Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Parceria garante vida melhor para crianças de Ilhéus

Ações de combate à dengue reduziram índices em 90%

Ilhéus terá núcleo de educação ambiental e práticas sustentáveis

Teotônio Vilela é atendido com unidade de saúde 24 horas

Divulgada programação de junho do Teatro Municipal

Saúde pública já beneficiou 8 mil pessoas na zona rural

Prefeitura recupera pista da Ponte do Fundão

Parceria garante vida melhor para crianças de Ilhéus

Mais de uma centena de crianças e adolescentes de Ilhéus é beneficiada pelas ações do Programa AABB Comunidade, fruto de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil. A iniciativa oferece atividades educacionais, esportivas e recreativas no turno oposto ao que os menores freqüentam a escola. Na segunda-feira (05), um balanço das ações foi apresentado pela Prefeitura e representantes da Fundação BB a empresas fornecedoras do programa.
A reunião aconteceu na sala da Secretaria de Esporte e Cidadania que, juntamente com a Secretaria de Educação, responde pelo município na parceria. Estavam presentes os secretários Newton Lima e Almir Pereira, o representante da Fundação BB, Emanoel Sena Farias, e o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil, Tadeu Anunciação. Coordenadores administrativo e pedagógico do programa também participaram da reunião.
O principal objetivo foi apresentar uma prestação de contas dos gastos com o material fornecido aos alunos. No convênio com a Fundação BB, a Prefeitura participa com o pagamento dos monitores, alimentação e transporte das 110 crianças atendidas, todas moradoras de bairros carentes da zona sul. A fundação paga os uniformes e o material esportivo.
O secretário Newton Lima salienta que o programa AABB Comunidade tem uma grande importância social, “porque permite a muitas crianças uma chance de crescimento pessoal e social”. Lima destaca que as ações do programa complementam outras frentes nas quais o governo atua, com projetos como Agente Jovem e Peti, desenvolvidos em parceria com o Governo Federal.

Ações de combate à dengue reduziram índices em 90%

O empenho da Prefeitura de Ilhéus nas ações de combate à dengue já apresentam resultados efetivos. Um levantamento comparativo entre o período de janeiro a junho do ano passado e esse ano demonstra que os índices de infestação diminuíram cerca de 90%. No ano passado, foram notificados 2.600 casos, enquanto nestes primeiros cinco meses de 2006, apenas 280 casos foram notificados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, dos 280 casos notificados até agora, apenas dois foram confirmados. Ela conta que os 147 agentes de saúde que trabalham no combate à dengue já iniciaram o terceiro ciclo, dos seis que compõem as ações de combate. Eles estão espalhados por todos os bairros da cidade e cada um deles tem o compromisso de visitar 20 casas diariamente. Cada ciclo tem duração de 40 dias úteis e o último deles é concluído no final do ano.
Reunião
No entanto, Cássia explica que, apesar da grande redução no índice de infestação, alguns bairros ainda mantêm alto risco, por falta de apoio da população. Para minimizar o problema e conscientizar os moradores dessas localidades, o Comitê Municipal de Mobilização de Combate à Dengue se reuniu com a comunidade na Central de Associação Comunitária e de Moradores de Ilhéus (Ceac), para discutir as ações de combate à dengue no município.
A diretora explica que estão convidadas todas as associações comunitárias e de moradores, que precisam acompanhar o andamento das ações e saber da importância de contribuir para sua eficácia. “Precisamos levar o problema a campo e buscar a parceria da população”, disse. Os agentes foram orientados a priorizar, nos contatos com os moradores, a importância da colaboração da comunidade para controlar a doença. “Sem elevar o nível de compromisso da comunidade, nosso trabalho não renderá os resultados esperados”, considerou.

Ilhéus terá núcleo de educação ambiental e práticas sustentáveis

Com o objetivo de desenvolver ações de educação ambiental como ferramenta de transformação social de baixo custo e resultados eficientes, será implantado em Ilhéus o Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (Neaps). A inauguração está programada para o dia 28 de junho, data em que Ilhéus comemora 472 anos de fundação e 125 anos de elevação à cidade.
O órgão ambiental será criado através de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Semarh), Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus (Sema) e Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). O núcleo será instalado no campus das Espumas Flutuantes, sede da Maramata. O maior objetivo do núcleo é promover o uso responsável dos recursos naturais, de forma a atingir o desenvolvimento sustentável, garantindo os recursos para as gerações futuras. A implantação do núcleo está entre as metas do Plano de Ação do Comitê das Bacias do Leste.
Como objetivos específicos, o Neaps pretende resgatar os aspectos histórico-ambientais, despertar na sociedade a preocupação com as questões ambientais – motivando sua participação ativa na busca por soluções, reduzir os impactos da poluição nas costas, bacias hidrográficas e unidades de conservação. O núcleo também promete apoiar o projeto “Corredor Central da Mata Atlântica”, que está sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Aplicada à Biodiversidade da Conservation International (CI) e o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia (Iesb).
O município de Ilhéus abriga alguns rios que fazem parte da Bacia do Leste, como os rios Santana, Cachoeira e Almada. As justificativas para a implantação do núcleo são de que os rios que integram esta bacia estão sendo degradados pela contaminação por efluentes domésticos e industriais, retirada da mata ciliar e perda da biodiversidade. A intenção é que as ações passem a ser planejadas de forma conjunta para que os resultados sejam eficientes.
Recursos naturais
O secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da Maramata, Jerbson Moraes, ressaltou a riqueza de recursos naturais que Ilhéus possui, especialmente hídricos, a exemplo das exuberantes praias e dos manguezais, o que demonstra o grande potencial ecoturístico da cidade. Ele disse que o Neaps vai poder contribuir com o trabalho de outras secretarias, como a de Educação, com o fornecimento de material e ferramentas de ensino, além da capacitação de professores com novas dinâmicas para serem desenvolvidas em sala de aula, no intuito de despertar o interesse dos alunos para as questões ambientais.
Moraes conta que a comunidade também será beneficiada com a promoção de cursos de capacitação que forneçam meios alternativos de geração de renda. A comunidade rural terá cursos de gestão ambiental. Ele destaca o apoio do prefeito Valderico Reis, que tem dado toda a atenção na busca de possíveis soluções para a preservação do meio ambiente. “Estamos no caminho certo, contando com o compromisso de um prefeito que entende que a educação ambiental é a melhor forma de alcançar o desenvolvimento sustentável”, disse.

Teotônio Vilela é atendido com unidade de saúde 24 horas

Em funcionamento integral para beneficiar os moradores do Teotônio Vilela, bairro que tem uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, o novo posto avançado de saúde 24 horas já registra uma média diária de 50 atendimentos e a perspectiva é chegar a 200 atendimentos/dia. Com a unidade, inaugurada pelo prefeito Valderico Reis, no dia 1º de junho, está sendo possível desafogar o atendimento nos hospitais da cidade e reduzir as filas na rede básica.
Segundo a administradora da unidade, Iara Almeida de Souza, os atendimentos ambulatoriais são realizados através de marcação de consultas e deverão ser agendados sempre no início do mês. O procedimento foi adotado para evitar as indesejáveis filas. Os serviços ambulatoriais oferecidos na nova unidade de saúde do Teotônio Vilela são realizados de segunda a sexta.
Para a marcação de consultas e o atendimento ambulatorial, o paciente deve se dirigir à unidade nos horários de 7h às 12 h e de 13h30min às 17h. Clínica geral, pediatria e ginecologia são as especialidades disponíveis no ambulatório do Posto de Atendimento 24 horas do Teotônio Vilela. A administradora hospitalar da unidade assegurou que os serviços de emergência são prestados 24 horas, ininterruptamente.
O atendimento é feito através de três médicos, um em cada turno, auxiliar de enfermagens e enfermeiras. Nos casos de emergência que necessitarem de outros cuidados, serão encaminhados a hospitais. Os serviços clínicos são coordenados pelo médico Joaquim Sampaio. Já Magali de Melo Lavigne é coordenadora de enfermagem.
O posto é dotado de recepção ampla, consultórios médicos, salas de emergência e de observação, além de espaço destinado a pequenas cirurgias e repouso médico. Para o morador do bairro Teotônio Vilela e usuário da nova unidade Carlos Eduardo Santos Costa, o posto representa uma série de avanços na área de saúde. Ele conta que antes precisava se deslocar do bairro até uma unidade em outro bairro ou até mesmo a um hospital.

Divulgada programação de junho do Teatro Municipal

A grade da programação do Teatro Municipal de Ilhéus para o mês de junho terá música, dança, exposição e entrega de prêmios para as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Amanhã (8), o palco do Teatro Municipal de Ilhéus será ocupado pelo Xote Pegado, banda que toca o mais puro estilo forró-pé-de-serra, às 19h30min. A banda gravará seu primeiro DVD.
A banda é formada por Djalma (voz/violão), Rodrigo (baixo), Anderson (acordeom), André (Zabumba) e Thiago (triângulo/percussão). Este é o único show no mês com repertório de forró. O DVD que será gravado, assim como os dois CDs que estão no mercado fonográfico da região, é fruto do trabalho de uma banda que preza pela qualidade. Os ingressos para o show custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Como parte da programação do Teatro Municipal de Ilhéus acontece também mais três apresentações do Projeto Musica na Praça. Os espetáculos têm como atração o grupo Showrinho e Brasil e acontecem sempre das 12h às 14 h dos dias 12, 19 e 26. Da grade da programação consta ainda um espetáculo de dança com cerca de 100 crianças da Escola Dinâmica. O espetáculo “Faça Diferença” está previsto para as 19 horas do domingo (18).
Nas terças-feiras (20 e 27) acontecem mais duas edições do Projeto Dança no Foyer. Direcionadas ao público adulto, as aulas de dança de salão são ministradas pela coreógrafa Sôanny Marry, gratuitamente. Já a exposição a respeito da Semana do Bombeiro acontece na segunda-feira (26).
Na exposição, o público terá a oportunidade de conhecer vários instrumentos de combate e prevenção a incêndio, utilizados por esses militares, além de procedimentos usados pelos bombeiros. A entrega do Prêmio Mulher Influente, evento promovido pela Revista Folha da Praia, fecha a programação do mês de junho do Teatro Municipal de Ilhéus. A entrega do prêmio está prevista para acontecer a partir das 19h30min do dia 28.

Saúde pública já beneficiou 8 mil pessoas na zona rural

Exatos 8.091 habitantes da zona rural de Ilhéus foram beneficiados com diversos serviços de saúde pública, no período de janeiro a maio de 2006. As atividades desenvolvidas pelas unidades móveis de saúde consistem em consulta médica, atendimento odontológico, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), vacinação, busca ativa de diabetes, exame das mamas, exames preventivos e aplicação de vitamina A, além do acompanhamento da Bolsa-Família, feito pela Secretaria de Assistência Social. A programação é feita de acordo com as necessidades da população local, previamente identificadas.
Relatório da Coordenação das Unidades Móveis de Saúde mostra que nos cinco meses iniciais deste ano já foram visitadas 47 das 60 comunidades rurais (o equivalente a 78,3%), enquanto no ano passado a cobertura atingiu 52 locais, ou 86,7%, projetando-se que toda a população-alvo da área rural seja atingida antes do fim do ano. Também o número de pacientes tem uma projeção bem maior para este ano, pois até agora já foram atendidas 8.091 pessoas, contra as 8.550 de 2005.
O secretário Wagner Porto destacou as unidades móveis, “um braço essencial da saúde pública”, como forma de facilitar o acesso a esses serviços por pessoas que, devido a dificuldades de ordem geográfica, estão impedidas de usufruir dos benefícios dos postos da cidade. “O fato de estarmos adiantados com a visita às comunidades rurais mostra que o serviço está sendo operado com eficiência, o que nos oferece margem de tempo no fim do ano, para corrigir eventuais desvios, reprogramando algumas comunidades”, disse Wagner Porto.
Nesta quinta-feira 8), a Unidade Móvel estará prestando serviços odontológicos e colhendo material para exames preventivos no Retiro. Na sexta (9), haverá mutirão na Vila do Serrado, com serviços médicos, odontológicos, exames preventivos, acompanhamento do Bolsa Família, vacinação e busca ativa de diabetes.

Prefeitura recupera pista da Ponte do Fundão

Apesar de ser uma responsabilidade do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba), as obras de recuperação do pavimento da Ponte do Fundão estão sendo realizadas pela Prefeitura de Ilhéus. O governo municipal decidiu tomar a frente do serviço, diante da inércia do órgão responsável e depois de ouvir sucessivas queixas de moradores e turistas.
A recomposição do asfalto teve início na terça-feira (06) e deverá ser concluída até este sábado, segundo previsão do secretário municipal de Obras, Celso Assereuy. A Prefeitura mobilizou 12 homens e caminhão basculante, compactador e compressor para realizar os serviços.
De acordo com o secretário, a obra será feita com a remoção de todo o asfalto danificado e aplicação de novo pavimento. “É uma ação emergencial, que a Prefeitura não teve como deixar para outro momento”, afirma Assereuy. O prefeito Valderico Reis também se declarou “bastante preocupado” com a falta de providências por parte do Derba.
Valderico diz que a melhoria na malha viária do município tem recebido toda a atenção do governo. Cita como exemplo a recuperação de diversos trechos na zona urbana, como recentemente aconteceu na Avenida Princesa Isabel, e ações na zona rural do município. Estradas como a que liga a sede ao distrito de Banco do Pedro estão sendo revitalizadas, inclusive com a construção de uma nova ponte.
“Estamos fazendo a nossa parte e, nesse momento, não podemos ficar discutindo se a responsabilidade é de outro órgão. Tivemos que fazer o trabalho porque a situação chegou a um ponto insustentável”, declarou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *