O Contador de Histórias Grapiúnas

À luz de candeeiros, como num ritual, o Contador guia o público num labirinto de Histórias da região Grapiúna.

“O Contador de Histórias Grapiúnas” é um espetáculo que renova nossa crença no imaginário popular. Uma reprodução daquelas conversas à boca da noite, ao redor da fogueira, em que nossos avós expunham seus modos de ver a vida e se relacionar com ela. Mitos, lendas e o quotidiano do povo que construiu a civilização do cacau são apresentados a partir de contos, poemas, crônicas e depoimentos dos mais representativos escritores baianos como: Sosígenes Costa, Jorge Amado, Cyro de Mattos, Adonias Filho, Hélio Pólvora, Valdelice Pinheiro, Ramon Vane e Euclides Neto.

A necessidade de retomar o contexto histórico e cultural da região do cacau, reconstituindo no presente, de forma lúdica, a vivência que permeava o cotidiano do povo grapiúna, faz do espetáculo “O Contador de Histórias Grapiúnas” um registro definitivo para as gerações futuras, registro poético, lúdico e provocador. O espetáculo ainda permite a popularização da obra de grandes nomes da literatura baiana, além de mostrar, através da ficção, traços da história regional.

Com José Delmo e José Antônio na Percussão, a montagem do Teatro Popular de Ilhéus de “O Contador de Histórias Grapiúnas” já esteve em cartaz nos palcos de toda a região e Salvador. Direção de Romualdo Lisboa. O espetáculo acontece nos dias 26 e 27 (sexta e sábado) às 20 horas, na Casa dos Artistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *