Governo libera recursos para o Parque da Boa Esperança
Transporte escolar terá nova vistoria em Ilhéus
Continuidade de projetos é prioridade para o turismo
Nesta segunda-feira (6) acontece mais uma edição da nova versão do “Música na Praça”, projeto promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A proposta da iniciativa consiste em oferecer música de qualidade para a população e os turistas que visitam a cidade nesta época do ano. O grupo musical Showrinho e Brasil vai se encarregar de animar o público que for ao Largo Cultural, situado em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.
O espetáculo está previsto para começar às 12 horas, com duas horas de duração. O projeto se constitui em uma ótima oportunidade para o público aproveitar o intervalo do almoço e ouvir som de óitmo qualidade. Difundir o estilo chorinho é um dos objetivos do projeto e a iniciativa se repete toda semana, no mesmo horário e local.
A primeira edição do Projeto Música na Praça aconteceu há três meses e a versão atual, ao meio-dia, começou no inicio do mês passado. Segundo o músico do Sworinho e Brasil, Adroaldo Angus, desde que estreou em novo horário, o projeto tem atraído um grande número de pessoas ao largo cultural.
A identidade do projeto se confunde com o estilo executado pelo grupo musical. Nos espetáculos promovidos pelo “Música na Praça”, os componentes do Showrinho e Brasil executam composições de Valdir Azevedo, a exemplo do clássico “Brasileirinho”, e de Jacob do Bandolim. Quem for assistir aos shows, que são gratuitos, pode apreciar ainda composições de Paulinho de Viola, Pixinguinha e Nilse Carvalho.
O Showrinho e Brasil se consolidou como grupo de chorinho logo depois de estrear no Projeto Música na Praça. Antes, os componentes se reuniam para tocar por lazer e porque se identificavam muito com o estilo musical. Do grupo revelação da música em Ilhéus e região, fazem parte Adroaldo Augus (Cavaquinho-centro), Tanajura (Cavaquinho-solo), Agenor Menezes (violão) e Ruy Reis (percussão).
Governo libera recursos para o Parque da Boa Esperança
O Parque Municipal Mata da Boa Esperança, em Ilhéus, ainda este ano vai receber do Ministério do Meio Ambiente (MMA) um investimento da ordem de R$ 140 mil. Os recursos serão repassados pelo Projeto Corredores Ecológicos, do Governo Federal. A liberação foi anunciada pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, durante a Semana da Mata Atlântica, sediada em Ilhéus.
O Parque, localizado na área urbana de Ilhéus, possui cerca de 500 hectares de Mata Atlântica primitiva. Um lugar paradisíaco e de riqueza natural incomparável, tem tudo para se tornar um importante atrativo turístico, especialmente dedicado à visitação ecológica e de aventura. A extensão da mata é preservada em quase sua totalidade, com alta biodiversidade e dez quilômetros de rios, todos com nascentes na própria mata.
A idéia é de que o parque sirva como uma importante área de lazer, não só para o turista, mas também para os próprios ilheenses. No local, a poucos quilômetros do centro da cidade, após percorrer uma trilha de 1,5 quilômetro, o visitante encontra rios e cachoeiras, além de observar a coexistência de três ecossistemas diferentes em pequenos espaços: floresta, mangue e vegetação de brejo.
O prefeito Valderico Reis ficou muito satisfeito com a notícia da liberação do recurso necessário às intervenções no parque. “Estamos falando de um lugar muito abençoado, que pode ser explorado como produto turístico, desde que ofereça a infra-estrutura necessária, garantindo a sua preservação”, considerou. A mata é considerada uma unidade de conservação, o que assegura que seus recursos naturais sejam preservados.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também informou durante o evento que os estudos para criação e ampliação de unidades de conservação na região sul da Bahia estão sendo feitos com a participação do Governo do Estado, da sociedade civil, pesquisadores e técnicos, para depois passar por consulta pública. “Esse processo deu certo no Paraná, em Santa Catarina, está dando certo na Amazônia, e na Bahia não vai ser diferente”, afirmou. Ela diz que a criação de unidades de conservação em biomas que estão ameaçados é uma prioridade do Governo Federal. Entretanto, “este processo deve ser amplo e participativo”.
Corredor da Mata Atlântica
O Sul da Bahia integra o Corredor Central da Mata Atlântica, do projeto Corredores Ecológicos. O trecho terrestre total abrangido pelo corredor corresponde a uma área de 8,5 milhões de hectares que vem sofrendo crescente desmatamento devido ao declínio da atividade cacaueira, a expansão da cafeicultura e das atividades turísticas e imobiliárias. Cerca de 95% do corredor sobrepõe-se a propriedades particulares de 163 municípios. Nessas localidades, serão estimuladas iniciativas do setor privado e não-governamental que promovam o desenvolvimento sustentável por meio da agrossilvicultura, do ecoturismo, do aumento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e de incentivos às Reservas Legais e às Áreas de Preservação Permanente.
Transporte escolar terá nova vistoria em Ilhéus
Os 58 veículos que fazem o transporte escolar em Ilhéus deverão passar pelo processo de vistoria nos próximos dias. O prazo para que os proprietários dos veículos dêem entrada no protocolo de renovação de alvará é de 5 a 9 de junho. A vistoria será realizada no Parque de Operações, entre os dias 12 e 19 de junho, sempre das 9h às 12h e das 14 às 18h, de acordo com a ordem de chegada.
Esta é a segunda vistoria do ano, conforme determinação do Código de Trânsito, que prevê a realização sempre para o período das férias escolares. Durante o processo, são vistoriados todos os itens de segurança, como extintor de incêndio, cinto de segurança para motorista e passageiros, estado de conservação do veículo, dos pneus, e outros itens impostos pelas normas legislativas.
Uma série de regras e exigências deve ser cumprida para que os veículos possam obter autorização para transitar com alunos das escolas ilheenses. “No caso do transporte escolar, esses passageiros precisam de cuidados redobrados, afinal são crianças”, explicou o secretário municipal de Transporte e Trânsito (Setrans), Rodolfo Macedo.
Para ser habilitado ao uso escolar, o veículo deve trazer na lateral a faixa escrita “Escolar” conforme especificações do Detran; disponibilizar de nove a 15 lugares, excetuando o motorista, ter cintos de segurança para cada passageiro, lanternas superiores na parte externa do veículo e possuir um tacógrafo (aparelho que registra a velocidade do veículo) regularizado; além de estar com extintor de incêndio, pneus e freios em boas condições ou dentro da validade. “Em caso de o veículo ser do tipo Kombi, ele deve ter instalado uma grade tubular na traseira, separando os bancos do motor, para segurança das crianças”, explicou o diretor de Trânsito da Setrans, Rafael Neto.
Os documentos necessários para a abertura do processo são: alvará, cartão de identificação, antecedentes criminais e cópia do documento do veículo. Para que possam concluir o processo de renovação de alvará, os documentos de porte obrigatório exigidos são: licença para viagem especial, lista de passageiros com nome completo também dos responsáveis e certificado de vistoria do veículo. O secretário Rodolfo Macêdo ressalta que “todos devem renovar seu alvará, para evitar multas e para não ter o veículo apreendido”.
Continuidade de projetos é prioridade para o turismo
O novo secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, assumiu o cargo nesta quinta-feira (1º) elegendo como principais prioridades a continuidade dos projetos já em desenvolvimento, a parceria com o trade e a valorização do Conselho Municipal de Turismo. Fahning substitui Raymundo Mazzei, que deixa o cargo após receber convite do governo angolano para desenvolver projetos na área de jornalismo e cultura naquele País. Considerado por Mazzei como o seu braço direito na secretaria, Hermano Fahning já trabalhava na Setur como assessor administrativo, criando projetos e desenvolvendo estratégias de divulgação do destino Ilhéus no Brasil.
O prefeito Valderico Reis acatou a sugestão de Mazzei, nomeando Hermano para o cargo. Valderico elogiou o ex-secretário pelas ações que resultaram numa maior atração de turistas ao município em pouco mais de um ano de governo e disse que Hermano se habilita ao cargo pelas suas qualidades, reconhecidas pelo trade e por “um grande secretário de Turismo que foi Raymundo Mazzei”.
O prefeito já deu posse a Hermano, que viajou nesta quinta-feira para São Paulo, onde participa da segunda edição do Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, representando Ilhéus e os municípios membros da Costa do Cacau. O Salão é o mais importante evento de turismo do Brasil. Além de trabalhar desde o início do atual governo como assessor direto de Mazzei na Setur e representar o município em eventos nacionais, Hermano Fahning é formado em engenharia civil na Ucsal. Ele tem pós-graduações em gestão de negócios e em marketing, feitas em Toronto, no Canadá, além de especialização em gestão pública.
Segundo Mazzei, Fahning é a pessoa mais indicada para o cargo pela competência e para dar continuidade às ações em desenvolvimento. Para o ex-secretário, uma outra pessoa poderia comprometer o andamento dos projetos. Entre estes projetos prioritários, o novo titular da Setur elegeu a formatação dos destinos Lagoa Encantada e Rio de Engenho, revitalização da área portuária do município, reurbanização da avenida Soares Lopes, construção da Vila Olímpica, conclusão do quarteirão Jorge Amado e construção da ponte Ilhéus-Pontal.
Hermano diz que estes projetos são prioritários e foram referendados pelo fórum estadual de turismo. “Vamos trabalhar na captação de recursos junto ao Ministério do Turismo e a outras fontes financiadoras”. Hermano elege estas ações como imprescindíveis para o desenvolvimento do setor e fomento da indústria turística. O prefeito Valderico Reis disse que o seu governo trabalhará para que o turismo não seja apenas promessa, como o foi em governos passados, mas uma realidade.
“Com Mazzei, o governo trabalhou a divulgação de Ilhéus, a atração de investimentos na área de turismo e a parceria com o trade”, disse. O prefeito lembrou da capacidade do município, das suas belezas naturais e de investimentos já garantidos na área de turismo por dois grupos portugueses, o WonderTur e o Alpha. Os dois grupos portugueses vão investir na construção de hotéis e resorts na região norte do município.
Mazzei
Na carta em que anuncia a sua ida para Angola, Mazzei agradece ao apoio recebido para o desenvolvimento dos trabalhos, diz que adotou Ilhéus como a sua casa. “Aqui fui muito bem recebido pelo governo, pelo trade”, ressalta. O prefeito Valderico Reis ressaltou a contribuição do ex-secretário para o desenvolvimento de projetos importantes e que resultaram no aumento em quase 50% do número de transatlânticos para Ilhéus, crescimento do fluxo de turistas via aeroporto local e crescimento de 15% do número de visitantes no último verão, segundo atesta o órgão estadual de turismo Bahiatursa.