hanseníase, câncer de colo uterino, diabetes mellitus, tuberculose ou anemia falciforme será realizado em Ilhéus de 3 a 7 de julho, numa parceria do Programa Mais Saúde Bahia, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a Prefeitura de Ilhéus. A diferença entre esta atividade e os mutirões habituais é que o atendimento será prestado apenas às pessoas que tenham essas doenças instaladas, com diagnóstico prévio. “Os pacientes que tenham apenas suspeita de algum desses quadros estão sendo previamente triados pelos agentes de saúde, de tal forma que o trabalho de 3 a 7 seja concentrado nos portadores já comprovados”, explica Vivian Honorato, uma das coordenadoras do programa.
Durante o evento, serão feitos exames laboratoriais básicos e também procedimentos mais sofisticados, como eletrocardiograma e ecocardiograma, de acordo com a necessidade do paciente. No começo desta semana foi iniciado o trabalho de identificação prévia dos pacientes com as doenças referidas, a partir de informações da comunidade. De posse de um formulário especialmente preparado, os agentes comunitários de saúde promovem um inquérito em que são investigados os principais sinais e sintomas dessas doenças, incluindo a história familiar do paciente, com o estado de saúde de seus parentes próximos e de ancestrais. Este levantamento criterioso será interpretado à luz de cada suspeita de doença.
De acordo com Vivian Honorato, esse mapeamento vai fornecer, a partir dos sintomas anotados, a presença de uma ou mais pessoas portadoras de qualquer dos quadros mencionados e ainda fornecer a perspectiva de que existam outros habitantes para quem o tratamento seja indicado. “Quando num grupo familiar alguém refere tosse e febre há mais de três semanas nós estejamos diante de uma possibilidade de tuberculose e, a depender das condições de vida dessa família, o quadro pode ser extensivo a outros membros”, exemplifica Vivian Honorato.
A secretaria da Saúde de Ilhéus, Eliene Oliveira, disse que esse tipo de parceria da administração municipal com a Sesab foi incentivado pelo prefeito Valderico Reis, como forma de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde pública. “Todos temos a convicção de que essa ajuda do Estado é um benefício para toda a coletividade”, destacou.

Ilheense brilha nos campos de futebol da Guatemala

O ilheense Franklin ‘Baiano’ é o principal destaque do campeonato nacional de futebol da Guatemala. Os gols e a habilidade do jogador brasileiro têm encantado a torcida do Deportivo Malacateco. ‘Baiano’ chegou ao país em dezembro de 2004 e se adaptou bem ao estilo de jogo dos guatemaltecos e ao clima do país, semelhante ao brasileiro. O atacante de 22 anos tem se destacado pela habilidade num campeonato em que jogadores atuam na base da força e de muito contato físico, segundo descreve.
No primeiro ano, o atleta somente disputou cinco jogos e marcou quatro gols. Uma contusão deixou o atacante de fora dos gramados. Mesmo assim, imprimiu a sua marca e agora em 2006 fez seis gols no torneio de clausura. A expectativa para a próxima temporada, diz o atacante, é muito boa. O torneio de abertura do nacional começa em agosto. Aproveitando a pausa no campeonato nacional, o jogador aproveitou para visitar a família na cidade natal, quando teve recepção calorosa da família e de amigos.
O jogador estreou em gramados guatemaltecos defendendo o Nueva Concepción. As boas atuações o levaram para o Malacateco, onde se sagrou vice-campeão nacional da temporada 2005-2006. Na equipe, ele se sente em casa. Tem a companhia do treinador Paulo César e do volante Elvis Pereira. A sua equipe rivaliza com o Juventud Realteca, Universidad e Mictlán como a melhor do país. Segundo ele, a sua equipe dispõe de um centro de treinamento e estádio com capacidade para cerca de 12 mil torcedores. Com a boa vida financeira, não pensa em voltar a gramados brasileiros, apesar da ascensão do Colo Colo, time que defendeu ainda jovem, aos 16 anos.
Torcedor fanático do Tigre ilheense, ele elogiou a determinação do presidente do Colo Colo, José Maria Santana, e o apoio dado pelo prefeito Valderico Reis ao time campeão baiano. “O título foi bom para Ilhéus e o esporte local”. Franklin Baiano estava chegando ao Brasil e soube da conquista do título da equipe ilheense pela TV. “A imprensa do sul elogiou a garra do Colo Colo, uma nova força do futebol baiano, que vai disputar a série C do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil”.
O atleta curtirá todas as férias com a família e no Brasil. Será um momento para, também, torcer pela “melhor seleção do mundo”. Baiano acredita que o país “vai papar o hexacampeonato, pois, tática e tecnicamente, tem os melhores jogadores do mundo”. O atacante lembra que antes de conseguir um “lugar ao sol”, percorreu várias equipes do Brasil. Passou por times de base do Vasco, Yuracan e Bahia. Agora, comemora o sucesso na América Central e aguarda o início do torneio de clausura, previsto para começar em seis de agosto.

Ilhéus amplia PSF com cinco novas equipes

Após praticamente dobrar o número de equipes do Programa Saúde da Família em 2005, a Prefeitura de Ilhéus ampliará o programa com a instalação de cinco novas equipes que atenderão a três das mais importantes comunidades do município. A secretária municipal de Saúde, Eliane Oliveira, anunciou que as equipes atenderão os bairros Teotônio Vilela, Nelson Costa e Barra. “Ao ampliar o PSF, nosso governo dá uma mostra de que se preocupa com a qualidade de vida, com a saúde pública”, diz Eliane. E explica: “o Saúde da Família é uma modalidade que se preocupa com a cura, mas tem foco nas ações preventivas, na medicina preventiva”.
No aniversário da cidade, serão entregues a estas comunidades duas equipes no Vilela e outras duas no Nelson Costa, duas das localidades mais populosas do municípo. A Barra será atendida com uma equipe. Cada uma delas, explica a secretária, tem capacidade para atender até mil famílias. As equipes atendem em casa e na unidade de saúde, que conta com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação e nebulização.
As equipes serão entregues às comunidades pelo prefeito Valderico Reis, que destaca a importância dessas unidades para o acompanhamento das famílias que residem nos locais. Valderico entende que as novas unidades vão permitir mais qualidade no atendimento às pessoas. Segundo o prefeito, com a qualidade do atendimento proporcionada aos moradores dos bairros Nelson Costa, Teotônio Vilela e Barra, aumenta a possibilidade de acabar com as indesejáveis filas na básica de saúde.
O prefeito disse que continuará trabalhando para melhorar ainda mais o sistema básico de saúde do município. Acompanhado da secretária titular da pasta, Valderico observa que a população sendo atendida com ações preventivas e no lugar em que reside faz baixar também o índice dos que procuram os hospitais, principalmente porque o programa privilegia a medicina preventiva. “Nosso compromisso é dar um atendimento de qualidade ao ilheense”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *