INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Colo Colo disputa Baiano de Futsal

Pólo vai receber novas indústrias de informática

Valderico entrega unidade avançada de saúde no Vilela

Ilhéus representa Costa do Cacau no Salão de Turismo

Ilheenses têm até final do mês para quitar dívida sem multas

Campanha contra raiva atinge 90% de cobertura

Vacinação contra a pólio em Ilhéus começa na 2ª

Ilhéus conclui pagamento de bolsa-auxílio do Peti

Colo Colo disputa Baiano de Futsal

Dono do título antecipado do Baianão de Futebol, o Colo Colo também está fortalecendo a sua marca com a formação das equipes masculina e feminina de futsal. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, os dois times estão participando do campeonato estadual da modalidade. A estréia na competição estadual aconteceu no último domingo, fora dos seus domínios. Mas neste sábado (3), as duas equipes voltam à quadra para enfrentar Itapebi.
Os jogos serão disputados no ginásio municipal Herval Soledade. A primeira partida envolverá as equipes femininas de Ilhéus x Itapebi, às 19h. O confronto entre as seleções masculinas está marcado para as 20h, também no Herval Soledade. A estratégia do Colo Colo é não restringir-se apenas ao futebol e ampliar o raio de atuação no esporte. O clube de regatas é o representante da região cacaueira no certame interiorano de futsal.
Além do Colo Colo, o baiano de futsal reúne, ainda, outras 15 equipes de todas as regiões do estado, fora a região metropolitana. Na sua estréia no último domingo (28), o Tigre venceu a equipe de Eunápolis por 7 a 3 e, no masculino, perdeu por 5 a 3. O masculino de Eunápolis, lembram dirigentes do Tigre, é a segunda principal força do futsal baiano. O secretário municipal de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Newton Lima, diz que o futsal é uma das modalidades mais praticadas em Ilhéus e está sendo ainda mais fortalecida pela atual gestão.
Para a disputa da competição, o Colo Colo está recebendo ajuda do município para cobrir as despesas com transporte. “Com o nosso patrocínio, o Tigre chegou ao título do Campeonato Baiano e, agora, a intenção é fazer com que o futsal ilheense brilhe em todo o estado”, diz o secretário de Esporte e Cidadania. Newton Lima lembra que Ilhéus já foi considerada uma das principais praças esportivas do estado. “Mas perdeu essa posição por falta de apoio de ex-gestores, o que estamos mudando agora”.

Pólo vai receber novas indústrias de informática

O parque industrial do município de Ilhéus será ampliado com a chegada de mais seis novos empreendimentos da área de informática. As conversas estão em fase de conclusão com duas das empresas e os protocolos de intenções são discutidos junto à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM). Os nomes das empresas ainda não foram revelados por conta de disputas com outros estados. Uma das indústrias produzirá acessórios para redes sem fio e outra, microcomputadores, roteadores e fontes de alimentação chaveada.
O prefeito Valderico Reis disse que as negociações com o Governo do Estado sinalizam para a atração de empreendimentos nos mais diversos setores. O governo estadual também prevê a chegada de mais quatro projetos para o Pólo de Informática e que, segundo divulgado em caderno especializado do diário A Tarde, de Salvador, visam produzir microcomputadores, impressoras e notebooks no município.
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Libério Menezes, diz que a atração de empresas e a geração de emprego e renda são prioridades da gestão do prefeito Valderico Reis. Os novos empreendimentos são negociados diretamente pelo Governo do Estado, sendo que dois deles encontram-se, praticamente, finalizados. A vinda de novas indústrias é um reforço ao Pólo, que conta com 58 empresas nas áreas de informática e telecomunicações.
Empregos
O conjunto de empresas do Pólo de Informática movimentou mais de 1,4 bilhão de reais em 2004, gerando cerca de 1.200 empregos. A produção e diversificada e inclui desde computadores a placas-mãe, equipamentos de segurança, minicâmeras, monitores, gabinetes, decodificadores e cabos de comunicação, dentre outros. Mas o município, revela o secretário Libério Menezes, quer tornar-se um centro tecnológico.
Ao se tornar um centro produtor de tecnologia, Libério diz que Ilhéus passaria da fase da montagem de equipamentos para a produção de softwares e promoção da qualidade em tecnologia da informação (TI). O prefeito disse que a vinda de novas empresas é fruto de uma aliança de resultados firmada com o governador Paulo Souto, o senador Antônio Carlos Magalhães e o deputado federal ACM Neto.

Valderico entrega unidade avançada de saúde no Vilela

O bairro Teotônio Vilela acaba de ganhar um posto avançado de saúde que funcionará em tempo integral. A unidade, dotada de consultórios médicos, salas de emergência e de observação, além de espaço destinado a pequenas cirurgias e repouso médico, foi entregue à população no início da noite de ontem (1º), pelo prefeito Valderico Reis. O bairro, localizado na zona oeste da cidade, é um dos mais populosos e carentes do município.
Durante a solenidade de inauguração do posto, o prefeito Valderico Reis destacou a importância da unidade de saúde para os moradores do Vilela. Ele anunciou a intenção de construir mais quatro postos em outros locais da cidade, com capacidade e qualidade de atendimento semelhantes ao que estava sendo entregue à comunidade do Teotônio Vilela.
Entendendo que através daquela unidade de referência será possível acabar definitivamente com a fila de espera, o prefeito foi enfático ao dizer que estava cumprindo uma promessa e atendia a uma das principais reivindicações dos moradores. Segundo Valderico, a unidade representa o primeiro passo para a construção de um mini-hospital no local.
Já o coordenador-médico da unidade do Teotônio Vilela, Joaquim Sampaio, afirma que a unidade se constitui numa grande conquista da comunidade, tendo em vista os diversos problemas de saúde enfrentados por ela. Lembrou do empenho do prefeito para concretizar o projeto e garantiu que agora “a população do Teotônio Vilela passa a receber atendimento médico de primeira qualidade”.
O secretário de Transporte e Trânsito, Rodolfo Macedo, uma das lideranças do bairro, destacou o trabalho que o prefeito vem realizando para beneficiar o Vilela. Disse que representava a concretização da promessa do prefeito, “o sonho realizado de uma comunidade muito carente e a certeza de mais um dever cumprido”. Além de Rodolfo e de ampla participação popular, estiveram na solenidade secretários municipais e o líder do governo na Câmara, vereador Gilmar Sodré.
Estrutura
A unidade avançada de saúde do Teotônio Vilela funcionará com três médicos, três técnicos de enfermagem, uma enfermeira e dois recepcionistas, em cada turno. O paciente que necessitar de observação deverá ficar, no máximo, 12 horas no posto e depois será encaminhado para outra unidade com mais recursos, se for o caso. As instalações possuem uma sala de pequenas cirurgias (sala de sutura), sala de repouso médico, sala de emergência, sala de observação infantil e de adulto, expurgo e recepção ampla.

Ilhéus representa Costa do Cacau no Salão de Turismo

Ilhéus foi eleita a representante de toda a Costa do Cacau no Salão Nacional de Turismo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até a próxima terça (6). O município está apresentando todas as suas potencialidades no evento, que reúne representantes de diversas regiões turísticas do país.
A decisão de Ilhéus representar a Costa do Cacau no evento foi tomada durante uma das etapas do Programa de Regionalização e Roteirização de Turismo, realizado em parceria entre o Ministério do Turismo e a Bahiatursa. A decisão foi por consenso e tomada pelos secretários de Turismo, agentes de viagens de receptivos, hoteleiros e estudantes de cursos de Turismo de faculdades regionais.
A Costa do Cacau, com sua preservada Mata Atlântica e centenas de quilômetros de praias belíssimas, será representada por uma equipe da Setur, liderada pelo secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, que já está em São Paulo. Os roteiros regionais que serão apresentados durante o evento abrangem os municípios de Ilhéus, Itacaré, Una, Canavieiras, Santa Luzia e Uruçuca.
Ilhéus mostrará seus atrativos em folheteria, expondo as suas belezas naturais, históricas e seu patrimônio arquitetônico. A cidade ainda será interlocutora da Costa do Cacau no evento. O objetivo do Salão de Turismo é apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos brasileiros, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los para serem vendidos no mercado nacional e internacional.
Para atingir o objetivo, o governo federal, através do Ministério do Turismo, conta com o trabalho conjunto das secretarias estaduais das 27 unidades da Federação, entidades importantes do setor, empresários da área turística, Sebrae e Senac. No Salão Nacional de Turismo haverá rodadas de negociações com empresários para atrair turistas ao destino Costa do Cacau. Segundo o secretário de Turismo, Hermano Fahning, a região tem tudo para fazer sucesso durante o Salão. “A Costa do Cacau tem roteiros diferenciados, ao sul e ao norte, que precisam ser integrados”, afirmou.
Com todas as suas atrações, Ilhéus tem visto crescer o fluxo de visitação turística, com a conseqüente ampliação de sua infra-estrutura receptiva, hoje composta por extensa rede de hotéis e pousadas, bares e restaurantes, comércio e artesanato e inúmeros serviços para atender aos turistas. Seu aeroporto, com vôos regulares para o sul do país, e o porto, por onde chegam grandes transatlânticos estrangeiros, têm facilitado esse processo.
Roteiros mais baratos
Uma grande novidade do Salão Nacional do Turismo nesse ano é o lançamento do programa Vai Brasil, que promete descontos de 30% a 60% na venda de roteiros, produtos e serviços turísticos para todo o Brasil. Com este programa, é esperado um acréscimo de, no mínimo, 10% na venda dos roteiros turísticos na alta estação.

Ilheenses têm até final do mês para quitar dívida sem multas

O contribuinte ilheense terá até o dia 30 de junho para quitar dívidas tributárias com o município sem a cobrança de juros e multas. O prazo foi prorrogado em abril, como forma de beneficiar o maior número possível de contribuintes e reduzir a inadimplência com a dívida ativa do município. Os descontos valem para as dívidas relativas aos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A campanha de incentivo está baseada na lei municipal 3.219/2006, aprovada pela Câmara Municipal.
O pagamento pode ser feito em cota única ou parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não tenha valor inferior a R$ 30, no caso de pessoa física, e R$ 100 para pessoa jurídica. Após o novo prazo estipulado pelo município, os contribuintes não terão mais direito ao desconto integral sobre o valor das multas e juros, podendo, ainda, efetuar o pagamento com 50% de abatimento.
A secretária de Finanças, Alexandra Gonçalves, explica que o benefício vale para contribuintes com débitos vencidos até dezembro do ano passado. “Estando em dia com o município, os contribuintes ficam livres para efetuar qualquer tipo de negócio, pois não haverá nenhum impedimento”, disse. O atendimento aos contribuintes está sendo feito no setor de Protocolo da Prefeitura de Ilhéus, no térreo do anexo do Palácio Paranaguá, de 2ª à 6ª feira, das 12h às 18h.
Depois de dar entrada no pedido de renegociação de tributos, é feita uma análise e, com sua aprovação, o contribuinte ganha cinco dias para efetuar o pagamento da dívida (caso de cota única) ou da primeira parcela. “É importante que o contribuinte não perca os prazos e a chance de ficar em dia em condições amplamente favoráveis”, assinala a secretária. Ela explica que “o atraso de mais de duas parcelas consecutivas ou cinco alternadas pode provocar o cancelamento do benefício”.

Campanha contra raiva atinge 90% de cobertura

Apesar de ainda não ter encerrado o prazo para a vacinação anti-rábica, a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus já contabiliza o recorde de cobertura de 90%, enquanto nos últimos anos a média de vacinação era de apenas 20%. A campanha permanece até o dia 8 de junho em todas as zonas do município, abrangendo os distritos e povoados.
No total, existem 20.153 cães na zona urbana de Ilhéus, dos quais 18.138 já foram vacinados. Quatro equipes da Vigilância Epidemiológica estão fazendo visitas aos distritos para concluir a vacinação. Segundo o secretário municipal de Saúde, Wagner Porto, Ilhéus finalmente conseguiu sair da zona de risco de raiva humana, pois atingiu recorde nesta campanha.
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, afirmou que Ilhéus tem se destacado junto ao Ministério da Saúde, graças aos altos índices atingidos em todas as suas campanhas. A vacinação de idosos contra a gripe também atingiu nesse ano cobertura de 81,6%, ultrapassando a meta de 70% estipulada pelo Ministério.
A diretora credita todo o êxito das campanhas ao apoio incondicional do prefeito Valderico Reis, que tem disponibilizado toda a estrutura necessária para facilitar o trabalho dos agentes de saúde. Ela ressalta que a vacina continua disponível em todos os postos de saúde do município até o término da campanha.

Vacinação contra a pólio em Ilhéus começa na 2ª

A partir da próxima segunda-feira (5), os pais ou responsáveis por crianças de até cinco anos devem levar seus filhos ao posto de saúde mais próximo para que sejam vacinados contra a paralisia infantil (poliomielite). O horário de atendimento é das 7h às 17h. A Prefeitura de Ilhéus tem como meta vacinar 21.800 crianças até o dia 16 de junho, quando encerra a campanha.
As estratégias estão sendo definidas pelo Departamento de Vigilância à Saúde. A campanha envolverá cerca de 520 profissionais no trabalho de vacinação nas zonas rural e urbana da cidade. A campanha também vai garantir a imunização da criança contra outros tipos de doenças, como hepatite B, tuberculose, difteria, coqueluche e tétano. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, recomenda aos pais que compareçam aos locais de vacinação munidos da carteirinha que indica as doses que a criança já tomou.
As ações da campanha serão reforçadas no Dia Nacional de Vacinação Contra a Pólio (10 de junho), quando o município instalará vários postos nas zonas rural e urbana. Ao todo, serão 46 postos de saúde e um grande número de voluntários trabalhando para garantir o sucesso da campanha. A diretora explica que os pais devem estar atentos para não deixar de levar suas crianças para receber a dose da vacina, pois “a paralisia infantil deixa marcas irreversíveis e pode até levar à morte”.

Ilhéus conclui pagamento de bolsa-auxílio do Peti

Ilhéus concluiu ontem (quinta-feira, 1º) o repasse de bolsas-auxílio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), iniciativa social que beneficia dois mil adolescentes e crianças da faixa etária de 6 a 15 anos. Ontem foram pagas as bolsas de R$ 25,00 dos atendidos nos núcleos dos bairros Salobrinho e Teotônio Vilela. De acordo com a coordenadora municipal do Peti, Syssis Oliveira, na próxima semana serão repassados os benefícios aos residentes em vila do Serrado e Pimenteira, localidades mais afastadas do município.
De acordo com a coordenadora, a Prefeitura de Ilhéus moralizou o programa e, agora, atende efetivamente às duas mil crianças e adolescentes. “A cidade correu o risco de perder o Peti porque os ex-gestores não fizeram prestação de contas dos recursos enviados pelo Governo Federal para o município nos anos de 2003 e 2004 e, ainda, somente atendia a 1.600 beneficiários”. Ela lembra que até hoje não foi justificado o paradeiro dos recursos das outras quatrocentas bolsas restantes.
Em dia
Esta semana, o município fez o repasse das bolsas referentes ao mês de abril. “Nós fazemos os repasses dos recursos para as famílias tão logo o governo deposita a verba na conta do município”, explica Syssis. Além de receber o auxílio mensal de R$ 25,00, as crianças e adolescentes cadastradas no programa participam de jornada no turno oposto ao que estudam.
Syssis também informa que os beneficiários do Peti são aqueles que vivem em situação de risco social e pessoal, residentes em áreas carentes do município. Na jornada ampliada, as crianças e adolescentes participam de atividades lúdicas, de formação para a cidadania e de reforço escolar, além de receber refeição. “Este programa é uma cruzada contra o trabalho infantil e, diferente de tempos anteriores, tem todas as suas bolsas direcionadas a quem precisa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *