Vereadores abrem congresso discutindo sobre cacau

O 40º Congresso Brasileiro de Vereadores foi aberto na manhã de ontem (24), no Centro de Convenções de Ilhéus com a presença de muitos políticos da Bahia e do Brasil. A crise da lavoura cacaueira dominou os discursos e alguns membros de sindicatos rurais estiveram presentes para pedir o apoio da classe política para a recuperação da cultura cacaueira.
Os representantes dos cacauicultores pediram que o governo federal busque uma solução definitiva para os problemas do cacau. Eles querem a exclusão do nome dos produtores da dívida ativa da União e incentivos para a recuperação da lavoura. Os cacuicultores aproveitaram a oportunidade para convidar a todos para participar do “Grito do Cacau”, que irá acontecer no Dia Internacional do Cacau, comemorado em 04 de junho, quando será realizado um grande ato na cidade de Camacan.
O deputado federal Josias Gomes (PT) afirmou que a crise do cacau empobreceu a região e que é preciso buscar uma solução rapidamente para o problema. “Esta é uma das mais importantes culturas agrícolas do país e, ainda, grande responsável pela manutenção de grande parte da biodiversidade da Mata Atlântica”, salientou o deputado.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Raymundo Veloso, se mostrou solidário com a causa do cacau, defendendo a anistia das dívidas dos produtores. Ele aproveitou ainda para saudar os participantes do congresso e convidou os parlamentares para desfrutar das belezas de Ilhéus, fazendo um discurso em prol do turismo regional.
Já o presidente da União do Vereadores do Brasil, Joabs Ribeiro, responsável pela organização do evento, abordou a questão da cacauicultura afirmando que a região precisa eleger representantes comprometidos com o cacau para que possam lutar com afinco pelos problemas da lavoura. Ele defendeu ainda o municipalismo com uma maior autonomia dos municípios, onde eles tenham melhor participação na distribuição do bolo tributário, propondo uma reforma tributária mais justa para os municípios.
Ao final do Congresso será elaborado a “Carta de Ilhéus”, onde conterá as conclusões das discussões durante todo o congresso propondo alternativas viáveis. Esta carta de propostas será encaminhada a todos os parlamentares municipais e federais para que sejam tomadas medidas efetivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *