Alunos usam a criatividade na defesa do meio ambiente
Prefeitura inicia renovação de alvará para transporte escolar
Quinta de muito forró e gravação de DVD no TMI
Mais de 21 mil crianças vão ser vacinadas contra a pólio
Exposição, palestras, demonstração de técnicas de salvamento e a Corrida do Fogo celebrarão a Semana Nacional do Bombeiro, em Ilhéus, entre os dias 26 de junho e 1º de Julho. O evento tem o apoio da Prefeitura e será realizado pelo 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros. Uma exposição de equipamentos utilizados para buscas e salvamentos abrirá a programação, no Teatro Municipal de Ilhéus. Esta mostra permanecerá aberta ao público até o dia 30.
Dentre as várias atividades programadas, está uma simulação de resgate e trabalho em altura (rappel), prevista para o dia 29 no prédio Cidade de Ilhéus, centro histórico. O subcomandante do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Joelson Resende, explica que a semana também terá como objetivo disseminar formas de prevenção e combate a incêndios. Segundo ele, uma parte da programação educativa e de conscientização terá como alvo os lojistas.
Tão tradicional como a Semana do Bombeiro é a Corrida do Fogo. Neste ano, ela acontecerá no dia 1° de julho, com percurso de oito quilômetros, com largada e chegada na Catedral São Sebastião. As inscrições para a corrida começam nesta terça (6), no quartel do CB, na Barra. Os corredores largam da Soares Lopes e percorrem a Cidade Nova, Litorânea Norte, Petrobras, Bento Berilo-Tiradentes, Praça Cairu, 2 de Julho e retorno à Soares Lopes (Catedral).
O subcomandante Joelson Resende explica que, para se inscrever, o atleta deve apresentar a carteira de identidade, na sede do Grupamento, na Barra. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. A expectativa é de que pelo menos 150 corredores participem deste evento. “Teremos uma semana com várias atividades comemorando o Dia do Bombeiro (2 de julho) e tendo o objetivo de mostrar nosso trabalho e, também, conscientizar a população”, diz. A data foi instituída em 2 de abril de 1954, como Semana de Prevenção Contra Incêndio.
Trotes
Comandado pelo coronel Walmir Silva Santos, o 5° Grupamento conta com um efetivo de 125 homens que não faz apenas trabalho de combate e prevenção a incêndio, mas serviços de busca e salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar, proteção ao meio ambiente e captura de animais. O subcomandante diz que o trabalho educativo inclui palestras em escolas e empresas, além de atuar na formação de guarda-vidas e brigadas contra incêndio.
O grupamento ilheense também atende os municípios de Una, Canavieiras, Uruçuca, Itacaré, Aurelino Leal, Ubaitaba, Camamu, Ituberá e Nilo Peçanha. Ainda está sob a responsabilidade do grupamento a unidade de bombeiro aeródromo, que funciona no aeroporto Jorge Amado. As atividades de conscientização, revela Resende, também buscam diminuir a alta quantidade de trotes. Entre janeiro e maio deste ano, o 5° Grupamento recebeu um total de 15.089 trotes.
Alunos usam a criatividade na defesa do meio ambiente
Alunos da escola municipal do Pontal participaram de diversas atividades culturais e de conscientização ecológica nesta segunda-feira (5), Dia do Meio Ambiente, além de percorrer trilhas no Morro de Pernambuco e fazer coleta seletiva de lixo no local. As atividades começaram logo ao amanhecer e visaram chamar a atenção dos estudantes para a preservação do meio ambiente. Vinte professores, divididos por núcleos, participaram como monitores da atividade educativa e lúdica.
O dia de celebração e preservação dos recursos naturais teve como ponto de partida a própria escola. Antes da saída, série de alongamento e uma caminhada. Já nas proximidades do morro, os estudantes puderam participar de atividades no ônibus do Águia da Cultura. Nelas, o tema era o meio ambiente e a criatividade era demonstrada de várias formas, seja por meio de redação, poesia, música ou até mesmo desenho.
Além dos profissionais do núcleo de educação ambiental, ainda participaram educadores dos núcleos de Estudos Regionais, Educação Física e Projeto Recicla. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, disse que a atividade tem como objetivo preparar o aluno para a cidadania. Depois de soltar a imaginação escrevendo, cantando ou pintando, os estudantes recolheram lixo não-orgânico que será trabalhado em oficinas do projeto Recicla, da Secretaria de Educação.
O trabalho com os alunos consiste em tornar o material reaproveitável. Ao visitar o Morro, os alunos ainda puderam manter contato com uma dos maiores patrimônios naturais e cartão-postal da cidade. Um dos coordenadores do Núcleo de Estudos Regionais, Erlon Costa, diz que nesta atividade o aluno também teve a oportunidade de conhecer um pouco da importância histórica do Morro de Pernambuco e do seu entorno, como o forte de Santo Antônio.
Prefeitura inicia renovação de alvará para transporte escolar
Começou nesta segunda-feira (5) o processo de renovação do alvará para os veículos que fazem o transporte escolar em Ilhéus. Os proprietários dos veículos têm até a próxima sexta-feira (9), para dar entrada da renovação no protocolo, no anexo da Prefeitura de Ilhéus, das 12h às 18h, munidos de alvará, cartão de identificação, antecedentes criminais e cópia do documento do veículo. A vistoria será realizada no Parque de Operações, na próxima semana.
No total, existem 58 veículos que fazem o transporte escolar na cidade e estão cadastrados na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans). Todos devem participar da segunda vistoria do ano, a fim de evitar multas ou até mesmo a apreensão do veículo. Conforme determinação do Código Nacional de Trânsito, serão conferidos todos os itens de segurança.
O secretário de Transporte e Trânsito, Rodolfo Macedo, explica que para estar apto a transportar alunos, o veículo deve trazer na lateral a faixa escrita “Escolar” conforme especificações do Detran; disponibilizar de nove a 15 lugares, excetuando o motorista, ter cintos de segurança para cada passageiro, lanternas superiores na parte externa do veículo e possuir um tacógrafo (aparelho que registra a velocidade do veículo) regularizado; além de estar com pneus e freios em boas condições e o extintor de incêndio dentro do prazo de validade.
A vistoria dos veículos será feita de acordo com a ordem de chegada. O prazo para esta etapa do processo será encerrado no dia 19 de junho. O atendimento será das 9h às 12h e das 14h às 18h. Para que possam concluir o processo de renovação de alvará, os documentos de porte obrigatório exigidos são: licença para viagem especial, lista de passageiros – com nome completo também dos responsáveis – e certificado de vistoria do veículo.
Quinta de muito forró e gravação de DVD no TMI
Os admiradores do estilo forró-pé-de-serra podem aproveitar para curtir um espetáculo repleto de boa música nesta quinta-feira (8). O grupo Xote Pegado grava seu primeiro DVD em um show que acontece a partir das 19h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. A banda já tem dois CDs gravados com músicas de cantores do cenário nacional e regional.
Neste espetáculo, a banda Xote Pegado traz o som peculiar do estilo forró-pé-de-serra, para o Teatro Municipal de Ilhéus. Com o estilo, o público terá a oportunidade de ouvir músicas consagradas por mestres como Luiz Gonzaga, o “rei do baião”, entre outros nomes que ajudaram a difundir o estilo musical surgido no Nordeste e que é genuinamente brasileiro.
Formada pelos músicos Djalma (voz/violão), Rodrigo (baixo), Anderson (acordeom), André (zabumba) e Thiago (triângulo/percussão), a banda Xote Pegado procura contagiar o público que vai aos seus espetáculos por meio da harmonia dos acordes que se cruzam entre os sons dos instrumentos tocados com muita magia.
Histórico – O grupo de forró-pé-de-serra Xote Pegado tem registro em diversos shows e tocou com várias bandas de renome na região. Formada por jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, tem repertório variado e criativo. Costuma incluir músicas inéditas e de sua autoria nos shows.
No primeiro CD, “Tô ligado”, gravado no ano de 2004, a banda incluiu sucessos de músicos consagrado no cenário nacional. Um ano depois gravou seu segundo CD, denominado de “Isso é Ilhéus”. Neste incluiu 10 faixas inéditas, sendo oito de autoria de Djalma, vocalista da banda.
Mais de 21 mil crianças vão ser vacinadas contra a pólio
Imunizar um universo superior a 21 mil crianças com até 4 anos de idade é o objetivo da campanha de vacinação em Ilhéus, no período de 5 a 16 de junho, com maior concentração do trabalho no dia 10, Dia Nacional da Vacinação Antipólio. A Secretaria Municipal da Saúde montou uma grande estrutura de trabalho, que inclui 22 postos médicos e 16 veículos, com seis deles na zona rural. “No dia 10, essa estrutura será reforçada, com o aumento do quadro de pessoal, que será de 520 pessoas, além de mais 24 postos extras que serão montados em associações de bairros, clubes de serviços, igrejas e outros locais”, adianta o secretário da Saúde de Ilhéus, Wagner Porto.
Nos períodos de 5 a 9 e de 11 a16, as crianças que comparecerem aos postos, além de ser imunizadas contra a paralisia infantil, vão receber as vacinas BCG, tetravalente, tríplice viral, contra hepatite B e contra febre amarela. “Essa estratégia da Vigilância Epidemiológica, já posta em prática antes, é inteligente, pois aproveita a oportunidade da presença da criança no posto e aplica as demais vacinas”, elogia o secretário. Mas no dia 10 os recursos disponíveis serão destinados, com exclusividade, à vacinação contra poliomielite, cujos índices de cobertura em Ilhéus têm ficado abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
A poliomielite (popularmente conhecida como paralisia infantil) é dada como erradicada nas Américas, incluindo o Brasil, desde 1989. No entanto, as autoridades sanitárias mantêm as campanhas de vacinação, para evitar que o vírus retorne, conforme explica o médico Wagner Porto: “o Brasil possui Certificado de Erradicação da Poliomielite, mas o vírus está ativo em outros lugares do mundo, como no continente africano, e poderá voltar ao país, aproveitando-se da entrada de passageiros em cidades como Ilhéus, que tem porto e aeroporto”.